Maior vencedor da Folha Top of Mind em uma única categoria, a de carro, a Volkswagen chega aos 70 anos de Brasil em 2023 com planos de flexibilização do uso de automóveis e de descarbonização de fábricas e veículos.
Enquanto as discussões sobre a introdução do carro elétrico avançam a passos lentos no mercado, a tradicional montadora alemã já trabalha na modernização e refinamento da experiência de compra de seus carros. O maior pilar é o desenvolvimento de soluções digitais e alternativas para consumo, como o Sign & Drive, um serviço de aluguel de automóveis da empresa.
Essa maior proximidade com as demandas do público é crucial para o futuro aos olhos de Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil. "Entender as necessidades dos clientes com certeza é o ponto principal em toda essa relação", explica. "Só assim os consumidores podem ter confiança em nossa marca e nos nossos produtos."
Além disso, ele avalia que a sustentabilidade é central aos negócios de qualquer empresa automobilística, em especial porque o tema da descarbonização do setor ganhou relevância.
A Volkswagen busca se manter como exemplo desde que se tornou a primeira empresa do setor a assinar o Acordo de Paris, que prevê a redução global de 55% das emissões de gases do efeito estufa. No Brasil, a marca já investe em campanhas e ações que preparem o terreno para a chegada do carro elétrico, bem como inaugura neste mês um novo centro de pesquisa de biocombustíveis em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).
Corassa fala sobre a evolução histórica do tema da sustentabilidade nos negócios da montadora e de que forma a marca pretende estender o recorde de 30 vitórias na categoria Carro do Top of Mind para os próximos anos.
Folha - A Volkswagen venceu 30 vezes a categoria Carro. Qual a importância de conquistar o prêmio de forma recorrente?
Roger Corassa - Este reconhecimento contínuo é resultado de todos os esforços que a Volkswagen realiza com foco em seus clientes. É um trabalho estratégico que mostra como a companhia está cada vez mais próxima e vem entendendo as necessidades dos consumidores ao trazer produtos que surpreendem e atendem seus desejos. Isso significa oferecer muito mais tecnologia, conectividade e design em nossos produtos e encantar no atendimento e na experiência em toda a jornada do cliente com a nossa marca.
Quais foram as principais mudanças do mercado nos 32 anos de existência da pesquisa do Datafolha?
Temas como segurança, tecnologia e design continuam sendo atributos que os consumidores brasileiros valorizam muito ao longo dos anos. O que mudou é a forma como as pessoas estão consumindo os carros. Hoje somos uma empresa muito mais humana, digital e próxima dos clientes oferecendo produtos e serviços, sempre alinhados às suas necessidades. Pensar de forma ampla a jornada do cliente é uma preocupação constante da empresa.
Hoje temos uma forte rede de concessionárias em todas as regiões do Brasil e, com foco na experiência do cliente e nos benefícios que a digitalização dos processos pode oferecer. A Volkswagen do Brasil faz uso do DDX (do inglês, Digital Dealer eXperience), um importante recurso de conveniência que dá ao consumidor a oportunidade de realizar toda a jornada de compra sem necessariamente ir à uma concessionária.
Qual é o balanço que o senhor faz do impacto da pandemia nas estratégias de marca?
O que mais marcou positivamente foi a aceleração para o digital. Um grande exemplo foi quando, com o Nivus, quebramos o paradigma de lançar um modelo 100% digital, sem que ninguém, nem clientes ou jornalistas, dirigisse o carro. Nossa pré-venda foi um sucesso enorme. O primeiro lote terminou em 24 horas com 1.200 unidades vendidas, com 200 unidades de uma edição especial limitada comercializadas em apenas 7 minutos.
O que é o Sign & Drive e como ele se insere nos negócios da Volkswagen?
É um serviço de assinatura com contratação online criado para atender a maneira contemporânea de consumir carros. Desenvolvida em parceria com a Volkswagen Financial Services e Assobrav [Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen, organização que representa a rede de concessionários da fabricante], é um serviço complementar ao que já oferecemos que é adquirir à vista ou financiar um veículo.
A maior percepção do público sobre a sustentabilidade mudou o comportamento e as ações da empresa?
Com certeza e, hoje, o que está na pauta da agenda de sustentabilidade é o impacto que as montadoras estão tendo no meio ambiente e fica evidente o quão relevante é o tema da descarbonização.
A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris e implementou a estratégia global Way To Zero, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050.
Na Europa, a ofensiva elétrica já teve início. Nos EUA e na China, isso deve acontecer um pouco mais tarde. Em mercados emergentes como o Brasil, pode demorar ainda mais para se tornar completamente elétrico.
Alguns fatores impossibilitam mudanças mais rápidas: indisponibilidade de infraestrutura de carregamento, energia renovável e o nível de renda local. É por isso que é necessário explorar opções alternativas aproveitando os recursos locais que já estão disponíveis hoje. O uso de biocombustíveis é uma estratégia complementar para ajudar a indústria em mercados emergentes a neutralizar as emissões de carbono.
Quais são as metas de sustentabilidade da Volkswagen?
Seguimos a estratégia global Way To Zero. Estamos sempre comunicando nas nossas redes sociais, neste primeiro momento, quais são nossas ações em prol da descarbonização, para que possamos levar conhecimento embasado e de forma leve e divertida para mais pessoas entenderem qual é a importância da proteção climática.
Estamos desenvolvendo parcerias com universidades e empresas, como também investindo regionalmente em um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Biocombustíveis que será inaugurado em setembro na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo.
Quais são as previsões para o mercado automobilístico?
Imaginamos o próximo ano com muitas novidades no que diz respeito a produtos. Teremos a evolução das pesquisas e parcerias seladas com as universidades. A fábrica de Taubaté já estará operando com o biometano como fonte de energia na produção, nosso centro de P&D em biocombustíveis já estará em operação, e celebraremos os 70 anos da Volkswagen no Brasil, com ações que se estenderão no decorrer do ano.
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