Executivos das marcas mais lembradas do país celebram conquista

Prêmio Folha Top of Mind chega à 29ª edição com festa em São Paulo

Andrea Martins
São Paulo

As campeãs do prêmio Folha Top of Mind 2019 foram anunciadas na noite desta terça (29), em evento para convidados no Tom Brasil, zona sul de São Paulo.

Durante a cerimônia, executivos das marcas vencedoras destacaram a importância da pesquisa, de abrangência nacional e realizada pelo Datafolha há 29 anos

Campanhas marcantes e disruptivas, inovação e muito trabalho: esses foram os elementos-chave mais citados pelos gestores de marca para se tornar —ou se manter— Top of Mind. 

"Omo é uma marca gigante, de muito alcance no Brasil. Procuramos trazer a cultura popular brasileira para a comunicação, na música, na linguagem, na escolha dos influenciadores —e colocamos o conteúdo na voz do consumidor, que é o expert falando", disse Giovanna Gomes, diretora de marketing da Omo. 

O lavador de roupas da Unilever venceu, isolado, o Top do Top, consagrando-se a mais lembrada pelos brasileiros na 29ª edição do estudo. E subiu ao topo do pódio na nova categoria especial Top Confiança, ao lado da Samsung. 

Com cinco troféus —Tops Performance, Inovação, Confiança, Aparelho de TV e Smartphone & Tablet—, a fabricante sul-coreana foi outro destaque desta edição da pesquisa. 

“Inovação é o core business da empresa, mas, há dois anos, o foco da companhia voltou-se ao pós-venda e à satisfação do cliente”, comentou Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing de dispositivos móveis da Samsung Brasil. “Pelo sexto ano consecutivo, estamos ganhando prêmios, mas receber o troféu de Confiança é fantástico", comemorou.

Na liderança isolada entre os bancos desde 1992, o Banco do Brasil celebrou sua 28ª conquista. "É uma honra receber esse prêmio em nome de quase 93 mil funcionários", disse Paula Sayão, gerente executiva de marketing e comunicação. 

Ela destacou ainda as plataformas de cultura e esportes apoiadas pela instituição. "Os centros culturais estão completando 30 anos e, além do vôlei, estamos patrocinando o eSports."

Entre julho e agosto, o Datafolha entrevistou 6.618 brasileiros em 197 municípios de todas as regiões do país. Os resultados apontam as marcas mais lembradas em 64 categorias de produtos e serviços.

Loraine Ricino, diretora de marketing da Gol, era só sorrisos: a marca chegou ao tricampeonato na categoria Companhia Aérea e ao bi em voo solo na liderança.

"É a consolidação do propósito 'Ser a primeira para todos'. É mais uma demonstração de que estamos no caminho certo, tocando o coração dos clientes", afirmou. 

Representantes do setor automotivo também participaram da festa. A Fiat, que divide a vitória no Top Carro com a Volkswagen, lançou campanha inovadora na novela “A Dona do Pedaço”, estrelada pela personagem Vivi Guedes, uma influenciadora digital vivida por Paolla Oliveira. 

"Ninguém sabia o que era novela e o que era comercial. Foi muito disruptivo", recordou Denis Onishi, gerente de mídia da montadora. "O Top of Mind é uma pesquisa muito grande, que reflete a opinião dos brasileiros. Ficamos muito contentes."

Estreante na pesquisa que é considerada o maior estudo de lembrança de marcas do país, Bic atingiu o maior índice percentual entre todas as vencedoras: 83%. 

"É uma honra ter a categoria Caneta pela primeira vez no prêmio e Bic ser reconhecida pelo consumidor. A marca, que é francesa, completou 75 anos nesta semana. O troféu coroa este momento global", disse o diretor de marketing no Brasil, Rodrigo Iasi.

No ano em que comemora três décadas, o Extra, que pertence ao GPA (Grupo Pão de Açúcar), venceu o Top Supermercado pela 13ª vez consecutiva, dividindo a ponta com o Carrefour.

"É um verdadeiro orgulho, uma honra e uma festa essa conquista. Somos multicanal, omnichannel e, desde 2018, estamos investindo em um novo formato de supermercado, o Mercado Extra. Vamos terminar o ano com cem lojas nesse formato", contou Christiane Cruz, diretora de marketing da varejista. 

Waldir Beira Júnior, presidente e sócio da Ypê, Top Meio Ambiente pela 13ª edição consecutiva, afirmou que sustentabilidade é a pegada da empresa desde sua fundação. Em 2020, a marca completará 70 anos.

"Não sabemos ser de outro jeito, e o consumidor percebe. O prêmio de sustentabilidade coroa a marca. Recebemos com grande satisfação esse feedback do consumidor", comentou.

O prêmio Folha Top of Mind “reflete em negócios para dentro das companhias e para fora, junto aos consumidores”, avaliou Dudu Godoy, presidente do Conselho Superior da ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios).

“Primeiro, porque mostra aos colaboradores que eles estão no caminho certo. E segundo, para dizer aos consumidores que continuem acreditando na marca”, explicou o publicitário.

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