Presente na categoria Top do Top da pesquisa Datafolha há 29 anos consecutivos, a Omo venceu pela primeira vez a categoria Meio Ambiente da Folha Top of Mind no ano passado, quando empatou com as campeãs históricas Ypê e Natura.
O prêmio foi resultado de anos de investimento no tema, de acordo com Vinicius Menezes, gerente sênior de marketing da marca, que ressalta a atenção para alinhar a performance dos produtos com a missão de cuidar do futuro. "Isso é resultado da transformação de nossos processos e produtos para atender às necessidades dos consumidores de forma sustentável", diz o executivo.
Entre as medidas adotadas, a Omo alterou a fórmula de seus produtos em 2019 para começar a utilizar ingredientes biodegradáveis e anunciou no ano passado o lançamento de novas embalagens feitas de papel sustentável.
Além disso, a marca da Unilever estabeleceu a longo prazo o compromisso de remover mais plásticos do meio ambiente que os utilizados em suas fábricas.
Para o futuro, Menezes comenta que a marca deve continuar atenta aos hábitos de consumo do consumidor, citando o investimento em parcerias com criadores de conteúdo digital para reforçar a conexão entre a Omo e o público. Segundo o executivo, "É importante termos figuras relevantes que fortalecem e multiplicam as mensagens que queremos transmitir, impactando cada vez mais pessoas".
Folha - Qual é o balanço do impacto da pandemia nos negócios?
Vinicius Menezes - A principal mudança de hábito que esse momento promoveu no mercado brasileiro é a valorização e desejo que os consumidores têm de ter marcas que fazem a diferença em suas casas. Durante a pandemia, nós evoluímos o propósito de Omo para "O Poder do sOMOs", e reforçamos esse movimento em uma série de iniciativas que mostrassem o poder do coletivo e que juntos poderíamos construir um futuro melhor.
Apoiamos grandes ações como, por exemplo, o Criança Esperança, que vai de encontro com todos os valores que acreditamos, transformando a vida de milhares de crianças, por meio da educação. Também avançamos rapidamente na sustentabilidade dos nossos produtos, como forma de impactar positivamente a sociedade, e o reflexo disso é que hoje temos a inclusão de mais plástico reciclado em nossas embalagens e os ativos da nossa fórmula são biodegradáveis.
Como a empresa trabalha a questão de sustentabilidade?
Omo tem acompanhado essa preocupação dos consumidores e, por isso, estamos há anos pesquisando e transformando nossos produtos para entregar performance e cuidado com o futuro em uma única fórmula. Em março de 2019, mudamos a concentração dos produtos e desde então começamos a utilizar ingredientes biodegradáveis e transformamos embalagens usadas em novos produtos, mostrando que é possível cuidar simultaneamente das roupas e do planeta.
Quais são as metas de sustentabilidade da Omo?
Já atingimos uma das metas previstas para 2025 ao colocar 25% a mais de plástico reciclado em nossas embalagens. Temos ainda o compromisso a longo prazo de retirar do meio ambiente mais plásticos do que colocamos, garantindo que os consumidores terão, de forma acessível, o melhor desempenho do produto aliado ao cuidado com o futuro.
A Omo anunciou em 2021 o lançamento de embalagens feitas de papel sustentável. Há mais iniciativas no horizonte?
A redução de plástico é sem dúvidas uma das nossas maiores preocupações e, por isso, temos buscado cada vez mais inovações para nossas embalagens. Com o lançamento de Omo para Diluir, por exemplo, nós reduzimos o uso de plástico virgem, adotando mais plástico reciclado em sua composição.
Omo está no Top do Top desde 1993 e, no ano passado, venceu as categorias Confiança e Meio Ambiente. Na sua avaliação, o que explica esse histórico?
Vinicius Menezes - É motivo de muito orgulho marcar presença no Top do Top por mais um ano, ainda mais quando esse reconhecimento vem na categoria relacionada à confiança e sustentabilidade. Isso é resultado da transformação de nossos processos e produtos para atender às necessidades dos consumidores de forma sustentável. Assim, impactamos positivamente a sociedade, cuidando do presente para termos um futuro melhor e mais limpo.
Como a precisão da pesquisa Datafolha ajuda a Omo?
Somos uma marca democrática, conversamos com todos os públicos e, por isso, a granularidade dessas informações é extremamente importante para conseguirmos nos conectar com nossos consumidores. As informações reveladas na pesquisa Datafolha são fortes indicadores de rota para as estratégias de Omo porque, através delas, conseguimos verificar se estamos conversando com pessoas de todos os perfis. Nós sabemos que para ter essa aderência, de estar no Top do Top, é preciso inovar constantemente e trazer soluções e mensagens que façam diferença positivamente na vida de todas as pessoas, mas que também atendam necessidades específicas.
O que guia as campanhas da Omo?
As campanhas e ações de Omo são guiadas pelos hábitos de consumo e conversas em que o consumidor está inserido. Estamos atentos ao que eles têm consumido nas mídias sociais e na televisão. Não é à toa que hackeamos a super trend "Oh No!", levando o áudio para o comercial do novo Omo Lavagem Perfeita e reforçando os "claims" do produto, mostrando que o momento de lavar a roupa pode ser "Oh Yes". Também invadimos a novela Pantanal e nos apropriamos do "pantanês" para também reforçar de forma orgânica e espontânea o principal atributo do produto, em um formato que gera muita identificação a aproximação com o público.
Quais são as previsões para o mercado?
O mercado de influência está sempre em alta e, por isso, estamos fechando um "squad" de criadores de conteúdo, que levam representatividade e reforçam o elo da Omo com o público. Através dessas personalidades, queremos transmitir em cada conteúdo os propósitos que defendemos na marca. É importante termos figuras relevantes que fortalecem e multiplicam as mensagens que queremos transmitir, impactando cada vez mais pessoas.
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