Folha Top of Mind chega à 32ª edição reconhecida pelo mercado e de olho nas tendências

Pesquisa Datafolha com as marcas mais lembradas será divulgada no fim de outubro

A Folha Top of Mind chega à 32ª edição em 2022. Desde 1991 no mercado, a pesquisa de lembrança de marcas feita pelo Datafolha se destaca como a principal do país.

Os pesquisadores vão a campo para saber das pessoas quais as marcas mais lembradas por elas. O início do projeto veiculou o resultado a partir de 12 categorias. Na última edição, foram 80 categorias, que levantam nomes em temas como ambiente, bancos, companhias aéreas, automóveis, pasta de dente, entre tantos outros.

A constante evolução tecnológica, por exemplo, faz com que novas categorias surjam. Foram os casos de bancos digitais e aplicativos de transporte em 2021. Nubank e Uber, respectivamente, figuraram como as mais lembradas pelos entrevistados.

Pessoas no palco comemoram prêmio em um local fechado
Cerimônia da Folha Top of Mind no antigo Tom Brasil (zona sul de São Paulo) - Adriano Vizoni - 29.out.2019/Folhapress

"Não existe termômetro mais importante para o mercado e os anunciantes que verem suas marcas na boca das pessoas. E, para isso, é necessário propósito, estratégia e pertinência", afirma Marcelo Reis, co-CEO e CCO da agência Leo Burnett.

Com a visão de representante de varejistas, Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), observa a importância da premiação: "É uma importante ferramenta para balizar os investimentos de marketing das empresas, pois elas conseguem ter a percepção de sua importância no mercado sob a ótica do consumidor."

"E quem não quer estar e se manter na lembrança das pessoas?", indaga Antonio Fadiga, sócio e CEO da Artplan. "Poder capturar a percepção das marcas, com um olhar abrangente e preciso em diferentes cenários no país ao longo de mais de 30 anos, é admirável. Quando nossos clientes fazem parte desta seleção, é motivo de orgulho para mim e para toda a agência", completa.

De acordo com o executivo, a Folha Top of Mind tem a capacidade de retratar o cotidiano das pessoas e de apurar quais são os produtos e serviços mais presentes no cotidiano dos consumidores.

E para atingir essas pessoas em diversos rincões do país, os pesquisadores utilizam avião, carro, moto, ônibus e até barco, representando a pluralidade regional do Brasil. No último ano, eles ouviram 7.584 brasileiros com 16 anos ou mais de todas as regiões, sexos e classes sociais.

"É louvável uma pesquisa que há três décadas viaja por todo o Brasil com uma pergunta simples, ‘Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?’, mas que revela muito sobre o comportamento do consumidor brasileiro ao longo de todos esses anos", ressalta Eduardo Simon, sócio e CEO da agência Galeria.

A exceção dessas viagens foi 2020, quando veio a pandemia de Covid-19 e as entrevistas se deram por telefone.

Eduardo Simon aparece da cintura para cima em um cenário preto; ele é um homem branco, está com uma blusa preta e com as mãos nos bolsos olhando para a câmera
Eduardo Simon, CEO da agência Galeria - Divulgação

NOVOS TEMPOS

Questões ambientais e diversidade são temas atuais em discussão cada vez mais evidentes e, claro, isso impacta a publicidade e a atuação das grandes marcas. Em uma sociedade polarizada, tópicos como racismo, feminismo, LGBTfobia surgem em grandes debates.

Diversidade, inclusive, foi o grande mote da edição especial da Folha Top of Mind em 2021.

"Nos dias de hoje, para uma marca ser admirada e lembrada, ela precisa buscar autenticidade, criar atitude, propósito e ação", indica Sergio Lage, coordenador e professor da pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). "Ela precisa se inspirar e ser inspiradora, motivadora e, também, construtora de uma sociedade melhor", completa o consultor.

Segundo o especialista, a marca precisa ser "multiplicadora dessas novas manifestações e, de alguma forma, incorporar ou, no mínimo, buscar entender e respeitar estas conquistas dos direitos civis e humanos como as pautas da inclusão social, da diversidade e do respeito às diferenças".

Já Eduardo Simon observa marcas e agências mais inclusivas. "E a tendência é que essa prática seja cada vez maior para que todos os grupos possam se sentir representados e respeitados."

"Mas preciso dizer que ainda existe um problema para ser resolvido no sentido de representarmos mais adequadamente a população brasileira seja nas comunicações ou ainda nos times que trabalham para as marcas", afirma o executivo da Galeria.

"A atividade publicitária é espelho das relações sociais, econômicas e de consumo do país… Para ser Top of Mind, apesar do nome, o trabalho da marca e de sua agência é conquistar o coração do consumidor. Este prêmio é a comprovação disso", afirma Mario D’Andrea, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).

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