Descrição de chapéu clima Acordo de Paris

Volkswagen caminha aos 70 anos de Brasil como campeã na Folha Top of Mind

Com 30 vitórias na categoria Carro, fabricante alemã prevê alternativas para consumo como serviço de aluguel de automóveis

Pedro Strazza
São Paulo

Maior vencedor da Folha Top of Mind em uma única categoria, a de carro, a Volkswagen chega aos 70 anos de Brasil em 2023 com planos de flexibilização do uso de automóveis e de descarbonização de fábricas e veículos.

Enquanto as discussões sobre a introdução do carro elétrico avançam a passos lentos no mercado, a tradicional montadora alemã já trabalha na modernização e refinamento da experiência de compra de seus carros. O maior pilar é o desenvolvimento de soluções digitais e alternativas para consumo, como o Sign & Drive, um serviço de aluguel de automóveis da empresa.

Essa maior proximidade com as demandas do público é crucial para o futuro aos olhos de Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil. "Entender as necessidades dos clientes com certeza é o ponto principal em toda essa relação", explica. "Só assim os consumidores podem ter confiança em nossa marca e nos nossos produtos."

Imagem de campanha da Volkswagen
Campanha da Volkswagen aposta em diversidade para divulgar o T-Cross - Divulgação

Além disso, ele avalia que a sustentabilidade é central aos negócios de qualquer empresa automobilística, em especial porque o tema da descarbonização do setor ganhou relevância.

A Volkswagen busca se manter como exemplo desde que se tornou a primeira empresa do setor a assinar o Acordo de Paris, que prevê a redução global de 55% das emissões de gases do efeito estufa. No Brasil, a marca já investe em campanhas e ações que preparem o terreno para a chegada do carro elétrico, bem como inaugura neste mês um novo centro de pesquisa de biocombustíveis em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

Corassa fala sobre a evolução histórica do tema da sustentabilidade nos negócios da montadora e de que forma a marca pretende estender o recorde de 30 vitórias na categoria Carro do Top of Mind para os próximos anos.

Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, aparece em primeiro plano, da cintura pra cima. Ele é um homem branco, com terno azul marinho e camisa social branca, com barba de cor preta e grisalha e cabelo curto e liso. Ao fundo, aparece uma parede azul pintada com uma linha branca, com o símbolo da Volkswagen à esquerda e interrompendo a linha. Tags: Top of Mind, Volkswagen
Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil - Divulgação

Folha - A Volkswagen venceu 30 vezes a categoria Carro. Qual a importância de conquistar o prêmio de forma recorrente?

Roger Corassa -
Este reconhecimento contínuo é resultado de todos os esforços que a Volkswagen realiza com foco em seus clientes. É um trabalho estratégico que mostra como a companhia está cada vez mais próxima e vem entendendo as necessidades dos consumidores ao trazer produtos que surpreendem e atendem seus desejos. Isso significa oferecer muito mais tecnologia, conectividade e design em nossos produtos e encantar no atendimento e na experiência em toda a jornada do cliente com a nossa marca.

Quais foram as principais mudanças do mercado nos 32 anos de existência da pesquisa do Datafolha?

Temas como segurança, tecnologia e design continuam sendo atributos que os consumidores brasileiros valorizam muito ao longo dos anos. O que mudou é a forma como as pessoas estão consumindo os carros. Hoje somos uma empresa muito mais humana, digital e próxima dos clientes oferecendo produtos e serviços, sempre alinhados às suas necessidades. Pensar de forma ampla a jornada do cliente é uma preocupação constante da empresa.

Hoje temos uma forte rede de concessionárias em todas as regiões do Brasil e, com foco na experiência do cliente e nos benefícios que a digitalização dos processos pode oferecer. A Volkswagen do Brasil faz uso do DDX (do inglês, Digital Dealer eXperience), um importante recurso de conveniência que dá ao consumidor a oportunidade de realizar toda a jornada de compra sem necessariamente ir à uma concessionária.

Qual é o balanço que o senhor faz do impacto da pandemia nas estratégias de marca?

O que mais marcou positivamente foi a aceleração para o digital. Um grande exemplo foi quando, com o Nivus, quebramos o paradigma de lançar um modelo 100% digital, sem que ninguém, nem clientes ou jornalistas, dirigisse o carro. Nossa pré-venda foi um sucesso enorme. O primeiro lote terminou em 24 horas com 1.200 unidades vendidas, com 200 unidades de uma edição especial limitada comercializadas em apenas 7 minutos.

O que é o Sign & Drive e como ele se insere nos negócios da Volkswagen?

É um serviço de assinatura com contratação online criado para atender a maneira contemporânea de consumir carros. Desenvolvida em parceria com a Volkswagen Financial Services e Assobrav [Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen, organização que representa a rede de concessionários da fabricante], é um serviço complementar ao que já oferecemos que é adquirir à vista ou financiar um veículo.

A maior percepção do público sobre a sustentabilidade mudou o comportamento e as ações da empresa?

Com certeza e, hoje, o que está na pauta da agenda de sustentabilidade é o impacto que as montadoras estão tendo no meio ambiente e fica evidente o quão relevante é o tema da descarbonização.

A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris e implementou a estratégia global Way To Zero, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050.

Na Europa, a ofensiva elétrica já teve início. Nos EUA e na China, isso deve acontecer um pouco mais tarde. Em mercados emergentes como o Brasil, pode demorar ainda mais para se tornar completamente elétrico.

Alguns fatores impossibilitam mudanças mais rápidas: indisponibilidade de infraestrutura de carregamento, energia renovável e o nível de renda local. É por isso que é necessário explorar opções alternativas aproveitando os recursos locais que já estão disponíveis hoje. O uso de biocombustíveis é uma estratégia complementar para ajudar a indústria em mercados emergentes a neutralizar as emissões de carbono.

Quais são as metas de sustentabilidade da Volkswagen?

Seguimos a estratégia global Way To Zero. Estamos sempre comunicando nas nossas redes sociais, neste primeiro momento, quais são nossas ações em prol da descarbonização, para que possamos levar conhecimento embasado e de forma leve e divertida para mais pessoas entenderem qual é a importância da proteção climática.

Estamos desenvolvendo parcerias com universidades e empresas, como também investindo regionalmente em um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Biocombustíveis que será inaugurado em setembro na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Quais são as previsões para o mercado automobilístico?

Imaginamos o próximo ano com muitas novidades no que diz respeito a produtos. Teremos a evolução das pesquisas e parcerias seladas com as universidades. A fábrica de Taubaté já estará operando com o biometano como fonte de energia na produção, nosso centro de P&D em biocombustíveis já estará em operação, e celebraremos os 70 anos da Volkswagen no Brasil, com ações que se estenderão no decorrer do ano.

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