Descrição de chapéu Datafolha

Colgate diz que práticas sustentáveis fortalecem nome da marca na lembrança dos brasileiros

Às vésperas de completar cem anos de Brasil, marca vence Pasta de Dente há 18 anos, segundo pesquisa do ano passado

São Paulo (SP)

A pasta de dente é um item indispensável no carrinho de compras do brasileiro. Presente na pesquisa Folha Top of Mind desde sua primeira edição, em 1991, a categoria teve apenas três marcas vencedoras: Kolynos, Sorriso e Colgate. Essa última com o maior número de vitórias, 19 até o ano passado.

Em um país tão carente quanto o Brasil, educar a escovar os dentes, criar produtos que sejam acessíveis para a população e estar sempre conectado com profissionais da área de saúde bocal são algumas das inicitivas da gigante do segmento.

Top of Mind 2023
Colgate é a maior vencedora do Top Pasta de Dente, com 19 vitórias em 33 edições - Divulgação

Prestes a completar cem anos no país, a Colgate investe em pesquisa, inovação e comunicação de marca para se manter consolidada na mente dos brasileiros, de acordo com Adriana Anido, diretora de marketing da Colgate-Palmolive. "Buscamos entender as necessidades dos consumidores e desenvolver produtos que não só atendam mas excedam suas expectativas."

A líder do mercado entende ainda que é necessário ir além de entregar um produto de qualidade. Segundo Anido, as pessoas hoje em dia estão mais conscientes e exigentes quando se trata da pauta verde, portanto a companhia tem investido em práticas sustentáveis. É compromisso da empresa, por exemplo, construir 100% de novos locais de fabricação com certificação LEED (sigla sobre liderança em energia e design ambiental), que busca eficiência energética, com menos desperdícios.

Os resultados do Top of Mind 2024 serão divulgados no site oficial e na versão impressa da revista, que circula nacionalmente no dia 23 de novembro, junto com a versão impressa da Folha.

A Colgate lidera o Top Pasta de Dente desde 2005. Qual a importância dessa conquista?
Essa conquista é reflexo da forte presença e confiança que a marca construiu junto aos consumidores. O reconhecimento pela Top of Mind ilustra a consistência da Colgate em manter-se relevante e inovadora, reforçando seu posicionamento de líder de mercado.

Quais atributos ajudam a fortalecer a imagem da marca na memória dos brasileiros?
Qualidade de seus produtos, investimento em pesquisa, inovação e uma forte comunicação de marca. A Colgate já faz parte das famílias brasileiras por gerações. Além disso, o compromisso com a saúde bucal e a presença contínua em educação, como o programa "Sorriso Saudável, Futuro Brilhante®", são fatores que ajudam a fortalecer a conexão emocional com os consumidores.

Como a empresa conseguiu se manter como Top of Mind a longo prazo?
A Colgate se mantém uma marca Top of Mind por conta de um portfólio diversificado, campanhas de marketing eficazes e uma forte presença tanto em lojas físicas quanto online. Trabalhamos com um propósito sólido de promover a saúde bucal. Temos ainda a parceria e o apoio de dentistas.

Quais são os projetos ambientais da empresa?
A companhia tem o compromisso de construir 100% de novos locais de fabricação com certificação LEED, garantindo que sejam otimizados para eficiência energética, economia de água e desperdício minimizado desde o primeiro dia de atividades.

Quais foram as principais mudanças durante esses 34 anos de pesquisa do Datafolha?
A Colgate-Palmolive expandiu seu portfólio, incorporou avanços tecnológicos e investiu em práticas sustentáveis. Em paralelo, o mercado evoluiu com consumidores mais exigentes e conscientes, demandando produtos inovadores e responsáveis.

Para atender a essas novas exigências, a Colgate-Palmolive tem se dedicado à pesquisa e à inovação, com um olhar voltado a entender as necessidades dos consumidores e desenvolver produtos que não só atendam mas excedam suas expectativas.

Além disso, a empresa tem fortalecido sua cultura digital, capturando e analisando dados em tempo real para otimizar suas estratégias de marca e produtos.

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