Com salto de 10 pontos percentuais, Suvinil vence isolada o Top Performance

Em 2012, a marca de tintas da Basf dividiu o topo do pódio da categoria com a Samsung

Marcelo Quaz
São Paulo

Categoria que premia a marca com o maior crescimento percentual em relação ao resultado da pesquisa Datafolha do ano anterior, o Top Performance de 2020 tem a Suvinil como campeã.

A tinta mais lembrada pelos brasileiros, de acordo com o instituto, ficou dez pontos percentuais acima do índice que obteve em 2019, atingindo inéditos 42% das menções. Seus melhores desempenhos ocorrem no Sudeste (54%), nas classes A e B (53%), na faixa de 45 a 59 anos (52%) e na de 35 a 44 anos (51%).

É a primeira vez que a líder nacional em tintas imobiliárias vence este prêmio especial sozinha. Em 2012, dividiu a conquista com a Samsung.

O resultado ratifica as mudanças de identidade e posicionamento da marca. Em 2018, foi anunciada a nova Suvinil, cujo propósito deixa de ser vender tintas e passa a ser “pintar histórias”.

Bom gancho, na opinião de Dayane Comellini, diretora-geral do Instituto Brasileiro de Design de Interiores. “As pessoas buscam a concretização de algo que lhes traga conforto e bem-estar. Neste sentido, a cor é uma das escolhas que transformam e contam histórias de quem vive naquele espaço.”

Com a estratégia de se aproximar de um consumidor mais conectado, diverso e que procura autonomia para escolher o que melhor se adapta à sua realidade, a Suvinil mapeou diferentes motivações e graus de envolvimento do público com a pintura, iniciando um movimento de simplificação de todo o processo.

“Identificamos que sete em cada dez pintariam com mais frequência se a jornada fosse mais simples”, conta Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil.

Nos pontos de venda, o Pintura Virtual, sistema imersivo com navegação por realidade virtual, tornou mais intuitiva a escolha do produto.

No ambiente digital, a marca do grupo Basf passou a oferecer atendimento via WhatsApp e aplicativo, que permite simular cores e montar a própria paleta. “Além do nosso ecommerce, lançado há quatro anos, que no período de pandemia teve incremento de 70% no número de revendedores”, diz Juliana.

O isolamento também motivou a principal aposta para 2020, a produção de conteúdo. A série “Suvinil na Sua Casa” promoveu lives, palestras e bate-papos com especialistas do setor.

Para o arquiteto Paulo Fecarotta, divulgar informações de qualidade enriquece a troca com os clientes. “As pessoas passaram mais tempo em casa. Puderam desenvolver uma crítica em relação a seus espaços e a tudo que têm.”

Fecarotta avalia que a pintura entra “definindo o antes e o depois, com aquele cheiro de tudo novinho, que motiva a seguir em frente”. Em frente e na memória.

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