Descrição de chapéu tecnologia 5g internet

Para Samsung, agenda de sustentabilidade atrai investimentos

Vencedora de sete prêmios no último Top of Mind, marca sul-coreana investe na preservação para impulsionar negócios

Pedro Strazza
São Paulo

A Samsung é uma das potências mais recentes na Folha Top of Mind. Depois de vencer cinco prêmios em 2019, a fabricante sul-coreana foi campeã de sete categorias da pesquisa Datafolha em 2021, incluindo o Top do Top, Confiança, Performance, Inovação, Aparelho de TV, Smartphone & Tablet e Computador & Notebook.

Parte desse sucesso se deve, na avaliação da empresa, à centralidade dos produtos da companhia na vida dos brasileiros durante os últimos dois anos de pandemia. Segundo Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung, a marca ganhou visibilidade no período de quarentena, que reforçou a importância de dispositivos como o celular, a TV e o computador.

Smartphone Galaxy Z Fold 3 dobrável da Samsung; ele está sobre uma mesa e aparece em primeiro plano, com uma tela dupla, que exibe uma foto de satélite de mata verde e mar abaixo
Smartphone Galaxy Z Fold 3 dobrável da Samsung em exposição no Mobile World Congress, em Barcelona - Josep Lago - 1º.mar.2022/AFP

A categoria Performance, do prêmio Folha Top of Mind, por exemplo, é prova dessa tendência: de 2020 para 2021, a Samsung cresceu 28 pontos percentuais em Computador & Notebook.

Além disso, a empresa investe em projetos de sustentabilidade, a exemplo do Re+, programa global de reciclagem, e a parceria com a Royal DSM, que reaproveita redes de pesca descartadas na fabricação dos produtos da marca.

Para Karina, "a agenda da sustentabilidade se tornou um dos principais tópicos de discussão com stakeholders, incluindo mídia, investidores e consumidores, e hoje contribui efetivamente para atração de investimentos, engajamento de funcionários e reputação da marca."

Abaixo, leia entrevista com Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung:

Anna Karina Pinto aparece ao centro, usando jaqueta e calça de couro. Ela é uma mulher branca de meia-idade, com cabelos lisos, longos e de cor marrom. Atrás dela, há uma loja da Samsung, com duas bancadas de madeira com produtos da marca e uma parede branca com uma grande área preta com uma projeção no centro
Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung - Divulgação

A Samsung foi a maior campeã da Folha Top of Mind em duas das últimas três edições. Qual é a avaliação deste histórico?

Anna Karina Pinto - Para a Samsung, é uma honra ser reconhecida como marca Top of Mind no Brasil. Acreditamos que quem constrói a reputação de uma marca são as pessoas, desde as que assumem diariamente o compromisso de entregar os melhores resultados nas mais diferentes frentes de atuação às que confiam nos nossos valores e compromissos.

Como os resultados da pesquisa Datafolha contribuem para a empresa?

Fornecendo um entendimento mais profundo e abrangente sobre como a marca é percebida em diferentes regiões, frente a um público diverso. Mantemos há mais de 35 anos um relacionamento valioso e indissociável com os brasileiros, o que consideramos parte importante dessa lembrança de marca. Desempenhamos um papel fundamental na democratização do acesso às tecnologias no país. Por isso, buscamos ampliar nosso portfólio com opções que atendam aos mais variados perfis de consumidores. E isso só é possível quando observamos dados e fatos como os do Top of Mind.

Como a Samsung ampliou presença no mercado de computadores?

A Samsung está sempre atenta às mudanças de comportamento. Desde o início da pandemia, os dispositivos móveis se tornaram mais presentes na vida dos consumidores, de videochamadas mais longas e frequentes ao consumo de conteúdo. Nos últimos anos, os computadores tornaram-se indispensáveis não somente para o trabalho, mas também para o estudo e entretenimento e, dessa forma, estão cada vez mais presentes nas casas dos brasileiros.

O diferencial da Samsung é que promovemos uma experiência diferenciada aos consumidores com o ecossistema Galaxy, que permite a conectividade entre diferentes dispositivos. A expectativa é de que as vendas sigam em evolução, na mesma medida que o modelo híbrido de trabalho avança e a educação presencial retorna.

A maior percepção do público sobre a sustentabilidade mudou o comportamento e as ações da empresa?

Para a Samsung, a sustentabilidade está ligada a uma visão de negócios, no sentido de utilizar recursos humanos e tecnologias para impactar positivamente a sociedade.

Um exemplo de ações com este foco é o Re+, programa global de reciclagem da Samsung para descarte gratuito e ecologicamente correto de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de qualquer marca. A iniciativa chegou no Brasil em 2017 e agora, no primeiro semestre de 2022, obteve crescimento de quase 190% na quantidade de itens coletados em relação ao mesmo período em 2021.

Observamos que a agenda da sustentabilidade se tornou um dos principais tópicos de discussão com stakeholders, incluindo mídia, investidores e consumidores, e hoje contribui efetivamente para atração de investimentos, engajamento de funcionários e reputação da marca.

Quais são as metas de sustentabilidade da empresa?

A Samsung estabeleceu um conjunto inicial de metas a serem alcançadas até 2025 para reduzir sua pegada ambiental e diminuir o esgotamento de recursos, desde a produção até o descarte dos produtos. A empresa se comprometeu a reduzir o consumo de energia dos carregadores em stand-by para 0,005W; usar material reciclado em seus produtos; e eliminar todos os plásticos nas embalagens de celulares, atingindo zero aterros sanitários até o ano de 2025.

Além disso, atenta ao fato de que, todos os anos, inúmeros organismos marinhos morrem após ficarem emaranhados em redes de pesca descartados no mar, a Samsung optou por utilizar este recurso na fabricação de seus aparelhos. A empresa fez uma parceria com a Royal DSM para recuperar redes de pesca de pescadores que as coletam ao longo das costas do oceano Índico. Com essa parceria, são resgatados plásticos que seriam descartados no oceano a 50 km da costa.

Quais são as previsões para o mercado de tecnologia?

Na Samsung, vemos a chegada da tecnologia 5G ao Brasil como um momento muito importante para o cenário local de tecnologia, e desempenhamos um papel fundamental para o progresso da rede. A empresa contribuiu para o desenvolvimento de padrões da indústria, projetou semicondutores, criou dispositivos 5G e instalou equipamentos de rede ao redor do mundo.

Também observamos que diversas tecnologias vêm surgindo para elevar a experiência dos usuários, e os consumidores têm priorizado dispositivos que facilitem a realização de tarefas diárias. Mobilidade, desempenho e alta performance serão, cada vez mais, características indispensáveis. As pessoas hoje procuram aparelhos mais sofisticados, que atendam plenamente às suas necessidades, principalmente a partir do momento em que passaram a viver mais tempo dentro de casa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.