Mulheres colocam Risqué no topo e homens dão 11ª vitória à Pirelli

Marca de esmaltes do grupo Coty vence pela quinta vez o Top Feminino e fabricante de pneus é novamente Top Masculino

Fernanda Bottoni
São Paulo

“Eu sou essa Coca-Cola toda” e “Última Coca-Cola do deserto” são alguns tons da coleção Risqué Coca-Cola, lançada com o objetivo de celebrar a felicidade. Vencedora do Top Feminino pelo quinto ano consecutivo, a marca do grupo Coty, líder em esmaltes no Brasil, apresentou a novidade em campanha digital que trouxe influencers como a cantora Luisa Sonza, a bailarina Fabiana Ikehara e a patinadora Camila Guerra.

Seu primeiro esmalte, Rosa Alvorada, chegou ao mercado em 1960. Hoje, Risqué é dona da maior fanpage de marca da categoria no mundo, com 7,3 milhões de likes.

“A prioridade é estar em contato com os consumidores ao longo de todos os dias do ano”, diz Regiane Bueno, diretora de marketing da divisão de consumo da Coty. 

 

No Top Masculino, a Pirelli lidera pelo 11º ano seguido. Thais Ischiara, gerente de marketing da empresa na América do Sul, associa o resultado à estratégia de focar em produtos de alto valor agregado, com níveis máximos de desempenho e segurança, além de anos de trabalho com as principais montadoras do segmento “prestige” —Bugatti, McLaren, Pagani, Ferrari. 

Eventos que proporcionam experiências ao consumidor são um dos principais pilares da comunicação da marca. “Só neste ano, já participamos do Festival Duas Rodas, do Motorgrid e do Dream Route”, conta a executiva. 

Outro é a participação no esporte a motor, em categorias nacionais, como a Stock Car, e globais, como o Mundial de Superbike e a Fórmula 1. 

Para o professor da ESPM-SP Fábio Mariano Borges, o fato de Risqué e Pirelli serem campeãs nessas categorias mostra como a sociedade brasileira é conservadora na construção social dos gêneros masculino e feminino. 

“Isso significa que ainda existem determinadas funções que caracterizam e identificam quem é homem e quem é mulher”, analisa ele.

Os vencedores em questão saem da comparação entre o percentual registrado pelas marcas entre as mulheres e os homens e o total da amostra do levantamento do Instituto Datafolha. 

Risqué, citada por 28% dos brasileiros, atingiu 40% de lembrança entre elas —um salto de 12 pontos. Pirelli, por sua vez, obteve 43% das menções gerais e 56% no segmento masculino, alcançando 13 
pontos acima da média.

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