A cor da Top Agência de Viagem é amarela. Não à toa, a escolha representa, mais que tudo, o Sol, que ajuda a iluminar os dias de quem está de férias ou folga e ainda deixa tanto o mar quanto as montanhas mais vivas.
Além da presença no logo da marca, amarelo também é uma cor, digamos, lúdica, ligada a desenhos infantis e animações, que nos ajuda a "viajar". Pela 14ª edição consecutiva, a CVC colore a categoria de amarelo. É justamente com a campanha "Alerta Amarelo" que a cantora Ivete Sangalo voltou aos comerciais da marca, que obteve 19% das citações na Folha Top of Mind em 2024.
Criada pela agência publicitária FCB Brasil, a campanha visa fortalecer as vendas de fim de ano. A baiana "maceta" os preços com promoções para destinos nacionais e internacionais, afinal, as férias estão logo ali.
"Não há dúvida de que o brasileiro ama viajar e já colocou as viagens na cesta de consumo das famílias", afirma Emerson Belan, diretor da CVC, que tem 1.200 lojas em cerca de 500 municípios espalhados pelo Brasil. Só no primeiro semestre deste ano, alcançou um recorde de abertura delas: 90. E não vai parar por aí. Há planos de expansão.
Criada em 1972, na cidade de Santo André (Grande São Paulo), a empresa também registra aumento na procura por lojas físicas. Devido à demanda, em agosto deste ano retomou o projeto Quiosque CVC, que implementa um ponto adicional de vendas num determinado centro de compras (um shopping, por exemplo). A ideia é diversificar o público, atendendo diferentes perfis de consumidores.
De acordo com Belan, o propósito da CVC, desde sua inauguração, é democratizar o acesso às viagens. "Temos uma prateleira de produtos para todos os gostos e bolsos", afirma. A companhia oferece pacotes turísticos que incluem passagens aéreas ou de ônibus, cruzeiros, aluguel de carro, hospedagem e seguro-viagem dentro e fora do Brasil.
A marca, que venceu também o Top Férias, destaca-se entre os entrevistados com renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos (48%), entre os mais instruídos (43%) e nas classes A/B (38%).
Na seara da energia limpa, a CVC informa que incentiva a contratação de colaboradores de comunidades locais, onde realiza hospedagens e passeios, o que ajuda a evitar grandes deslocamentos e, consequentemente, reduz a emissão de gás carbônico.
COMPANHIA AÉREA
Campeã da categoria pelo oitavo ano consecutivo, com 30% das menções dos entrevistados pelo Datafolha, a Gol também ressalta a democratização de acesso a seus voos como uma de suas principais ações no país.
O modelo de precificação dinâmica das passagens permite que diferentes perfis de clientes usem o transporte aéreo, destaca Andrea Piagentini, gerente de marketing da empresa.
"Ele faz com que os preços tenham oscilação constante. Aqueles que se planejam com maior antecedência podem contar com tarifas mais atraentes", explica. Como se sabe, planejamento é a peça-chave em se tratando de viagens.
Segundo o levantamento nacional do Datafolha, a Gol registra seus melhores índices entre os mais instruídos (40%) e nas classes A/B (37%). Entre os que costumam comprar passagens aéreas ouvidos pelo instituto (19%), a lembrança é de 34%.
Fundada há apenas 23 anos, a Gol vem se aproximando de companhias aéreas com longa trajetória de vitórias na Folha Top of Mind. A Varig, que operou de 1927 a 2006, e a antiga Tam (hoje Latam) obtiveram nove vitórias cada uma nesta categoria da pesquisa.
Na atualidade, não há dúvidas de que o setor encontra uma série de desafios. Um deles é a flutuação do dólar, moeda que impacta os preços dos serviços aéreos.
Os custos acabam criando dificuldades para uma maior oferta de tarifas mais baixas, mas a empresa tem aumentado a frequência de promoções em seus canais de venda, de acordo com a executiva Andrea Piagentini. "Além disso, apoiamos iniciativas de órgãos públicos, como o programa Voa Brasil, e projetos sociais com foco em educação, por meio de passagens gratuitas oferecidas pelo Instituto Gol."
A companhia declara ainda estar atenta às questões ambientais. O projeto Book & Claim, uma parceria com a fornecedora de combustível Vibra, permitiu a primeira compensação no Brasil de SAF (sigla em inglês para combustível sustentável de aviação).
Ampliar a adoção desse combustível verde é uma das prioridades da Gol. "Entre os nossos pilares para atingir o balanço líquido zero de carbono até 2050, a utilização de SAF nas operações é o mais urgente", explica Piagentini. Ela afirma que o uso do modelo representa 64% do conjunto de iniciativas sustentáveis em andamento na companhia.
Que ações como essas, em defesa do ambiente, ocupem logo 100% das atenções.
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