Risqué e Pirelli mantêm a liderança no Top Feminino & Masculino

Fabricante italiana de pneus obtém 13ª conquista, enquanto a marca de esmaltes é campeã pela 7ª vez na pesquisa Datafolha

Mariana Lajolo
São Paulo

Já consolidadas no imaginário de mulheres e homens, Risqué e Pirelli lideram o Top Feminino & Masculino novamente em 2021, seguindo a mesma premissa: não basta falar só para seu público, é preciso ampliar as conversas e criar relevância para a sociedade.

A fabricante de pneus conquistou a categoria especial pela 13ª vez consecutiva no ano em que apresentou um plano com metas ousadas para se tornar neutra em carbono em 2030.

Já a marca de esmaltes, agora com sete vitórias, lançou a campanha "Revolução das Cores’’, que reforçou a mensagem: a cor do esmalte não deve definir a pessoa que o usa. Também criou a #OrgulhoColorido para celebrar a população LGBTQIA+.

"Risqué tem como propósito encorajar as pessoas a se expressarem por meio das cores. Sabemos da importância de conversarmos com todos os públicos e prezamos pela diversidade", diz Regiane Bueno, vice-presidente de marketing da divisão de consumo do Grupo Coty no Brasil, detentor da marca.

Pirelli investiu em igualdade de gênero ao ampliar o programa Woman Inside Pirelli, promover lives e participar do aplicativo Mulheres Positivas, com informações de cursos e vagas de emprego.

"Marcas que trabalham inclusão e equidade querem expor um propósito. Essa comunicação pode até atrair haters, mas o que elas buscam não é ser mais conhecida e, sim, ganhar relevância", analisa Liliane Rohde, especialista em comportamento do consumidor e professora da ESPM.

A fabricante italiana focou também o meio-ambiente com o compromisso de reduzir a emissão de CO2 e o uso de água, além de escolher materiais e fontes de origem renovável e reciclável. Lançou ainda o primeiro pneu com o selo FSC (Forest Stewardship Council), de produção sustentável.

"Pirelli está ampliando sua agenda ESG [governança ambiental, social e corporativa], mostrando que é uma empresa que cuida do bem-estar da sociedade e pensa no planeta", diz Mariano Perez, diretor de marketing da empresa na América Latina.

Para seguir no topo em 2021, as marcas mantiveram movimentos provocados pela pandemia, como investimentos em ecommerce, no digital e em parcerias.

Risqué fez uma linha inspirada na série "Friends" com a Warner Bros. No lançamento, uniu-se à Rappi, permitindo que o consumidor enviasse kits com café, cookie e esmalte a amigos.

No digital, desenvolveu conteúdo para manicures sobre educação financeira e retorno seguro aos salões, quando permitido. A Pirelli, por sua vez, inaugurou marketplace próprio.

O Top Feminino & Masculino premia as marcas com maior diferença entre o índice de citação geral e o recorte por gênero. Risqué foi lembrada por 26% dos brasileiros como Esmalte —entre as mulheres, atingiu 37%. Pirelli recebeu 52% das menções dos homens como Pneu, 12 pontos percentuais acima da média.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.