Ypê é a marca que mais cresceu no Top of Mind de 2021 para 2022

Fabricante de produtos de limpeza conquista o Top Performance e outros três prêmios nesta edição do estudo nacional

Claudia Rolli

Colocar o consumidor no centro das decisões, investir em inovação, lançar produtos com ingredientes biodegradáveis, ter a sustentabilidade presente até no nome. Essa combinação de fatores pode ter impulsionado a Ypê, que faturou quatro troféus no prêmio Folha Top of Mind 2022, incluindo o Top Performance —categoria que premia o maior crescimento em relação à pesquisa Datafolha anterior.

Neste caso, a vitória veio pelo desempenho entre os detergentes: a marca registrou 54% das menções dos entrevistados, oito pontos percentuais acima do resultado obtido em 2021.

No levantamento deste ano, seus melhores índices ocorreram na faixa de 25 a 34 anos (62%) e na região Sudeste (62%). Citações acima da média também foram alcançadas entre as mulheres (59%), os mais escolarizados (59%) e no Centro-Oeste (59%).

Bordado escrito Top Performance, letras verdes, desenhos de gráficos. Ilustração para a revista top of Mind 2022
Georgina sarmento

Nascida na década de 1950, a Ypê é uma das campeãs históricas do prêmio especial Top Preservação do Meio Ambiente, além de estar à frente na categoria estreante Sustentabilidade.

Desde o início da pandemia, a empresa notou mudanças de comportamento no consumidor, o que levou ao lançamento de novas linhas, diz o vice-presidente comercial e de marketing, Gilson Mazetto. Um exemplo é a Ypê Antibac, que elimina germes e bactérias.

"Também houve um aumento na busca por sabão em barra, água sanitária e detergente. As pessoas procuraram soluções que vão ao encontro da nova consciência quanto à higiene", diz.

Nesse sentido, a fabricante ampliou a oferta de itens voltados aos cuidados pessoais, de sabonetes vegetais, álcool em gel. Já o lava-louças em pó para máquinas, que dispensa o uso de produtos com ação para secar e dar brilho, reforçou a presença nas classes A e B.

Com campanhas como a "#QuemÉVocêNaPia", que mostrava diferentes perfis de quem lava louça, a marca trabalhou para se aproximar do público. "Foi um trabalho de construção de personagens, retratados com irreverência. Partiu de uma ideia simples, que gerou identificação com os brasileiros", conta Fabio Mozeli, diretor-executivo de criação da agência de publicidade que assina a campanha, a DPZ&T.

Segundo Gilson Mazetto, o objetivo era impactar um público mais jovem, com influenciadores no Instagram e no TikTok. "Essas e outras plataformas nos permitiram atingir esse segmento de maneira assertiva", diz.

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