Com 6 troféus no Top of Mind, Samsung é a maior campeã do ano

Empresa asiática vence Inovação pela 6ª vez consecutiva, além de Top do Top, Confiança, Aparelho de TV, Computador & Notebook e Smartphone & Tablet

Nathan Fernandes

A paraibana Juliette Freire não foi o único fenômeno do Big Brother Brasil 2021. Com a ação que divulgava o lançamento dos smartphones dobráveis Z Flip e Z Fold2, na última prova do líder do reality show, a própria Samsung viu seus índices baterem no teto.

Depois da aparição no programa, um dos modelos, que chegava a custar quase R$ 9.000, esgotou no site da empresa. Em apenas um dia, todo o estoque estimado para uma semana foi vendido. No ano passado, a fabricante sul-coreana produziu quatro vezes mais aparelhos dobráveis do que em 2020, o triplo do que era previsto por analistas.

A sede por celulares, TVs e computadores com funcionalidades que fogem do convencional ajuda a explicar por que a Samsung foi a mais citada no Top Inovação de 2022, com 7% de lembrança. A marca lidera a categoria pela sexta vez consecutiva.

Bordado escrito Top Inovação, letras azuis, desenho de uma lâmpada com folhas dentro. Ilustração para a revista Top of Mind 2022
Georgina Sarmento

Neste ano, a empresa venceu ainda os prêmios Top do Top, Top Confiança, Top Aparelho de TV, Top Computador & Notebook e Top Smartphone & Tablet.

"Ano após ano, a Samsung traz ao mercado novas opções em tecnologia. Muitas vezes, criamos padrões que vêm a transformar o mercado, como no caso dos smartphones dobráveis e do projetor smart portátil The Freestyle", diz Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da companhia.

Para a executiva, essa consistência gera uma relação de confiança com os consumidores. "Eles sabem que podem esperar novas opções de produtos, associadas a um alto padrão de atendimento e uma experiência completa."

As inovações da fabricante asiática também estão nos programas de cidadania corporativa que ajudam a criar laços mais estreitos com as comunidades, acrescenta a diretora de marketing. Um exemplo é o Solve For Tomorrow, que incentiva alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para demandas locais usando a abordagem "Stem" (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Entre as iniciativas finalistas deste ano está o projeto de estudantes de Coari (AM), que criaram uma microestação portátil para tratamento de água.

Em setembro, a empresa anunciou sua nova estratégia ambiental, que promete zerar emissões de carbono até 2050, desenvolver produtos baseados em recursos renováveis e investir em projetos como o dos jovens do Amazonas. Inovação, como se vê, não se restringe a tecnologia e design.

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.