Nenhuma outra marca brilhou mais que a Samsung na última edição da Folha Top of Mind. A fabricante sul-coreana conquistou cinco prêmios (Performance, Inovação, Confiança, Smartphone e Tablet e Aparelho de TV) na pesquisa Datafolha, que revela as marcas mais lembradas do país.
Em um momento em que a pandemia de Covid-19 levou as pessoas a passarem mais tempo dentro de casa, os olhos dos brasileiros se voltaram ainda mais para aparelhos como os smartphones e tablets, que a gigante mundial produz. Eles viraram tanto ferramentas para o trabalho remoto quanto para o entretenimento em dias de isolamento.
Marca campeã da Folha Top of Mind 2019, a Samsung prevê que, no futuro, a tecnologia vai ganhar cada vez mais protagonismo no dia a dia do brasileiro. A chegada do 5G no país também deve transformar os hábitos de consumo da população.
A visão é compartilhada por Roman Cepeda, vice-presidente de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung no Brasil. “Nos últimos meses, os brasileiros aumentaram a frequência do uso da tecnologia para se relacionar com familiares e amigos, manter a rotina profissional, praticar atividade física e fazer compras online.”
A companhia sul-coreana, inclusive, foi a mais citada quando o assunto é tecnologia em outra pesquisa recente do Datafolha, sobre lembrança de marcas durante a quarentena.
De forma a incentivar o desenvolvimento nessa área, a Samsung mantém no país centros de pesquisa e de capacitação tecnológica, além de programas de inovação e de fomento a startups e cursos gratuitos em áreas como programação e robótica —saiba aqui como participar.
Nesse cenário, outra aposta de Cepeda é a chegada do 5G no país. A próxima geração de rede de internet móvel deve dar força aos ambientes automatizados —como as casas inteligentes—, que conectam diferentes aparelhos eletrônicos em um único sistema, controlados por um toque na tela do celular.
Presente no Brasil há 33 anos, a Samsung foi a marca que registrou o maior percentual de crescimento, o chamado Top Performance, na pesquisa de 2019 em relação aos dados registrados no ano anterior.
O que representa para a Samsung ser Folha Top of Mind? É um grande orgulho ter sido reconhecida como a maior vencedora do prêmio Folha Top of Mind 2019. As conquistas em múltiplas categorias reforçam a confiança do brasileiro em nossos produtos e serviços e o reconhecimento pela busca constante da companhia em oferecer soluções tecnológicas capazes de empoderar as pessoas em suas mais diversas rotinas.
Essa relação é reforçada, também, pelo contato constante que estabelecemos com os usuários. Tanto por meio de pesquisas para compreender o comportamento dos consumidores, ouvindo suas necessidades para oferecer produtos e serviços que auxiliem, de fato, no dia a dia, quanto por iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social.
Na sua avaliaç ão, o que ajuda a consolidar a marca Samsung na memória dos brasileiros? A Samsung está presente no Brasil há mais de 30 anos e considera o país um dos mais importantes mercados em que atua. Uma convicção reforçada pelos investimentos feitos aqui, cujo principal objetivo é oferecer o melhor da tecnologia aos nossos consumidores, fazendo parte da rotina das pessoas de diferentes maneiras, seja pessoal, seja profissionalmente. Por meio de nossos produtos e do contato permanente com os consumidores para ouvir opiniões e sugestões, demonstramos que os brasileiros podem confiar na Samsung.
Outras iniciativas, como campanhas e ações de responsabilidade social, também contribuem para a consolidação da marca na memória dos brasileiros. O prêmio Respostas para o Amanhã, por exemplo, busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.
A Samsung foi campeã oito vezes seguidas no Top Smartphone e Tablet, dentro da categoria Top Comunicação, atingindo metade das citações. Como a empresa enxerga esse percentual? Esse resultado é fruto de um trabalho constante, baseado em proporcionar aos consumidores o que há de mais inovador na indústria da tecnologia, posicionamento reforçado pela disponibilização de soluções pioneiras no Brasil, como o primeiro smartphone com tela dobrável, o Galaxy Fold.
Outro aspecto fundamental é que a Samsung considera como ponto de partida uma pergunta simples, mas nem sempre de fácil resposta, aplicada a todo o nosso portfólio: “De que forma determinada solução poderá facilitar as rotinas do usuário?”. A partir desta premissa, e levando em conta sugestões e opiniões dos consumidores, trabalhamos para identificar os diferentes públicos que utilizam, por exemplo, smartphones e tablets, e endereçar, no formato de produtos, as respostas para as necessidades daquelas pessoas. Esse percentual reforça a efetividade da nossa estratégia.
A companhia também venceu na categoria estreante daquele ano, o Top Confiança. Quais são as estratégias da Samsung para manter uma relação de confiança com o público? A Samsung acredita que quem constrói a reputação de uma marca são as pessoas. Pessoas que assumem diariamente o compromisso de entregar os melhores resultados, nas diferentes frentes de atuação: na cadeia de suprimentos, na produção em nossas fábricas, na logística de transporte, no atendimento ao público e no desenvolvimento de novos produtos.
As pessoas também confiam nos nossos valores e nos nossos compromissos, de oferecer, por meio da tecnologia, maneiras de empoderá-las em seu dia a dia e tornar mais fáceis as diferentes atividades realizadas, proporcionando a melhor experiência possível nos momentos de lazer, de trabalho ou de convívio social.
Quando o assunto é inovação, a Samsung foi citada pela maioria dos entrevistados pelo Datafolha. A empresa possui um programa de capacitação tecnológica, o Samsung Ocean. Como ele funciona? O Samsung Ocean é uma iniciativa mundial e representa nosso DNA de inovação, a partir do incentivo ao desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel e do fomento à criação de startups. A partir de plataformas e ferramentas da Samsung, os alunos têm acesso gratuito à capacitação técnica, combinada com temas relacionados a empreendedorismo e usabilidade, além de se conectarem com especialistas da companhia e do mercado.
Contamos com três centros de capacitação tecnológica e desenvolvimento de soluções: dois na Universidade de São Paulo e outro na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus, todos com infraestrutura moderna voltada para treinamentos, eventos e atividades práticas para diversos públicos: desenvolvedores, designers, empreendedores, estudantes universitários e interessados em geral.
O Samsung Ocean está na quinta onda de cursos gratuitos e online, uma medida tomada para atender os interesses das pessoas em busca de capacitação, unificando cursos que antes eram exclusivos das sedes em Manaus e São Paulo e levando em conta as medidas sanitárias necessárias para o cenário atual.
A Samsung é mais lembrada entre os jovens, segundo a pesquisa Datafolha. Como essa informação auxilia as estratégias e campanhas da empresa? Estudos e pesquisas como as do Datafolha são grandes aliados para a estratégia da Samsung. Esse tipo de material gera a oportunidade de sermos muito mais assertivos ao elaborarmos uma campanha, um novo produto, desenvolvermos um novo aplicativo ou serviço. A análise de dados possibilita que tenhamos mais insights que gerem soluções, entendendo o comportamento do consumidor, quais tipos de mídia são mais consumidos, em quais momentos e quais são as preferências do nosso público-alvo.
Falando especificamente sobre o público jovem, recentemente trabalhamos em diferentes frentes para comunicar as principais novidades dos Galaxy A, nossa linha de maior abrangência e bem focada nessa audiência. Para divulgar a chegada dos novos smartphones ao Brasil, elaboramos, em parceria com as agências Mutato e Cheil, uma campanha com trilha exclusiva do DJ Pedro Sampaio.
Nas redes sociais, disponibilizamos cinco filtros “Absurdamente Galaxy”: o “quiz absurdo”, que faz perguntas como “mico mais absurdo que já pagou?” para promover a interação entre os usuários, e outros quatro que fazem uma brincadeira divertida com o rosto. Lançamos também o #DesafioAbsurdo, em que os embaixadores Maisa e Pedro Sampaio destacavam quesitos como câmera, tela e bateria dos smartphones desafiando o público com danças, indicações de filmes e séries e dublagem.
Quais são as regiões em que a Samsung acredita que ainda exista potencial para crescimento? Pela ampla extensão territorial e diversidade de perfis da população, o Brasil apresenta uma série de particularidades. Pelo fato de a Samsung ter uma operação consolidada no país há mais de 30 anos, conhecemos o mercado nacional em cada detalhe e conseguimos definir estratégias a partir das características de cada região.
Enxergamos com muito entusiasmo as possibilidades existentes no Brasil, que passa por um momento de aceleração digital, com as pessoas inserindo ainda mais recursos tecnológicos em seu dia a dia, e temos convicção de que podemos contribuir para este momento de desenvolvimento tecnológico.
Nos últimos meses, o novo cenário exigiu alguns ajustes em relação à nossa estratégia, para acompanhar a transição do consumo e seguir oferecendo a melhor experiência em compras. Por investirmos há anos em nossa plataforma de comércio eletrônico, tivemos apenas de reforçar os estoques e a logística de entrega dos produtos, além de escalonarmos os servidores, para conseguirmos atender o aumento no número de acessos.
Também realocamos o investimento nas mídias digitais, investindo, por exemplo, em formatos inéditos para o segmento de tecnologia no Brasil. Disponibilizamos anúncios em mídia digital dos novos Galaxy S20, Galaxy S20+ e Galaxy S20 Ultra focados na experiência imersiva online, em que é possível observar cada aspecto do conjunto de câmeras e design, levando as percepções do físico ao digital.
Quais são as novidades do catálogo de produtos da Samsung no Brasil? Até este mês de agosto, disponibilizamos aos consumidores brasileiros produtos de diferentes categorias, com foco nos mais variados perfis de uso e na ampliação das experiências proporcionadas pelo ecossistema Samsung. Entre os smartphones, o Galaxy S20, o Galaxy Fold e o Galaxy Z Flip, os novos modelos da família Galaxy A (entre os quais o Galaxy A51 e Galaxy A71) e o Galaxy M31, por exemplo.
Também anunciamos a linha 2020 de TVs, com a QLED e QLED 8K, a The Frame TV, a nova Crystal UHD e os Soundbars, a nova categoria de aspiradores verticais sem fio, a lavadora WD6000j e a linha de notebooks Samsung Books, os monitores RG50 e T55, o tablet Tab S6 Lite e os fones de ouvido Galaxy Buds+.
Ainda disponibilizamos novos serviços aos usuários, como a versão em português da assistente virtual Bixby e o Samsung Care+, programa proprietário de seguro para smartphones. Com um comando de voz simples, como “quero comprar um smartphone”, o usuário é imediatamente redirecionado para a loja online da marca.
Existe a possibilidade de a empresa investir em um segmento mais popular, para ampliar o acesso dos brasileiros a equipamentos como smartphones e tablets? A Samsung conta com um portfólio amplo de produtos da linha Galaxy, que se propõem a atender as mais diferentes necessidades e perfis de uso, levando em conta aspectos como tecnologia embarcada e preço, o que vale tanto para smartphones quanto para tablets.
Recentemente, apresentamos no Brasil o Galaxy A01 core, desenvolvido para usuários que buscam um smartphone compacto, com design ergonômico e bateria de longa duração. Entre os tablets, podemos citar o Galaxy Tab A, um modelo fino, compacto e portátil que investe em desempenho e praticidade para aprimorar a experiência de uso.
Também oferecemos o programa Troca Smart Samsung, em que o consumidor pode utilizar o smartphone usado para obter desconto na troca por um novo, e estabelecemos parcerias constantes com os varejistas, para proporcionar as melhores condições possíveis de preço e parcelamento ao usuário.
Os hábitos de consumo, especialmente no setor tecnológico, mudam rapidamente. Como se manter na lembrança dos brasileiros, ou seja, continuar Top of Mind? O principal ponto está não só em manter, mas também aumentar a relevância de nossas soluções na rotina das pessoas. Estamos focados em, cada vez mais, oferecer recursos para perfis variados de consumidores, com soluções que auxiliem, efetivamente, no dia a dia.
Outro aspecto importante é a comunicação, promovida a partir do contato constante com as pessoas, por meio de ações como pesquisas para compreender os hábitos de uso, do Samsung Members, que oferece conteúdos exclusivos e suporte constante aos usuários, e de estratégias que posicionem os produtos e serviços como facilitadores do cotidiano e mostrem, na prática, como determinada solução proporcionará benefícios ao usuário.
Quais ações foram tomadas pela empresa para reagir à pandemia de Covid-19? A Samsung realizou uma doação que totalizou R$ 5 milhões na luta contra a Covid-19 no Brasil, direcionada ao governo federal e aos estados de São Paulo e Amazonas, onde estão localizadas nossas fábricas. Doamos itens como kits de testes rápidos, máscaras de proteção facial, tablets, notebooks e TVs.
Olhando para nossos consumidores, mantivemos o atendimento durante a quarentena e o período de garantia para todas as linhas de produtos Samsung foi estendido. Continuamos a disponibilizar o atendimento ao consumidor durante 24h, sete dias da semana, por meio de diversos canais de suporte via internet, como chat e email, telefone e aplicativos.
Podemos destacar o serviço remoto, que permite que um especialista treinado se conecte de forma instantânea e solucione problemas em produtos como smartphones, tablets, notebooks e TVs sem custos.
Firmamos, também, um acordo com aplicativos de entrega para a realização de pedidos em lojas da Samsung que estejam a até sete quilômetros de distância da localização do usuário, em alguns shoppings do Rio e São Paulo, que na ocasião estavam fechados.
E como ficaram os eventos e cursos de tecnologia oferecidos pela companhia? Antecipamos todos os cursos à distância oferecidos gratuitamente pelo programa Code IoT, que fornece conteúdo de programação, eletrônica básica e robótica e desenvolvimento de aplicativos. E migramos todas as atividades do nosso programa de aceleração de startups, o Samsung Creative Startups, para o online.
O público também passou a ter acesso online aos cursos do Samsung Ocean, programa de capacitação tecnológica que antes contava apenas com atividades presenciais nas unidades de São Paulo e Manaus (AM). A agenda foi unificada e assim seguimos apostando na tecnologia e na inovação como ferramentas de transformação e na oferta de soluções e serviços para todos.
O que a Samsung, uma marca Top of Mind, prevê para o Brasil nos próximos meses? Nos últimos meses, a tecnologia ganhou ainda mais protagonismo na vida dos brasileiros, que aumentaram a frequência do uso de soluções tecnológicas para se relacionar com familiares e amigos, manter a rotina profissional, praticar atividade físicas e fazer compras online, por exemplo.
A casa dos brasileiros passou a ser um verdadeiro hub, com diferentes produtos conectados entre si, para proporcionar o máximo de produtividade e entretenimento. E a Samsung, como líder global de tecnologia, tem como uma das principais premissas, reforçada no contexto atual, a disponibilização de produtos capazes de atender essas novas necessidades e as que estão por vir.
Atualmente, contamos com produção local de smartphones, notebooks, tablets, TVs e aparelhos de linha branca, distribuída em nossas duas fábricas, em Campinas (SP) e Manaus (AM). Recentemente, em mais um passo para fortalecer o compromisso da Samsung com o Brasil e acompanhar o aumento do interesse dos brasileiros por essa categoria de dispositivos, iniciamos a produção de smartwatches na capital amazonense.
Pensando no futuro, acreditamos que a implantação da rede 5G no Brasil dará ainda mais força aos ambientes automatizados e ao conceito de connected living, com equipamentos eletrônicos integrados a um sistema único, em que os nossos dispositivos irão tornar a vida dos consumidores mais fácil a partir de experiências móveis da próxima geração.
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