Não tem mais caminho de volta. A pressão de consumidores, cada vez mais conscientes em relação aos limites do planeta, tem levado empresas a repensar não só o processo de produção como também as ações publicitárias.
Preservação de florestas, exploração de minérios e energia verde, para ficar nas pautas mais óbvias, são temas estratégicos de sobrevivência das marcas.
O movimento, mais que bem-vindo, é necessário. "Mas é preciso que as empresas possuam práticas de gestão que realmente modifiquem a realidade", alerta Rodolfo Guttilla, sócio da Cause, empresa de consultoria especializada na gestão de causas, "advocacy" e ESG, termos em inglês que recaem sobre a preocupação ambiental.
"Os consumidores percebem isso e eles atribuem valores para essas iniciativas, premiando as empresas com boas práticas e punindo as que ainda não adotaram ações responsáveis", explica.
A seguir, alguns exemplos dessas ações com viés ambiental.
PLASTICOFF (Whirlpool)
No mundo, são geradas 300 t de plásticos (70% vão parar no mar), conta a Whirlpool, empresa americana que fabrica Brastemp e Consul, em campanha divulgada no México. "Nós sabemos que somos parte do problema, mas também estamos comprometidos a ser parte da solução", diz a mensagem, criada pela agência VMLY&R, indicada na "shortlist" do Cannes Lions. A ação traz um tipo de plástico solúvel em água com a finalidade de embrulhar os eletrodomésticos da marca.
ILHA CORONA (Corona)
Reformar uma ilha sem o uso de plástico descartável e aplicar energia solar. Esses são alguns dos pilares de uma ação da marca de cerveja, pertencente à Ambev, que passou a administrar o espaço turístico. Situado a 40 minutos de Cartagena das Índias (Colômbia), o local pretende incentivar o ecoturismo, com a mensagem de preservação ambiental, e se propõe a motivar os hóspedes a se conectarem com a natureza, a partir de julho de 2023.
GREEN YOUR CITY (Heineken)
A marca de origem holandesa planeja, até 2030, transformar 80% das garrafas de vidro em circulares e adotar fontes de energia renovável em 50% dos pontos de venda em 19 capitais brasileiras. Com isso, a companhia pretende reforçar sua plataforma de iniciativas sustentáveis, com novas ações de consciência de consumo, tanto em ações ligadas à vida cultural quanto à cena noturna.
RECYCLE ROCK (Braskem)
Iniciativa de reciclagem de copos plásticos aplicada na última edição do Rock in Rio, desenvolvida pela agência Publicis. A Braskem se uniu a marcas como Coca-Cola, Natura e Heineken para transformar materiais usados no festival em matéria-prima. Eles foram destinados para dar forma a embalagens de produtos da Natura, por exemplo. A ação contabilizou cerca de 870 mil resíduos coletados.
PLAY FOR THE JUNGLE (Mastercard)
Usar a plataforma de games, tão em alta entre jovens, para conscientizá-los sobre a importância da natureza. Foi esse o próposito de uma ação da marca na final do Campeonato Brasileiro de "League of Legends". Desenvolvida pela agência WMcCann, a iniciativa, em homenagem ao Dia da Amazônia, teve uma partida com dez influenciadores na qual eles enfrentaram um obstáculo intransponível: uma selva em chamas, que os fizeram buscar alternativas para avançar no jogo.
VAMOS SER DIFERENTES (Coca-cola)
Com o slogan "mundo sem resíduos", a marca instalou uma estrutura no parque Villa-Lobos, em SP, para mostrar como funciona a jornada da garrafa retornável em uma fábrica. A iniciativa explicou desde a limpeza das embalagens até a chegada à mesa do consumidor. O espaço permitia trocar três embalagens recicláveis vazias por uma cheia. No Brasil, a companhia de origem americana tem a meta de alcançar 25% do volume de vendas em embalagens retornáveis até 2030.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.