Samsung diz que segue empenhada em implementar a IA de uma forma sustentável e ética

Vice-presidente sênior da Samsung Brasil, Gustavo Assunção, diz que as repetidas vitórias da multinacional sul-coreana na Folha Top of Mind reforçam a imagem da marca como inovadora e confiável

São Paulo (SP)

A primeira vez em que a Samsung figurou na Folha Top of Mind foi em 2013, quando venceu o Top Aparelho de TV, categoria que dominou na última década. Nesses dez anos, a marca também foi vencedora invicta dos Tops Computador e Notebook, criado em 2015, e Smartphone e Tablet, de 2020, além de nove vitórias na categoria mais prestigiada da pesquisa Datafolha, o Top do Top, que premia a marca mais lembrada por brasileiros.

Os resultados da próxima edição Folha Top of Mind 2024 serão divulgados na versão impressa da revista, que circula em todo o Brasil no dia 23 de outubro, junto com a versão impressa da Folha.

Logo da Samsung na inauguração do espaço 'Olympic™ Rendezvous @ Samsung', no bairro Champs-Elysees, em Paris, França, para os Jogos Olímpicos de 2024 - Benoit Tessier/REUTERS

O histórico de vitórias da Samsung pode ser consequência direta do trabalho que a empresa faz para se manter presente na mente dos consumidores. No Brasil desde 1986, a Samsung participou das mudanças tecnológicas mais importantes do século 21, como a substituição do telefone fixo para o celular e, depois, para o smartphone, a criação do notebook e a chegada da smart TV, que desbancou as televisões de tubo presentes nas casas dos brasileiros nos anos 1980.

Para Gustavo Assunção, vice-presidente sênior da Samsung Brasil, o compromisso da empresa no país é "democratizar o acesso à tecnologia". Ele aponta como a marca tem trabalhado para tornar mais acessível a tecnologia de inteligência artificial.

"Nosso objetivo é tornar a rotina de uso e gerenciamento da I.A. algo ainda mais simples, intuitivo e preciso. Queremos revolucionar a forma como os brasileiros usam seus dispositivos".

Ele reitera que, apesar dos avanços tecnológicos, a preocupação com o ambiente está presente no dia a dia da empresa, que tem iniciativas de sustentabilidade, energia limpa e reciclagem.

A Samsung é vencedora invicta nas categorias Top Smartphone e Tablet e Top Computador e Notebook. Além disso, também vence a categoria Top Aparelho de TV desde 2013 e costuma figurar no Top do Top. Quais fatores colaboraram para construir esse reconhecimento apontado pelo Datafolha?

A Samsung alcançou esse reconhecimento devido a uma combinação de fatores estratégicos e operacionais. A empresa investe de forma consistente em inovação tecnológica, possui uma forte presença de mercado e uma ampla rede de distribuição.

Outro fator é o compromisso da Samsung com a experiência do cliente, com canais de comunicação disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana, incluindo o atendimento em libras para pessoas surdas e com deficiência auditiva. A empresa ainda conta com uma sólida agenda ESG, incluindo iniciativas de cidadania corporativa e sustentabilidade.

Quais ações a empresa adota para fortalecer a imagem da marca na memória dos brasileiros?

A conectividade foi alvo das ações recentes nas Olimpíadas 2024, quando conseguimos aproximar os fãs dos atletas. Na cerimônia de abertura, revolucionamos a experiência de transmissão com imagens inéditas capturadas diretamente dos barcos com os atletas que passavam no rio Sena. Eles também puderam usar o Galaxy Z Flip6 Edição Olímpica no pódio, podendo registrar o momento com uma selfie da vitória.

Além disso, a empresa quer se conectar com as gerações mais jovens, patrocinando a Brasil Game Show (BGS), há três anos, e o Lollapalooza Brasil, há cinco anos.

A marca costuma ser muito lembrada na faixa etária de 16 a 24 anos. Vocês têm alguma estratégia para conversar diretamente com o público jovem?

Falar com os mais jovens é objetivo de qualquer marca, mas isso não significa renunciar ao público mais velho. Nosso compromisso é atender às necessidades e desejos de diferentes perfis e gerações e seguir investindo em inovação para transformar a relação das pessoas com a tecnologia.

Em 2022 a Samsung lançou o Future Generation Lab, uma área estratégica global voltada para estreitar os laços com as novas gerações, com ênfase inicial na Geração Z. Esse grupo é composto por colaboradores na casa dos 20 anos, escolhidos para orientar a empresa no desenvolvimento de novas iniciativas.

Quais são as previsões para o mercado de tecnologia?

A empresa segue liderando os padrões de inovação da indústria e reflete esse posicionamento ao oferecer o ecossistema Galaxy AI, que agora está sendo expandido. Acreditamos que ele é capaz de oferecer uma compreensão abrangente de saúde, reunindo informações de vários dispositivos Galaxy em um só lugar para um cuidado de saúde holístico.

Quais são os projetos ambientais da empresa para promover a energia limpa?

Nas novas Samsung AI TVs, o recurso detecta automaticamente o nível de iluminação do ambiente e ajusta o brilho do aparelho, além de gerenciar o nível de brilho da tela de forma sutil, o que diminui o consumo e, consequentemente, o gasto de energia da TV.

O controle SolarCell tem um painel que absorve energia solar ou luz ambiente para funcionar. Ele conta com 24% de plástico reciclado em sua composição. Isso quer dizer que, para a produção anual de 10 milhões de controles, são necessárias mais de seis toneladas de resíduos reciclados – total que equivale a uma redução de cerca de 18% nas emissões de carbono em comparação com a produção convencional.

O programa de logística reversa da Samsung, conhecido como Samsung Recicla, foi implementado no Brasil em 2017 e visa coletar resíduos eletrônicos adequadamente.

O Galaxy for the Planet trata do compromisso da Samsung para, até 2025, reduzir sua pegada ambiental e diminuir o esgotamento de recursos desde a produção até o descarte dos seus produtos Galaxy.

Em suas duas plantas no país, em Campinas (SP) e Manaus (AM), a empresa apresenta desperdício zero.

Por fim, temos os programas Eco Troca e Troca Smart. O primeiro, criado para diminuir o descarte impróprio de lixo eletrônico, permite que os consumidores troquem seus dispositivos por vouchers de desconto na loja online da Samsung. Já o segundo, o "trade-in", permite a consumidores reaproveitar um smartphone, tablet ou smartwatch antigo como descontos na compra de um novo dispositivo Galaxy.

Quais são os próximos passos da marca para se manter Top of Mind?

Nosso compromisso é atender às necessidades e desejos de diferentes perfis e gerações e seguir investindo em inovação para transformar a relação das pessoas com a tecnologia. A Samsung continua empenhada em implementar a IA de uma forma sustentável e ética, garantindo que a Galaxy AI respeite os princípios de justiça, transparência e responsabilidade.

O prêmio reforça a posição e a relevância que a Samsung tem no mercado hoje?

Na edição de 2023, a Samsung alcançou a marca de 41% das menções e garantiu seu posto de marca de TVs mais lembrada pelos brasileiros. O mesmo aconteceu nas categorias "Smartphone e Tablet", onde a marca consegue ser lembrada por 45% dos entrevistados, e "Computador e Notebook", com 35% das citações.

De que forma as estratégias de marca são impactadas pelos dados da pesquisa Datafolha?

O resultado oferece "insights" valiosos sobre a percepção do consumidor em relação aos produtos e serviços. Conseguimos, com isso, identificar áreas de melhoria para atender ainda melhor às expectativas dos clientes, garantindo que a marca continue a ser percebida como a melhor nas categorias em que atua.

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.