Claro e Vivo dividem vitória na estreia do Top Conexão 5G

Acelerada pela pandemia, demanda por conectividade impulsiona campeãs do Top Comunicação

Nathan Fernandes

A pandemia transformou a nossa comunicação e fez com que interagíssemos por meio de telas com uma intensidade nunca vista antes, tornando a velocidade de conexão um fator essencial. Nesse período, tecnologias como o 5G deixaram de habitar o mundo das ideias e se tornaram presentes no dia a dia.

Em novembro de 2021, o leilão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) permitiu que a frequência fosse operada no país. Apesar da pouca familiaridade, o brasileiro já tem marcas lembradas nesta categoria, que estreia no Top of Mind trazendo Vivo e Claro no topo do pódio, com 17% e 16% das citações, respectivamente. O empate pela margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, permanece no awareness: as duas atingiram 31%.

Bordado escrito Top Comunicação, com letras azuis, desenho do sinal de wi-fi, balões de conversa com desenhos de uma lâmpada, uma mão com folhas, uma planta, uma gota d'água e um símbolo da reciclagem. Ilustração para a revista Top of Mind 2022
Georgina Sarmento

O sinal puro da quinta geração de internet móvel está sendo disponibilizado gradativamente nas grandes cidades para celulares compatíveis. Todas as capitais nacionais já contam com o 5G SA (standalone), como é conhecido, que opera na frequência 3,5GHz. No leilão de 5G, as principais vencedoras foram Claro, Vivo e Tim.

"Nas comunicações com nossos clientes, procuramos inspirar as pessoas sobre a nova realidade que se apresenta", diz Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo. A ideia, explica, é mostrar que o 5G vai além de uma inovação tecnológica.

"Ele promove evoluções em diversas áreas, como na medicina e na educação, permitindo o uso de tecnologia imersiva."

A ativação nos demais municípios deve acontecer gradualmente até o prazo máximo de 2029. Para o diretor de marketing da Claro, Marcio Carvalho, o futuro é promissor.

"O 5G tem potencial de acelerar mais a transformação digital da sociedade, habilitando a conexão de tudo e de todos. Mas é bom enfatizar que estamos só começando e muita evolução ainda está por vir."

Tal evolução não se restringe à tecnologia. Com um complexo de energia limpa que ocupa uma área equivalente a 670 estádios de futebol, a Claro busca depender cada vez menos de combustíveis fósseis. Atualmente, as operações que usam energia renovável respondem por 55% do total no país, sendo que 38% são derivadas de fonte solar.

OPERADORA DE TELEFONE CELULAR

Repetindo o pódio de 2021, quando registrou 29% de lembrança, a Vivo se mantém no topo da categoria —desta vez, com 31% de lembrança. A marca lidera pela 16ª vez seguida e tem seus melhores resultados na faixa de renda superior a dez salários mínimos (49%) e no Centro-Oeste (42%).

Desde 2018, quando buscou parceria com a Netflix, a companhia aposta na tática de se firmar como um "hub digital". "Estamos construindo um processo de transformação que nos posiciona além de uma empresa de telecomunicações", diz a diretora Marina Daineze.

Outros serviços de streaming viraram parceiros, como Disney+ e Spotify. A Vivo foi a primeira operadora a integrar YouTube, YouTube Kids e Amazon Prime Video com o Vivo Play, plataforma própria de entretenimento, lembra ela. Daineze destaca ainda o investimento em aplicativos de pagamento, como o Vivo Money, e de bem-estar, como o Atma. "São áreas que consideramos estratégicas para avançar na oferta de serviços, seja por meio de parcerias , seja diretamente pela Vivo."

A transformação da companhia também atinge a área ambiental. Um levantamento feito pela empresa mostrou que 3 em cada 5 brasileiros têm lixo eletrônico em casa. Para 61% dos entrevistados, a principal barreira para o descarte adequado é a falta de proximidade com pontos de coleta. Assim, a operadora decidiu adaptar suas 1.700 lojas para receber esse tipo de material, por meio do programa Recicle com a Vivo.

OPERADORA DE BANDA LARGA DE INTERNET

A demanda por conectividade na pandemia acelerou o processo de digitalização da Vivo. Em 2022, com 18% das menções, a marca conquistou a categoria Banda Larga de Internet pela décima vez em 12 edições. Seus melhores desempenhos foram entre os mais ricos (33%), os mais escolarizados (27%) e os moradores do Sudeste (23%).

De acordo com a executiva da empresa Marina Daineze, entre julho de 2021 e julho deste ano a infraestrutura de FTTH da companhia —tecnologia que leva a internet de fibra para os consumidores— expandiu para 61 novas cidades, alcançando a marca de 5 milhões de domicílios conectados.

"Nossa rede de fibra, considerada a maior da América Latina, está disponível para mais de 21,5 milhões de pontos, entre residências e empresas, em 354 municípios", afirma.

OPERADORA DE TV POR ASSINATURA

Para as operadoras de TV paga, o streaming não é a única ameaça. Raphael Denadai, presidente da Sky, diz que o surgimento de plataformas de vídeo e conteúdo também ajudam a transformar o setor. Para acompanhar essa evolução, a empresa optou por ir além da TV por assinatura. "Hoje, a marca se posiciona como um hub de conteúdo e diversão, que inclui serviço de TV, parcerias com streaming e internet —uma solução prática para o público em meio a tantas opções."

A adaptação aos novos cenários é percebida pelos consumidores. Fundada em 1996, a Sky conquista a categoria na Folha Top of Mind pela 11ª vez consecutiva. Nesta edição, registrou 33% das menções espontâneas.

A capilaridade ajuda a se manter no topo do ranking das mais lembradas. "Por sermos uma operadora via satélite, temos condições de atender a 100% dos clientes no país", diz Denadai, lembrando a importância de oferecer produtos, serviços e ofertas específicas para cada região. No Norte, a marca foi citada por 43% dos entrevistados.

A empresa se mantém de olho na gestão de seus aparelhos decodificadores e busca estender a vida útil das caixas para reduzir o lixo eletrônico. Peças que não podem ser recicladas são desmontadas e enviadas para outras indústrias. Em 2020, mais de 217 mil decodificadores foram reciclados e 2,5 milhões, recuperados para uso.

SMARTPHONE E TABLET

A Samsung é líder absoluta da categoria e atingiu 44% de lembrança neste ano, chegando à oitava vitória em oito edições. Com aparelhos disponíveis para diferentes classes sociais, seus melhores índices vieram da região Norte (54%), daqueles que cursaram até o ensino médio (52%) e da faixa etária de 35 a 44 anos (54%).

Lançada em 2019, a linha de celulares dobráveis tem ajudado a marca a figurar na mente dos consumidores. "Em 2021, produzimos cerca de quatro vezes mais modelos do tipo do que em 2020. Esse aumento superou a velocidade prevista pelos analistas em três vezes", diz Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da empresa sul-coreana.

No ano passado, quase 10 milhões de smartphones dobráveis foram exportados, o que representa um aumento de mais de 300% a partir de 2020. Em relação à velocidade de conexão, a Samsung tem o maior portfólio de modelos compatíveis com a tecnologia 5G.

"Smartphones, notebooks e tablets tornaram-se hubs centrais na vida de quem precisou se adaptar ao trabalho em casa, ao ensino a distância e mesmo de quem buscava novas formas de entretenimento", observa a executiva. "Estamos diante do início de uma nova era."

COMPUTADOR E NOTEBOOK

Pela terceira vez em três edições, a Samsung lidera também a categoria de computadores e notebooks, com 28% das menções. A marca alcançou índices acima da média entre os mais jovens (38%), os moradores da região Norte (38%) e o grupo que estudou até o ensino médio (35%).

"Os consumidores incorporaram um novo estilo de vida que demanda conectividade, mobilidade e, logo, dispositivos versáteis. Design, performance, câmeras e recursos de segurança são alguns dos aspectos que passaram a ser mais observados", diz a diretora da companhia Anna Karina Pinto.

As diferentes opções de notebook da fabricante atendem a variadas necessidades, de configurações mais simples a dispositivos robustos, acrescenta a executiva, que destaca o novo Galaxy Book2 360, ultraportátil.

Lixo eletrônico e seu impacto são outro foco da empresa, que lançou o programa de reciclagem Re+. Os brasileiros se engajaram, completa ela. "Só no primeiro semestre de 2022, a Samsung aumentou em quase 190% o número de aparelhos coletados, na comparação com o mesmo período em 2021."

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