Artista indígena Georgina Sarmento ilustra 32ª edição da Folha Top of Mind

Nascida em Roraima, ela usou aquarela e bordado, inspirada pela mãe e por artesãs de aldeias

Nascida em Boa Vista (RR), a artista visual Georgina Sarmento, de 27 anos, assina as ilustrações da 32ª edição da Folha Top of Mind. Com origem indígena, dos povos Makuxi e Wapichana, que vivem em áreas amazônicas de Roraima, ela traz reflexões sobre o corpo feminino e gordo em seu trabalho.

Suas técnicas de criação são aquarela e bordado, inspiradas em sua mãe e em outras artesãs indígenas. "Optei por um trabalho todo no bordado", conta.

"Quis brincar com as texturas que as linhas e os pontos podem proporcionar." A artista chama a atenção para um preconceito, nas palavras dela, histórico. "A arte indígena tem sido posta em posições marginalizadas ou consideradas inferiores, mas o cenário vem mudando. Muitos artistas indígenas contemporâneos têm ganhado destaque."

Fotografia colorida da artista Georgina Sarmento em um cenário florestal. Georgina é uma mulher de ascendência indígena, tem cabelos cacheados, longos e pretos, tem sobrepeso e está nua.
Georgina Sarmento, artista visual nascida em Boa Vista (RR); com origem indígena, dos povos Makuxi e Wapichana, ela traz reflexões sobre o corpo feminino e gordo em seu trabalho - Petricor Fotografia

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.