Maior pesquisa sobre lembrança de marcas, Folha Top of Mind chega aos 30 anos

Site especial trará reportagens, entrevistas e quizzes; revista com resultados do levantamento Datafolha circula em outubro

São Paulo

Os brasileiros já estão acostumados a ouvir uma pergunta nesta época do ano: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. Em 2020, o questionamento feito pelos pesquisadores do Datafolha vem com um sabor ainda mais especial. Afinal, a Folha Top of Mind celebra 30 anos.

Para chegar ao time seleto de marcas mais lembradas do Brasil, pesquisadores do instituto percorrem o país de avião, carro, moto, ônibus e barco (e, é claro, a pé). A cada ano, novas categorias são incorporadas ao cardápio da pesquisa, sempre de olho em tendências de mercado.

Longeva, a Folha Top of Mind chega à terceira década de existência com um legado de ser a maior e mais importante pesquisa de lembrança de marcas do país e uma das maiores da América Latina.


Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a pesquisa Folha Top of Mind 2020 está sendo feita por telefone. Mesmo assim, envolve todas as regiões do Brasil.

Vale lembrar que o levantamento foi criado em 1991, quando o Datafolha aplicou seus questionários envolvendo apenas 12 categorias. Naquela época, os resultados foram publicados no então caderno Dinheiro —atualmente, ele é chamado de Mercado.

Os resultados traziam os nomes mais lembrados de produtos e serviços que faziam parte do dia a dia do brasileiro. Eram eles: carro, refrigerante, cerveja, maionese, companhia aérea, pasta de dente, detergente, margarina, sorvete, sabão em pó, aparelho de TV e molho de tomate.

Para ter uma ideia de como o mercado de consumo no Brasil cresceu, a pesquisa também foi sendo ampliada ao longo dos anos. Em 2019, por exemplo, o número de categorias pesquisadas saltou para 64, seu recorde, abrangendo setores como transporte, turismo, alimentação, saúde e comunicação, entre outros.

Assim como também foi ampliado o universo de pessoas entrevistadas pelo Datafolha. No último estudo, o instituto ouviu 6.618 brasileiros com 16 anos ou mais de todas as regiões, sexos e classes sociais, com a presença de pesquisadores em 197 municípios do país.

O resultado desse levantamento é publicado na revista Folha Top of Mind, que circula nacionalmente, junto com a Folha, no fim de outubro.

O leitor pode acompanhar os resultados das marcas campeãs, além de reportagens sobre a pesquisa, ensaios fotográficos, artigos de executivos e histórias sobre o mundo publicitário.

A publicação é uma forma de premiação, aguardada tanto pelas empresas quanto pelas agências de publicidade. Também é motivo de grande expectativa a tradicional festa de entrega do prêmio Folha Top of Mind para as campeãs. Animada, a celebração reunia executivos e publicitários, além da presença de agitadas torcidas das vencedoras e mascotes das marcas.

A festa, anual, tinha como endereço o Tom Brasil, casa de eventos na região sul de São Paulo. Neste ano, por causa da Covid-19 e para evitar aglomerações, o evento será feito virtualmente em uma live aberta ao público no canal do YouTube da Folha e no site da Folha Top of Mind.

Enquanto você, leitor, aguarda os resultados da pesquisa Datafolha, o site especial Top of Mind 2020 entra no ar com uma série de entrevistas, além de reportagens e quizzes para testar seu conhecimento sobre o universo da propaganda.

As maiores agências de publicidade do país também já estão criando conteúdos exclusivos e criativos para o Instagram da Folha Top of Mind (@folhatopofmind). Ao menos 40 dos principais nomes, como Publicis, AlmapBBDO, Africa e Y&R, acionam seus criativos para compartilhar fotos e vídeos que revelam os bastidores do mercado publicitário.

Convidamos você para acompanhar os preparativos dos 30 anos da Folha Top of Mind em postagens no perfil @folhatopofmind no Instagram. Nesta data tão especial, a edição deste ano também está presente no Twitter e no Linkedin. Seja bem-vindo!

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