Samsung e Consul são as grandes campeãs entre os eletroeletrônicos

Fabricante sul-coreana leva três prêmios e marca da multinacional Whirlpool, dois

Andrea Martins
São Paulo

O cenário econômico favorável e o clima mais quente impulsionaram o segmento de eletroeletrônicos no Brasil. O setor cresceu 34% no primeiro semestre, segundo dados da Eletros, associação de fabricantes do setor. As vendas de aparelhos de ar-condicionado no período subiram quase 90% devido às ondas de calor. A praticidade das fritadeiras elétricas e a qualidade de imagem e som dos novos televisores, especialmente para acompanhar as Olimpíadas de Paris, também motivaram os consumidores a abrir a carteira.

A pesquisa Datafolha deste ano mostra que os eletroeletrônicos têm destaque na lista de desejos do brasileiro. Cerca de 20% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar ar-condicionado, air fryer e chuveiro elétrico nos próximos seis meses. Aproximadamente 25% querem novos smartphones ou TVs.

Ilustração categoria Top Eletroeletrônicos - revista Top of Mind

"Eletroeletrônicos são desejados porque são elementos importantes na melhoria da qualidade de vida. Assim como as pessoas desejam ter uma casa, querem ter um lar equipado", diz Luciano Deos, especialista em branding e CEO da consultoria de marca Gad. Com o aumento do consumo — mais de 51,5 milhões de unidades da categoria vendidas no primeiro semestre —, a preocupação é com a conta de luz e a geração de resíduos.

Os fabricantes garantem que estão colaborando. "O Brasil tem uma indústria de ponta capaz de oferecer produtos modernos e soluções inteligentes, que alinham eficiência energética e consumo consciente", afirma Jorge Nascimento, presidente-executivo da Eletros. Ele reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem a substituição de eletrodomésticos antigos e ineficientes por modelos mais modernos. "Essa iniciativa trará benefícios significativos para a sociedade e o meio ambiente", diz.

MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS

Líder absoluta no Top of Mind pelo 18º ano consecutivo, a Brastemp foi a marca mais lembrada na categoria de Máquina de Lavar Roupas, com 28% das menções. Entre os entrevistados, 78% já possuem o item e 20% pretendem comprar nos próximos seis meses, segundo o Datafolha.

A marca, que completa 70 anos em 2024, teve destaque entre os mais instruídos (41%), com maior renda (45%) e nas classes A/B (38%).

"Os nossos consumidores ‘cresceram’ com a gente", afirma Bertha Fernandes, head de marcas e comunicação da multinacional Whirlpool.

A companhia norte-americana é dona da Brastemp e de outras quatro marcas no Brasil, entre elas a Consul. "Fomos pioneiros em lançar a primeira lavadora automática do país em 1959. A Brastemp se tornou um produto aspiracional, foco dos consumidores mais conectados à tecnologia e inovação", diz.

Sustentabilidade também é um atributo da marca, e o uso consciente dos recursos está entre os destaques dos novos modelos. A empresa desenvolveu lavadoras com sensores inteligentes que economizam até 25% de água.

Outra novidade é a tecnologia Double Wash, que permite lavar roupas em dois cestos independentes ao mesmo tempo, economizando água e energia. Entre janeiro e agosto, a lavadora Brastemp de 13 kg foi o item mais vendido no mercado de linha branca no país, segundo a consultoria GFK.

A Whirlpool utiliza 100% de energia limpa em suas unidades no país. O compromisso é ser net zero — nenhuma emissão líquida de gases do efeito estufa — até 2030. "Buscamos desenvolver produtos que simplifiquem o dia a dia dos brasileiros, sempre com o compromisso de agir de forma responsável com o meio ambiente", afirma Bertha Fernandes.

AIRFRYER

A busca por uma alimentação mais saudável e prática popularizou o uso das fritadeiras elétricas no país. Metade dos brasileiros (49%) possui uma airfryer, e 20% pretendem comprar o aparelho nos próximos seis meses.

Pelo segundo ano consecutivo, a vencedora da categoria é a Mondial, citada espontaneamente por 17% dos entrevistados. A marca obteve seus melhores resultados entre as mulheres (21%, ante 14% dos homens), os mais instruídos (24%) e os que têm renda familiar mensal de 2 a 10 salários mínimos (21%). Boa parte dos entrevistados (45%) não soube informar o nome de alguma marca.

De acordo com Giovanni M. Cardoso, cofundador do Grupo MK, que detém a Mondial e a Aiwa, a companhia tem 45% do mercado de airfryers no país — além disso, possui a maior fábrica do item fora da China.

A campanha "Airfryer É Mondial", com Rodrigo Hilbert, buscou ampliar a conexão com o público. Além do modelo tradicional, a empresa fabrica a Oven, com capacidade de forno.

"Costumamos dizer que o nosso público é o ‘G’, de gente, pois mantemos em nosso portfólio produtos que atendem as mais diversas necessidades, desde pessoas que moram sozinhas e prezam pela praticidade até famílias mais numerosas", diz Cardoso.

De olho no menor consumo e melhor desempenho, a Mondial desenvolve sua linha de produtos com alta eficiência energética. As airfryers, por exemplo, possuem termostatos que economizam até 63% de energia. "Ou seja, dos 1.900W, o produto consome apenas 630W", explica o empresário.

A fábrica em Conceição do Jacuípe, no Recôncavo Baiano, investe em energia solar para suprir 18% das suas necessidades. O restante é adquirido de fontes limpas, como energia eólica e biomassa. Até agora, a planta recebeu R$ 121 milhões em investimentos.

A companhia também usa materiais reciclados em suas embalagens e é membro da Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos). "A Mondial está focada em projetos para reduzir sua pegada de carbono, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade", conclui Cardoso.

CHUVEIRO ELÉTRICO

Centenária e pioneira no mercado de chuveiros elétricos, a Lorenzetti é a única vencedora da categoria, com nove conquistas em nove edições do Top of Mind.

Com 32% das menções dos entrevistados nesta edição, a marca foi lembrada especialmente entre os brasileiros que têm de 35 a 44 anos (38%), os mais instruídos (46%) e aqueles com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos (59%).

Segundo Paulo Galina, gerente de marketing da empresa, o reconhecimento se deve a investimentos contínuos em inovação e à estratégia de distribuição, com produtos disponíveis em todas as regiões do país e em diferentes canais de venda. Na pesquisa Datafolha, a marca se destaca entre os moradores das regiões Sudeste (47%) e Sul (44%).

Para reduzir o consumo de água e energia elétrica, a companhia adota práticas de reuso, gerenciamento de resíduos, economia circular e cadeias de logística reversa em suas fábricas, além de desenvolver linhas que ajudam a evitar o desperdício em casa.

Um dos exemplos é o Acqua Century, um chuveiro elétrico compatível com aquecimento solar e a gás, que emite alertas de tempo de banho para conscientizar os consumidores sobre o uso racional de recursos.

"A Lorenzetti sempre manteve uma mentalidade moderna e visionária, antecipando-se aos movimentos e transformações do mercado. Todos os lançamentos levam em consideração os desejos dos consumidores, percebidos em pesquisas", comenta Galina.

AR-CONDICIONADO

Tricampeã da categoria em três edições da Folha Top of Mind, a Consul foi citada espontaneamente por 16% dos entrevistados pelo Datafolha, com índices mais altos entre os homens (18%, ante 13% das mulheres), de acordo com o levantamento do instituto.

Diante das ondas de calor que atingem o país, os aparelhos de ar-condicionado se tornaram itens de desejo para muitos consumidores—19% disseram que pretendem adquirir o produto nos próximos seis meses.

Só no primeiro semestre deste ano, foram quase 2,8 milhões de unidades vendidas, segundo a Eletros, associação de fabricantes do setor. Mesmo assim, 38% dos entrevistados não souberam informar o nome de uma marca.

Integrante da Whirlpool, multinacional norte-americana que também é dona da Brastemp, a Consul é pioneira nesse mercado. Foi a marca que lançou, nos anos 1970, o primeiro condicionador de ar totalmente produzido no país. Em 2012, criou o split inverter, com tecnologia que reduz em até 40% o consumo de energia.

Desde 2023, a multinacional tem um plano de logística reversa de eletroeletrônicos. "O objetivo é oferecer um sistema de descarte ambientalmente adequado de qualquer equipamento, de todos os portes e de qualquer marca", diz Bertha Fernandes, da Whirlpool.

GELADEIRA

Fundada em Joinville (SC) em 1950, a Consul virou sinônimo de geladeira desde o lançamento do primeiro modelo, que funcionava à base de querosene. Os slogans dos anos 1970, "Põe na Consul", ainda estão na memória de muita gente.

Líder na categoria, é a única vencedora em todas as edições do Top of Mind desde 1992. Neste ano, teve 37% das menções espontâneas, com melhores resultados entre os que têm de 45 a 59 anos (47%) e mais de 60 anos (49%). É a mais lembrada entre os menos instruídos (52%), nas classes D/E (48%) e no Nordeste (47%).

"Além da eficiência energética classe A, os modelos Consul possuem iluminação em LED, que oferecem economia e sustentabilidade para o consumidor", afirma Fernandes.

Uma das conquistas recentes da Consul foi levar para casa cinco Leões no Cannes Lions, o Oscar da publicidade, com a campanha "Patrocínio Limpo". A iniciativa celebrou os cem anos do Clube Atlético Juventus, da capital paulista. Em vez dos tradicionais logotipos estampados nas camisas do time, a marca optou por uma estratégia que respeita a identidade do clube, retirando todos os patrocínios.

O Juventus e a Consul lançaram também uma edição especial de uma cerveja inspirada na camisa do clube, com apenas 200 unidades disponíveis. Na ação, torcedores do time da Mooca, bairro da zona leste de São Paulo, foram convidados para realizar o "unboxing" (gravar vídeos abrindo um pacote) do produto.

MÁQUINA DE CAFÉ EM CÁPSULA

Pela terceira vez consecutiva, 3 Corações é vencedora da categoria Máquina de Café em Cápsula. A marca foi lembrada, de forma espontânea, por 9% dos entrevistados pelo Datafolha. Os índices foram mais altos entre os que têm de 25 a 34 anos (15%), os mais escolarizados (15%) e as classes A/B (16%).

"Queremos melhorar o mundo por meio do nosso amor pelo café e isso envolve investir, valorizar e profissionalizar toda a cadeia", diz Pedro Lima, presidente do Grupo 3 Corações.

Em 2024, a empresa intensificou as ações de sustentabilidade, com projetos que abrangem a produção e o desenvolvimento de produtos.

Duas iniciativas recentes chamam a atenção: o protocolo Coffee Verified, que assegura a origem e a rastreabilidade dos grãos adquiridos, e a criação do Centro Rituais de Cafés Especiais, em Varginha (MG), que será inaugurado para apoiar os produtores.

A marca também encabeça projetos como o Florada, premiado pela ONU, que valoriza o trabalho de cafeicultoras, comprando seus microlotes e revertendo 100% dos lucros para elas. Já o Projeto Tribos promove o protagonismo indígena e a proteção da floresta, beneficiando mais de 130 famílias em Rondônia.

A empresa ainda investe em um programa de logística reversa de cápsulas que conta com mais de 175 cooperativas e dispõe do maior número de pontos de entrega voluntária dessas embalagens no país, fomentando a reciclagem do item e a compostagem da borra.

No campo do marketing, a 3 Corações está presente em grandes eventos e festivais no Brasil. "Estamos transformando o café em uma bebida obrigatória em momentos de descontração, desde o Carnaval até o Rock in Rio", afirma Lima.

APARELHO DE TV

Tricampeã nesta edição do Top of Mind, nas categorias Aparelho de TV, Notebook e Computador, e Smartphone e Tablet, a Samsung é líder global na venda de televisores há 18 anos.

Na pesquisa Datafolha, a marca acumula 12 conquistas em 34 edições e, desde 2013, vence a categoria. Neste ano, foi a mais lembrada por 42% dos entrevistados. A maior vencedora entre as televisões continua sendo a Philips, que tem 22 prêmios, mas não lidera desde 2013.

Samsung se destaca entre os entrevistados de 16 a 24 anos (50%), os mais instruídos (51%), os que possuem renda familiar mensal de 5 a 10 salários mínimos (51%) e os moradores da região Norte do país (51%).

Para se manter no topo, a companhia aposta na novidade da TV Tudo em 1, lançada no primeiro semestre com as AI TVs: uma linha de televisores que usa inteligência artificial para melhorar a qualidade da imagem e do som.

A tecnologia permite personalizar o aparelho para assistir ou jogar, economizando energia e tornando a casa conectada por meio do ecossistema SmartThings. Junto disso, a marca também oferece a função SmartThings Energy, para acompanhar o consumo de energia.

A sustentabilidade é uma prioridade da fabricante sul-coreana, que tem se concentrado em reduzir emissões. Entre as iniciativas de destaque está o uso de plástico reciclado de redes de pesca descartadas em TVs e o lançamento do controle remoto SolarCell, que elimina o uso de pilhas descartáveis, sendo recarregado por luz solar, ambiente ou rádio frequência.

Outras iniciativas incluem o Samsung Recicla, que coleta eletrônicos e eletrodomésticos para reciclagem, e o Eco Troca, que oferece voucher de desconto para incentivar a troca de dispositivos antigos e diminuir o descarte impróprio de lixo eletrônico.

A companhia já alcançou a certificação de desperdício zero em suas fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM).

"A Samsung assumiu o compromisso de, até 2050, atender às necessidades de eletricidade com energia renovável e zerar as emissões líquidas de carbono", afirma Gustavo Assunção, vice-presidente sênior da Samsung Brasil.

NOTEBOOK E COMPUTADOR

Com um portfólio sempre atualizado, a Samsung atua no mercado nacional de notebooks há quase 15 anos. Na pesquisa Folha Top of Mind, é a marca mais citada desde que a categoria foi criada, em 2020. Neste ano, foi lembrada espontaneamente por 27% dos entrevistados pelo Instituto Datafolha. A marca atinge seus melhores resultados entre os brasileiros de 16 a 24 anos (37%) e aqueles que estudaram até o ensino médio (32%).

Para entender as necessidades dos consumidores, a Samsung investe em estudos e pesquisas de mercado, resultando em inovações, como produtos mais finos, leves e multitarefas.

Em maio deste ano, a empresa lançou no Brasil o Galaxy Book 4, que faz parte da nova linha de notebooks da companhia. Com chassi de metal, pesa entre 1,55 kg e 1,57 kg, dependendo da configuração, e tem capacidade para processar recursos de inteligência artificial com performance, além de tela sensível ao toque.

Para se conectar à geração Z e ao público gamer, a fabricante mantém há três anos o patrocínio da Brasil Game Show, feira anual de games que acontece em São Paulo.

SMARPHONE E TABLET

Não tem concorrência: a Samsung é líder absoluta da categoria Smartphone e Tablet, completando agora dez conquistas em dez edições do estudo Folha Top of Mind.

A marca sul-coreana foi lembrada, de forma espontânea, por 44% dos entrevistados pelo Datafolha e alcançou taxas mais altas na faixa etária de 35 a 44 anos (50%) e no segmento mais escolarizado (50%).

Nos últimos meses, a fabricante anunciou novidades. Em janeiro, lançou a linha Galaxy S24, com funções como tradução simultânea e chat inteligente, que permitem que o usuário se comunique, por ligação ou texto, com pessoas de outro idioma sem falar a língua.

No campo do marketing, investiu em campanhas marcantes, como a do Galaxy Z Flip 6, estrelada pela skatista Rayssa Leal. Intitulado "Flip Eterno", o vídeo recria momentos da infância de Rayssa e destaca a versatilidade do aparelho dobrável para capturar imagens. Outra ação que chamou a atenção foi "SmartThings na Vila do Chaves", que mostrou as soluções de conectividade da Samsung em um cenário nostálgico para os fãs do programa.

A marca reafirmou o compromisso com o esporte ao patrocinar os Jogos Olímpicos de Paris-2024, distribuindo quase 17 mil smartphones Galaxy Z Flip 6 Edição Olímpica para os atletas. Pela primeira vez, os medalhistas puderam documentar a cerimônia do pódio.

No Brasil, a Samsung foi patrocinadora oficial da CazéTV e apoiadora do projeto Paris É Brasa, uma iniciativa do YouTube, COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e Play9.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.