Maior pesquisa sobre lembrança de marcas, Folha Top of Mind completa 31 anos

Site especial trará análises e entrevistas; revista com os resultados do estudo nacional do Datafolha circula em outubro

São Paulo

Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em carro? E em leite? Há três décadas, pesquisadores do Datafolha percorrem o país com essas e outras perguntas para descobrir quais marcas estão na mente dos brasileiros.

Para chegar ao time seleto dos nomes mais citados de serviços e produtos que fazem parte do cotidiano da população, os pesquisadores do instituto atravessam o país de avião, carro, moto, ônibus e barco.

Maior e mais importante pesquisa de lembrança de marcas do país e a mais ampla e completa da América Latina, a Folha Top of Mind chega agora aos 31 anos.

"O Top of Mind acompanha há mais de 30 anos os reflexos dos diferentes cenários do país —tecnológico, social e econômico, por exemplo—, sobre os ambientes de mercado e de comunicação", analisa Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha.

Neste ano, o levantamento volta a ser feito presencialmente em todas as regiões do país, como sempre ocorreu. Em 2020, por conta da pandemia, as entrevistas foram realizadas por telefone, pela primeira vez na história do Top of Mind.

"No último ano, inclusive, a pesquisa detectou o aumento da retenção de marcas em razão do isolamento social provocado pela pandemia —na quarentena, a exposição das empresas foi potencializada de maneira positiva", diz Janoni.

Os resultados do estudo nacional são publicados anualmente na revista Folha Top of Mind, que circula nacionalmente junto com a Folha no fim de outubro. Na edição histórica de 30 anos, a pesquisa, baseada na resposta espontânea do público, ouviu 7.584 brasileiros com 16 anos ou mais de todas as regiões, sexos e classes sociais.

Em 2020, foram pesquisadas 78 categorias ligadas a produtos e serviços, número recorde, em segmentos como saúde, alimentação, transporte, finanças e comunicação, entre outros. Única revista produzida pela Folha que circula em todo o país, a edição comemorativa também bateu o recorde de páginas: foram 196. ​

Além das campeãs, a publicação trouxe análises, artigos de opinião de representantes das marcas e de agências de publicidade, entrevistas, ensaios fotográficos e reportagens sobre o universo da publicidade e propaganda.

Neste ano, assim como em 2020, a festa de entrega do prêmio foi cancelada, devido ao aumento dos casos de Covid-19 e à circulação da variante delta, mais transmissível. Para não deixar de lado a celebração, as marcas mais lembradas serão anunciadas ao público de forma online, em vídeo que será transmitido no canal da TV Folha no YouTube e nos sites da Folha e do Top of Mind.

Na edição passada, a premiação online reuniu vídeos comemorativos gravados pelas campeãs. A apresentação ficou por conta de Bárbara Paz, atriz e diretora do premiado documentário "Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou". O vídeo pode ser conferido aqui.

A atriz Bárbara Paz posa ao lado de um totem de um elefante azul
A atriz Bárbara Paz apresentou a cerimônia online da 30ª Folha Top of Mind, em 2020 - Dirceu Neto/Folhapress

Enquanto os pesquisadores do Datafolha estão em campo para descobrir quais marcas estão gravadas na memória dos brasileiros, convidamos você, leitor, a acompanhar o site especial do Top of Mind 2021, que trará análises e uma série de entrevistas com profissionais à frente de marcas vitoriosas.

Os criativos das maiores agências de publicidade do país também já estão criando conteúdos exclusivos para o Instagram da Folha Top of Mind (@folhatopofmind), que reúne mais de 1.500 publicações. As agências compartilham fotos, vídeos, Stories, Reels e quizzes relacionados às marcas Top of Mind, revelam os bastidores do mercado publicitário e abrem suas portas para mostrar como estão trabalhando em home office.

Não deixe de espiar os conteúdos sobre a 31ª edição da pesquisa nas outras redes: Linkedin, Twitter e Facebook, plataforma na qual a Folha voltou a publicar em julho deste ano, após a empresa adotar uma série de medidas restringindo a circulação de fake news.

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