Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando você pensa em carro elétrico? Novidade nas ruas, nos debates sobre o futuro e na publicidade brasileira, o carro elétrico também estreou como categoria nesta 34ª edição da Folha Top of Mind.
Desde 1991, o Datafolha realiza a maior pesquisa de lembrança de marcas da América Latina. Os pesquisadores viajam de ônibus, carro, barco e avião pelas cinco regiões do país. Presencialmente, eles entrevistam brasileiros de todas as faixas etárias e classes sociais. Ao longo desse período, foram analisadas cerca de 200 categorias de setores importantes da economia brasileira, como alimentação, finanças, transporte, saúde e higiene, que fazem parte da rotina da população.
Com a Folha Top of Mind, há mais de três décadas os brasileiros sabem mais sobre suas marcas favoritas, e as empresas podem utilizar as informações da pesquisa para se posicionar em relação a seus concorrentes. Onipresentes no cotidiano, categorias como Aparelho de TV, Carro, Margarina e Pasta de Dente estiveram em todas as edições do estudo do Datafolha. Outras, como Filmadora (2004 e 2005) e Impressora (2007), fizeram participações pontuais.
Sempre atentas às mudanças, as categorias acompanham as tendências de consumo. Nos últimos anos, surgiram novidades como repelente, ar-condicionado, airfryer e carro elétrico — produtos que estão cada vez mais presentes ou se lançam como desejo futuro na vida dos consumidores.
A conquista e consolidação das marcas na cabeça dos entrevistados é proporcional ao avanço desses novos mercados. Para se ter uma ideia desse alcance, 47% da população, atualmente, costuma comprar repelente; metade dos brasileiros (49%) cozinha num aparelho de airfryer; cerca de um terço (27%) possui ar-condicionado; e 1% já adquiriu um carro elétrico.
Novos produtos e marcas surgem de novas demandas da sociedade, e essas mudanças também são acompanhadas pela Folha Top of Mind anualmente. Nas últimas décadas, por exemplo, o brasileiro passou a comprar por aplicativos e assistir a conteúdos por plataformas de streaming, mostra a pesquisa. Impensável há alguns anos, hoje 44% da população costuma fazer pedidos de comida por app. Desses consumidores, 19% têm esse hábito pelo menos uma vez por semana e 11%, uma vez a cada 15 dias. O costume é comum tanto em cidades de regiões metropolitanas (49%) quanto em municípios do interior (40%).
O acesso a conteúdo variado e a conveniência são alguns dos fatores que levam 56% dos brasileiros a acessarem plataformas de streaming, o que representa uma mudança importante no consumo de entretenimento. Cerca de 23% assistem a filmes e séries todos os dias, e 25% pelo menos uma vez por semana. Esse hábito é mais frequente entre os mais jovens (82%), mas também faz parte da rotina de um terço da população mais velha.
A pesquisa Folha Top of Mind reflete as mudanças de uma sociedade em transformação, na qual o comportamento dos consumidores está em constante evolução.
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