Para Ypê, portfólio robusto e ações sustentáveis são a chave para ser Top of Mind

Marca de detergente mais lembrada pelos brasileiros entre 2016 e 2019, segundo o Datafolha, completa 70 anos em novembro

São Paulo

Em quatro anos da categoria detergente na pesquisa Datafolha sobre lembrança de marca, a Ypê nunca foi desbancada. Em 2019, última edição do estudo, a fabricante de produtos de limpeza foi lembrada por 47% dos entrevistados.

O status de Top of Mind vem junto com a liderança em vendas. Ypê calcula estar presente em 91,5% dos lares brasileiros, o que pressupõe a responsabilidade de conhecer os brasileiros para se adaptar às suas necessidades.

“O resultado da pesquisa Datafolha nos ajuda a avaliar como está a percepção da marca e dos produtos em cada parte do território nacional, contribuindo assim com a estratégia e posicionamento dos nossos produtos nas regiões”, avalia Waldir Beira Júnior, presidente-executivo da Ypê.

Waldir Beira Júnior, presidente executivo da Ypê
Waldir Beira Júnior, presidente-executivo da Ypê - Marco Flávio/Divulgação

A companhia, que em novembro completa 70 anos, credita seu desempenho a um portfólio robusto e a ações institucionais pautadas em valores sólidos e responsáveis.

“A empresa investiu em inovação, trazendo para as versões limão e maçã a tecnologia de controle de odor, e trazendo a tecnologia de toque suave para a versão coco”, afirma o presidente a respeito dos novos produtos.

Já em relação aos projetos institucionais, destacam-se os de conservação da natureza, como o Florestas Ypê e o Observando os Rios, geridos em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Eles ajudaram a marca a vencer o Top Meio Ambiente entre os anos de 2007 e 2019.

Segundo Beira Júnior, a empresa compreende seu papel social, que cresceu em importância em decorrência da Covid-19, inclusive em não deixar que os indispensáveis produtos de limpeza sumissem das prateleiras.

“Vemos um forte cenário de união, colaboração e solidariedade entre todos, e isso fortalece a confiança para superarmos juntos este momento”, diz o presidente.

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A Ypê venceu a categoria especial Top Meio Ambiente na Folha Top of Mind entre os anos 2007 e 2019. Em 2009 e 2017, obteve a liderança sozinha. Para a companhia, qual é a importância de conquistar este prêmio? Este reconhecimento é muito importante e só aumenta a nossa responsabilidade. A Ypê tem um compromisso com o socioambiental desde a sua fundação. Em novembro, completa 70 anos e o pilar sustentabilidade está diretamente ligado aos propósitos e valores da empresa ao longo dessa história.

Isso se exemplifica em ações com foco na preservação do meio ambiente, seja no processo fabril, nos produtos e na cadeia produtiva como um todo, até a chegada do produto ao consumidor final.

A Ypê entende que a responsabilidade ambiental também compreende um aspecto social, e essa responsabilidade se amplia nas relações que são estabelecidas com toda a cadeia, em inovação tecnológica e na busca pela entrega ao consumidor de produtos de qualidade com a melhor equação custo e benefício.

Diante desse registro, quais são os próximos planos da companhia para manter a lembrança? A Ypê é uma marca brasileira que existe há 70 anos no mercado e que sempre busca entender as necessidades dos consumidores finais e apoiar toda a cadeia produtiva, fornecedores e varejistas. Além disso, está envolvida com projetos e iniciativas que têm conexão com o propósito da marca. É fundamental que atividades econômicas e meio ambiente saudável coexistam de forma harmônica.

Quais ações são realizadas pela Ypê nas áreas de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente para consolidar o posicionamento da marca? Quais foram seus impactos? Neste ano a Ypê totaliza um milhão de árvores plantadas no projeto Florestas Ypê, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, desde 2007. É uma ação muito importante pois tem o objetivo de contribuir para a conservação da biodiversidade, proteger os recursos hídricos e beneficiar as comunidades envolvidas.

Os plantios contemplam áreas de preservação permanentes (APPs) e de reserva legal localizadas às margens de rios e mananciais. A Ypê colabora com a preservação de mananciais para perenizar e garantir a disponibilidade da água, um recurso natural e vital a todos nós.

Com a mesma fundação, mantém o apoio ao programa Observando os Rios, de monitoramento da qualidade da água em rios feito por voluntários em estados do bioma Mata Atlântica.

Além de projetos com associações, no processo fabril, a Ypê trabalha com foco na redução de uso de recursos naturais. Neste ano, a Ypê atingiu 98% de embalagens recicláveis disponibilizadas no mercado, e nos últimos seis anos utilizou em média 53% de resina PET reciclada na fabricação de seus frascos, em substituição ao PET virgem.

Nas instalações fabris, toda a água proveniente dos processos produtivos é tratada para que seja reutilizada no próprio parque fabril e na jardinagem, complementando um ciclo de responsabilidade ambiental. A Ypê também investe na captação e aproveitamento da água da chuva, com projetos que permitem a reutilização da água na fabricação dos produtos e continuará investindo constantemente em tecnologias para atender às necessidades dos consumidores com as melhores práticas em sustentabilidade e inovação.

Como a Ypê, uma marca Top of Mind e líder no setor de limpeza, está lidando com este momento de pandemia? Por ser uma empresa fabricante de produtos de limpeza e higiene, fundamentais nesse momento, a Ypê entende o papel social especial a exercer. Por isso, desde o início da pandemia trabalhou incessantemente para garantir o abastecimento do mercado com produtos de necessidade básica e de extrema importância nesse momento tão delicado. Também foram feitas adaptações em diversos processos e procedimentos internos, reforçando ainda mais os cuidados com a segurança e bem-estar de seus colaboradores e prestadores de serviço.

As ações de comunicação também passaram por mudanças, pois entendemos que o mais importante agora é auxiliar a população com conteúdo informativo sobre higiene e limpeza.

A Ypê também apoiou seus clientes atacadistas e do varejo ao buscar entender as demandas do mercado e adaptando soluções que auxiliassem toda a cadeia produtiva. Vemos um forte cenário de união, colaboração e solidariedade entre todos, e isso fortalece a confiança para superarmos juntos este momento.

Durante a pandemia, a Ypê passou a fabricar álcool em gel e doou o produto a colaboradores e entidades de saúde. Quais outras iniciativas foram tomadas pela Ypê para contribuir no combate ao novo coronavírus? De um momento para o outro as coisas mudaram radicalmente e a Ypê viu uma necessidade emergencial. O álcool em gel, item essencial, foi um dos primeiros produtos a faltar no mercado. Analisamos e chegamos à conclusão de que, fazendo adaptações, poderíamos produzir internamente e auxiliar a sociedade.

Em menos de 72 horas adaptamos com agilidade uma linha de produção em nossa matriz em São Paulo para fabricar o álcool em gel. Abrimos uma segunda frente, em parceria com a Raízen, e envasamos álcool líquido a 70%. Já distribuímos gratuitamente mais de 3,3 milhões de unidades de álcool 70%, entre formatos gel e líquido.

Além de álcool em gel e líquido, doamos mais de 260 toneladas de sabão em barra para diversas entidades e comunidades carentes como Paraisópolis e Heliópolis, em São Paulo, Vila Kennedy e Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e mais de 100 mil unidades de produtos diversos (água sanitária, desinfetante, cloro gel, lava-louças, entre outros) e equipamentos hospitalares como respiradores para entidade de saúde em Amparo (SP).

Durante a pandemia, produtos de limpeza no geral foram mais procurados pelas pessoas. A empresa observou aumento nas vendas e procura por esses produtos? Por conta da pandemia, os produtos de limpeza tornaram-se itens de primeira necessidade também no campo da saúde e houve muita recomendação em relação à higienização das mãos, superfícies etc. Nas primeiras semanas, registramos um aumento de venda significativo em algumas categorias de produtos, como o sabão em barra, água sanitária e detergente líquido.

Quais são os próximos planos da Ypê? A Ypê manterá os lançamentos previstos para este ano e acaba de trazer para o mercado algumas grandes novidades. A primeira delas é o amaciante concentrado Ypê Essencial, um amaciante translúcido, livre de corantes, com tratamento micelar, que age sobre as fibras do tecido proporcionando mais maciez e cuidado para as roupas. Outra novidade é o sabão em barra Ypê Natural, de origem 100% vegetal, sem corantes e perfumes, com óleo essencial e testado dermatologicamente.

E, mais recentemente, a Ypê trouxe também mais uma inovação para o segmento casa: o limpador perfumado Mistérios da Natureza, com tecnologia exclusiva no mercado para prolongar o perfume no ambiente por até 30 horas.

Na pesquisa Datafolha, a Ypê também é a mais lembrada no segmento Top Detergente há quatro anos, sendo citada por quase metade dos entrevistados. Quais são os principais atributos que auxiliam na força da marca em todo o país? A Ypê está presente em 91,5% dos lares brasileiros e busca sempre ouvir os seus consumidores. A proximidade nos ajuda a entender suas novas necessidades.

No início deste ano, por exemplo, tivemos a campanha “Lava-louças YPÊ. Sempre Um Show de Rendimento e Limpeza na Sua Louça”, que convida a transformar um hábito comum entre os brasileiros, lavar louças, numa atividade descontraída e com a garantia da eficiência da linha de lava-louças.

Além disso, desde o segundo semestre de 2019 a linha possui rótulos mais modernos e agregou mais tecnologia nas suas formulações, onde as versões limão e maçã passaram a contar com a tecnologia de controle de odor, e a versão coco incorpora a tecnologia de toque.

Acreditamos que essa combinação entre um portfólio robusto, de excelente custo benefício, com uma marca que pauta suas ações em valores sólido e ações responsáveis, são a receita para esse reconhecimento junto aos brasileiros.

Ninguém vende mais detergentes no país do que a Ypê. Na sua avaliação, quais são os motivos que levam o produto a ter essa posição de liderança no mercado? Quais foram os lançamentos mais recentes nesse segmento? O lava-louças tem um marco na história da Ypê e do mercado. Fomos a primeira empresa a produzir o lava-louças transparente, o que confere um atributo forte de inovação. Hoje, a linha é conhecida pela performance, rendimento, economia e pela fórmula biodegradável.

A Ypê busca entender as necessidades das pessoas e incorporar em seu portfólio itens que as atendam. Por isso, temos uma linha variada e em constante evolução, garantindo assim o atendimento dos desejos e necessidades atuais e futuras dos consumidores.

Com relação aos lançamentos mais recentes, o portfólio de lava-louças da Ypê está com os rótulos novos desde o segundo semestre de 2019, com uma linha mais moderna e design clean. A empresa investiu também em inovação, trazendo para as versões limão e maçã a tecnologia de controle de odor, e trazendo a tecnologia de toque suave para a versão coco.

O levantamento do Datafolha é feito em todo o território nacional e mostra a lembrança de uma marca por cada região, além de trazer recortes demográficos. Como a empresa utiliza os resultados em suas estratégias? Faz parte da estratégia da Ypê avaliar as particularidades de cada região brasileira, só assim conseguimos conhecer e ter o “pulso” das necessidades dos consumidores do Norte ao Sul do Brasil. Sendo assim, o resultado da pesquisa Datafolha nos ajuda a avaliar como está a percepção da marca e dos produtos em cada parte do território nacional, contribuindo assim com a estratégia e posicionamento dos nossos produtos nas regiões.

A Ypê completa 70 anos em 2020. Quais são os projetos da empresa para o futuro? Em seus 70 anos de existência, a Ypê construiu uma marca forte, que cresce junto à confiança de seus consumidores e parceiros.

Para a Ypê, é um privilégio e uma responsabilidade ser a marca mais presente nos lares brasileiros e, cada vez mais, continuará investindo em inovação e na proximidade aos consumidores para manter um portfólio robusto de produtos sempre pautado num profundo conhecimento das necessidades atuais e futuras dos consumidores.

Muita coisa boa está prevista para os próximos anos e isso garantirá uma linha ainda mais completa de produtos de qualidade, inovadores, com alta performance e com ótima relação de custo-benefício.

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