Assaí, marca Top of Mind, trabalha a diversidade para seduzir brasileiros de todas as regiões

Presente em 24 estados, marca de atacarejo aposta em campanhas e ações locais para valorizar a cultura de diferentes partes do país

São Paulo (SP)

Empresa consagrada quando o assunto é atacado e varejo, o Assaí, dono de dois bicampeonatos na Folha Top of Mind, nas categorias Top Atacadista e Top Supermercado tem expandido sua presença no Brasil. Em todo o território nacional, 115 lojas foram abertas nos últimos três anos.

A rede de atacarejo Assaí Atacadista é bicampeã em duas categorias da Folha Top of Mind
A rede de atacarejo Assaí Atacadista é bicampeã em duas categorias da Folha Top of Mind - Divulgação/Assaí Atacadista

Para atender às diferentes demandas do consumidor brasileiro, a rede trabalha ainda com campanhas regionalizadas e tem escritórios situados em diferentes pontos do país.

Independente do GPA (Grupo Pão de Açúcar) desde 2020, a empresa foi intimada pela Receita Federal para fazer um arrolamento de bens no valor de R$ 1,265 bilhão ao grupo. A medida administrativa é uma forma de monitorar a transferência de ativos de propriedade de um potencial devedor tributário.

Segundo o Assaí, contudo, a Receita Federal acolheu o recurso administrativo apresentado e cancelou o termo de arrolamento. A empresa diz ainda que permanece em constante comunicação com o GPA e monitora o assunto.

Na pesquisa Datafolha, Assaí é lembrado pelos brasileiros por oferecer uma experiência de compra acessível, com presença em todos os cantos do país, o que reforça o posicionamento da marca, "Para todos, de Sol a Sol", lançado em 2023. Essa é a avaliação de Marly Yamamoto, diretora executiva de marketing e gestão de clientes.

Em abril deste ano, a empresa conquistou, pela nona vez, o prêmio de Melhor Atacadista em O Melhor de São Paulo - Serviços. Na Folha Top of Mind, registrou vitórias em 2022 e 2023.

"Valorizamos o olhar local, com uma comunicação pensada praça a praça para valorizar a cultura e as tradições regionais", explica Yamamoto. Exemplo disso é a campanha de comemoração dos 50 anos da marca, estrelada por cinco artistas brasileiros, cada um representando uma região do Brasil. Bell Marques, no Nordeste, Gaby Amarantos, no Norte, Michel Teló, no Sul, Simone Mendes, no Centro-Oeste, e Xande de Pilares, no Sudeste.

A sustentabilidade também é tema central para o Assaí, que trabalha com práticas ecológicas, como a instalação de painéis solares, economia de água, iluminação de LED e uso de fontes de energias renováveis, como eólica, solar e biomassa. "No ano passado, 97% de nossas lojas já utilizavam essas fontes. Pretendemos chegar a 100%", afirma Yamamoto.

Como o prêmio Folha Top of Mind reforça a posição e a relevância que a marca tem no mercado hoje?
Ser reconhecida pela Folha Top of Mind, uma premiação sólida e tradicional, consolida a presença do Assaí na memória dos clientes, destacando-nos como uma das principais marcas no setor de varejo alimentar.

Quais atributos do Assaí ajudam a consolidar a marca na memória dos brasileiros?
O Assaí se destaca por oferecer uma experiência de compra acessível. Nossas lojas são reconhecidas por seus preços baixos, cerca de 10% menores do que em varejistas tradicionais. Nos últimos três anos, inauguramos 115 lojas em todas as regiões do Brasil. Isso aumenta a conveniência dos clientes, fideliza e amplia a percepção de valor.

Como são criadas as campanhas da empresa e como elas ajudam a reforçar a lembrança da marca?
O conceito, "Para todos, de Sol a Sol", reforça nosso pilar de marca democrática, aberta para todos os públicos. Nele, valorizamos o olhar local, com uma comunicação pensada para a cultura e as tradições locais. Para isso, contamos com escritórios regionais que têm autonomia para tomar decisões de marketing, garantindo que falem a mesma língua de sua localidade. Um exemplo é a campanha de aniversário Assaí 50 Anos. Ela foi estrelada por cinco artistas brasileiros, cada um deles representando uma região do Brasil: Bell Marques, Gaby Amarantos, Michel Teló, Simone Mendes e Xande de Pilares, representando, respectivamente, as regiões Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

Quais são os projetos ambientais na seara de energia limpa?
A sustentabilidade é um tema central para o Assaí. Estamos comprometidos com práticas que minimizem o impacto ambiental, como a adoção de energias renováveis e eficientes. Desde 2019, migramos nossas operações para o Mercado Livre de Energia, priorizando fontes renováveis, como eólica, solar e biomassa.

No ano passado, 97% de nossas lojas já utilizavam essas fontes. Pretendemos chegar a 100%. Também instalamos painéis solares em algumas lojas e adotamos práticas de ecoeficiência, como iluminação LED e economia de água, reforçando nosso compromisso com operações responsáveis e de menor impacto ambiental.

Na avaliação da marca, quais foram as principais mudanças nesses 34 anos da pesquisa do Datafolha?
O Assaí passou por muitas transformações que refletem tanto as mudanças no mercado quanto a evolução da própria empresa, com inovações no modelo de atacarejo, expandindo sua rede de lojas em todo o país e introduzindo serviços até então inéditos no segmento.

Em agosto deste ano, atingimos o marco de 80% das lojas em todo o Brasil que já contam com a implementação de algum tipo de serviço, como açougue, empório de frios, padaria.

De que forma as estratégias de marca são impactadas pelos dados da pesquisa Datafolha?
O Top of Mind nos oferece 'insights' valiosos. Quando somos mencionados, tanto na categoria de atacadista quanto de supermercado, isso demonstra nossa habilidade de atender tanto consumidores finais quanto pequenos comerciantes, influenciando diretamente nossas estratégias de 'branding' e posicionamento para atender melhor a ambos os públicos.

Que ações a empresa adota para fortalecer a imagem da marca na memória dos brasileiros?
Contamos com uma forte atuação em patrocínios esportivos e culturais. Em junho deste ano, por exemplo, lançamos nosso novo posicionamento de patrocínio ao futebol brasileiro com o mote "Pensou Futebol, Pensou Assaí". A iniciativa veio junto com a ampliação de patrocínios para 17 campeonatos regionais de futebol em todo o país, além da Copa do Brasil, das séries A e B do Campeonato Brasileiro e da Copa do Nordeste. Outras iniciativas incluem o patrocínio ao Campeonato Brasileiro de Futsal e modalidades esportivas como a corrida de rua.

Na área cultural, fomos o atacadista oficial do Festival de Parintins (AM), das festas de São João de Caruaru (PE) e de Campina Grande (PB).

Na frente social, o Instituto Assaí se concentra em três pilares: apoio ao empreendedorismo, segurança alimentar e promoção do esporte. Realizamos doações de alimentos, apoio a cozinhas comunitárias, editais de projetos de esporte que visem o desenvolvimento da cidadania. Temos ainda a Academia Assaí, uma plataforma gratuita voltada para a capacitação de micro e pequenos empreendedores.

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