Risqué lidera Top Feminino, e Havaianas desbanca Pirelli entre os homens

Marca da Alpargatas rompeu com hegemonia de 13 anos da fabricante de pneus no Top Masculino

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

3 meses por R$1,90

+ 6 de R$ 19,90 R$ 9,90

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Depois de 13 anos, o Top Masculino registra um novo campeão. Em 2022, a Havaianas conquista pela primeira vez a categoria voltada aos homens, rompendo com a hegemonia de mais de uma década da Pirelli. Criada pela Alpargatas em 1962, a marca é a terceira a vencer este prêmio —antes da fabricante de pneus, só a antiga TAM, hoje Latam, havia sido líder.

No pódio, a Havaianas fez dupla com a Risqué, que voltou a prevalecer entre as mulheres. Pelo oitavo ano consecutivo na ponta, a marca de esmaltes do Grupo Coty sucede Hellmann’s, Seda, Zero-Cal, Pampers e Sempre Livre na liderança entre este segmento.

O Top Feminino & Masculino premia as marcas com a maior diferença entre o recorte por gênero e o índice de citação geral. Risqué foi lembrada por 25% dos brasileiros como Esmalte —entre as mulheres, atingiu 35%. Já Havaianas recebeu 73% das menções dos homens como Sandália, um salto de 15 pontos percentuais em relação à média.

Mariana Rhormens, diretora de marketing da Havaianas Brasil, vê a vitória como reflexo da expansão na pandemia, com novas categorias de produtos e mais itens licenciados.

Ela acrescenta que, na publicidade, há mais investimento dirigido aos homens. A campanha "Livre de Mesmice", por exemplo, destaca a versatilidade de chinelos masculinos. "É um conjunto de fatores que envolve uma estratégia de comunicação segmentada e de canal, de estar onde o consumidor está."

Já a Risqué aposta na quebra de estereótipos. Com a campanha "Celebre Seu Eu Mais Colorido", a marca encorajou o público a se expressar pelas cores. "Buscamos atender as tendências, considerando a unha uma ferramenta de autoexpressão", afirma Regiane Bueno, vice-presidente de marketing da divisão de consumo do Grupo Coty no Brasil.

A companhia também instituiu a sustentabilidade como um de seus pilares. Em julho, a Risqué foi aprovada no Leaping Bunny, programa padrão ouro para portfólios de cosméticos livres de crueldade animal. Lançou ainda a linha Risqué Bio, com ingredientes naturais.

Para Havaianas, a proteção do ambiente é um pilar estratégico. A Alpargatas mantém o Reciclo, programa de reciclagem com rota logística estruturada para ser carbono zero. Criado no Brasil, foi adotado por outros 11 países.

"Estamos focados em olhar a cadeia e em agir de forma que contribua para o meio ambiente", diz Rhormens.

Relacionadas