As campeãs do prêmio Folha Top of Mind 2019 foram anunciadas na noite desta terça (29), em evento para convidados no Tom Brasil, zona sul de São Paulo.
Durante a cerimônia, executivos das marcas vencedoras destacaram a importância da pesquisa, de abrangência nacional e realizada pelo Datafolha há 29 anos.
Campanhas marcantes e disruptivas, inovação e muito trabalho: esses foram os elementos-chave mais citados pelos gestores de marca para se tornar —ou se manter— Top of Mind.
"Omo é uma marca gigante, de muito alcance no Brasil. Procuramos trazer a cultura popular brasileira para a comunicação, na música, na linguagem, na escolha dos influenciadores —e colocamos o conteúdo na voz do consumidor, que é o expert falando", disse Giovanna Gomes, diretora de marketing da Omo.
O lavador de roupas da Unilever venceu, isolado, o Top do Top, consagrando-se a mais lembrada pelos brasileiros na 29ª edição do estudo. E subiu ao topo do pódio na nova categoria especial Top Confiança, ao lado da Samsung.
Com cinco troféus —Tops Performance, Inovação, Confiança, Aparelho de TV e Smartphone & Tablet—, a fabricante sul-coreana foi outro destaque desta edição da pesquisa.
“Inovação é o core business da empresa, mas, há dois anos, o foco da companhia voltou-se ao pós-venda e à satisfação do cliente”, comentou Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing de dispositivos móveis da Samsung Brasil. “Pelo sexto ano consecutivo, estamos ganhando prêmios, mas receber o troféu de Confiança é fantástico", comemorou.
Na liderança isolada entre os bancos desde 1992, o Banco do Brasil celebrou sua 28ª conquista. "É uma honra receber esse prêmio em nome de quase 93 mil funcionários", disse Paula Sayão, gerente executiva de marketing e comunicação.
Ela destacou ainda as plataformas de cultura e esportes apoiadas pela instituição. "Os centros culturais estão completando 30 anos e, além do vôlei, estamos patrocinando o eSports."
Entre julho e agosto, o Datafolha entrevistou 6.618 brasileiros em 197 municípios de todas as regiões do país. Os resultados apontam as marcas mais lembradas em 64 categorias de produtos e serviços.
Loraine Ricino, diretora de marketing da Gol, era só sorrisos: a marca chegou ao tricampeonato na categoria Companhia Aérea e ao bi em voo solo na liderança.
"É a consolidação do propósito 'Ser a primeira para todos'. É mais uma demonstração de que estamos no caminho certo, tocando o coração dos clientes", afirmou.
Representantes do setor automotivo também participaram da festa. A Fiat, que divide a vitória no Top Carro com a Volkswagen, lançou campanha inovadora na novela “A Dona do Pedaço”, estrelada pela personagem Vivi Guedes, uma influenciadora digital vivida por Paolla Oliveira.
"Ninguém sabia o que era novela e o que era comercial. Foi muito disruptivo", recordou Denis Onishi, gerente de mídia da montadora. "O Top of Mind é uma pesquisa muito grande, que reflete a opinião dos brasileiros. Ficamos muito contentes."
Estreante na pesquisa que é considerada o maior estudo de lembrança de marcas do país, Bic atingiu o maior índice percentual entre todas as vencedoras: 83%.
"É uma honra ter a categoria Caneta pela primeira vez no prêmio e Bic ser reconhecida pelo consumidor. A marca, que é francesa, completou 75 anos nesta semana. O troféu coroa este momento global", disse o diretor de marketing no Brasil, Rodrigo Iasi.
No ano em que comemora três décadas, o Extra, que pertence ao GPA (Grupo Pão de Açúcar), venceu o Top Supermercado pela 13ª vez consecutiva, dividindo a ponta com o Carrefour.
"É um verdadeiro orgulho, uma honra e uma festa essa conquista. Somos multicanal, omnichannel e, desde 2018, estamos investindo em um novo formato de supermercado, o Mercado Extra. Vamos terminar o ano com cem lojas nesse formato", contou Christiane Cruz, diretora de marketing da varejista.
Waldir Beira Júnior, presidente e sócio da Ypê, Top Meio Ambiente pela 13ª edição consecutiva, afirmou que sustentabilidade é a pegada da empresa desde sua fundação. Em 2020, a marca completará 70 anos.
"Não sabemos ser de outro jeito, e o consumidor percebe. O prêmio de sustentabilidade coroa a marca. Recebemos com grande satisfação esse feedback do consumidor", comentou.
O prêmio Folha Top of Mind “reflete em negócios para dentro das companhias e para fora, junto aos consumidores”, avaliou Dudu Godoy, presidente do Conselho Superior da ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios).
“Primeiro, porque mostra aos colaboradores que eles estão no caminho certo. E segundo, para dizer aos consumidores que continuem acreditando na marca”, explicou o publicitário.
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