Líder em sete categorias, Samsung é a maior vencedora do Top of Mind 2021

Com o mercado de tecnologia aquecido, marca sul-coreana leva também os prêmios especiais Top Performance e Top Inovação

São Paulo

A Coreia do Sul está por cima: no cinema, nas séries, na música. E também na Folha Top of Mind.

Com o mercado de tecnologia aquecido pela pandemia, a Samsung levou sete prêmios e é a maior vencedora da 31ª edição da pesquisa Datafolha. A fabricante sul-coreana conquistou as categorias Top do Top, Confiança, Performance, Inovação, Aparelho de TV, Smartphone e Tablet e Computador e Notebook.

No Top Performance, que premia o maior crescimento em relação ao levantamento anterior, a vitória veio pelo desempenho em Computador e Notebook: a marca registrou 28% de lembrança, seis pontos acima do obtido em 2020.

Líder no mercado de celulares do país, também domina quando se fala em inovação. Citada espontaneamente por 8% dos ouvidos, deixou para trás a rival americana Apple (4%) e a Nike (2%).

A Samsung brilha, em parte, porque sua capilaridade é grande no país, com aparelhos celulares e de linha branca de preços variados, vendidos para todas as classes sociais.

Embora os comerciais sobre seu celular dobrável —uma forte aposta entre os lançamentos globais recentes— fixem no imaginário um produto de vanguarda, a empresa ataca em várias frentes.

No último ano, lançou TV que substitui a tela preta desligada por imagens (para causar efeito de um quadro na parede da sala), refrigerador "power volt", máquina de lavar e secar com consumo de até 30% de água, computador "touch screen" e ar-condicionado sem vento.

"Essas coisas parecem simples, mas são fundamentais, é o que a gente pede no dia a dia. Temos trazido ao consumidor o que ele gosta, o que ele pede, mas também o que ele nem pensava que era possível", diz Mario Laffitte, vice-presidente de relações institucionais da Samsung América Latina.

A inovação não chega apenas a itens caros ou de luxo. O executivo afirma que a evolução de câmeras, tela, processador e bateria é uma constante em produtos de entrada e de linha média. Já o aumento das videoconferências de todo tipo elevou a demanda por computadores e dispositivos móveis rápidos, com bateria de vida longa e um sistema de boa resolução para vídeos.

Para Hugo Tadeu, professor da Fundação Dom Cabral, focada em negócios, a Samsung consegue destaque em um mercado de alta concorrência por critérios como design, software, desempenho, bateria e preço.

A empresa tem uma equipe de pesquisa e desenvolvimento com mais de mil pessoas no Brasil, duas fábricas e uma década de produção de notebooks no país —único mercado fora da Ásia onde mantém fabricação própria de computadores portáteis.

"Um fator importante, além do critério tecnologia, é a sensibilidade ao preço, com equipamentos mais acessíveis, ainda mais pelo grande número de pequenos e médios negócios inseridos no contexto digital", acrescenta o professor.

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.