O primeiro sutiã a gente nunca esquece, dizia o comercial histórico criado por Washington Olivetto (1951-2024), um dos maiores Top of Mind da propaganda brasileira. A campanha feita para a Valisere, em 1987, ganhou um Leão de Ouro em Cannes, espécie de Oscar da publicidade.
No mesmo ano, outra criação sua sacudiu o público: "Hitler", desenvolvida para a Folha, que também seria premiada pelo mesmo festival. Com ao menos 50 Leões em toda a carreira, Olivetto lançou ícones publicitários como o Garoto Bombril, que deu fama ao ator Carlos Moreno e virou meme numa época em que nem existiam redes sociais (ele costumava dizer que a publicidade não deveria ser escrava delas).
Além das mil e uma utilidades de Bombril, Olivetto ajudou a popularizar as "Melissinhas" da Grendene e o "cachorrinho da Cofap", marca de amortecedores. De 1994, a campanha projetou o slogan: "O melhor amigo do carro. E do dono do carro". Na manhã de 13 de outubro de 2024, Olivetto partiu. Naquele domingo, a propaganda brasileira perdeu muito de sua graça e genialidade.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.