Descrição de chapéu tecnologia

'Reconhecimento do brasileiro na pesquisa Datafolha mostra que estamos no caminho certo'

Diretora de marketing da Samsung Brasil, Anna Karina Pinto, diz que as vitórias na Top of Mind, como nas edições de 2020, 2021 e 2022, ajudam a entender percepção da marca

Isabela Faggiani
São Paulo

Desde 2013, a Samsung domina a categoria Aparelho de TV no Top Eletro da Folha Top of Mind, a maior pesquisa de lembrança de marcas da América Latina. A empresa sul-coreana também é a única vencedora nas categorias Celular e Smartphone, e Computador e Notebook, criadas em 2015 e 2020, respectivamente. Entre 2013 e 2022, também venceu nove vezes o Top do Top, categoria que aponta as marcas mais lembradas do país.

FILE PHOTO: The logo of Samsung Electronics is seen at its office building in Seoul, South Korea January 7, 2019. REUTERS/Kim Hong-Ji/File Photo ORG XMIT: FW1 - REUTERS

Os resultados da Folha Top of Mind 2023 serão divulgados na versão impressa da revista, que circula em todo o Brasil no dia 1º de novembro, junto com a versão impressa da Folha.

A evolução e democratização da tecnologia nos últimos dez anos ajuda a explicar a ascensão da Samsung na pesquisa do Datafolha. De acordo com o estudo anual sobre o uso de TI (Tecnologia da Informação) do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV, o Brasil tem cerca de dois dispositivos digitais por habitante.

A mesma pesquisa mostra como, em 2013, havia cerca de 210 milhões de smartphones ativos no país, número que, neste ano, até o momento, chegou a 464 milhões.

"Desempenhamos um papel fundamental na democratização do acesso às tecnologias", afirma Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil. "Temos modelos nas mais variadas faixas de preço, atendendo aos mais diversos públicos."

De acordo com a executiva, a marca solidificou a sua atuação no mercado brasileiro com a ampliação de investimentos em inovação, pesquisa e desenvolvimento. "O reconhecimento dos brasileiros ao posicionarem a Samsung como marca Top of Mind demonstra que estamos no caminho certo."

Como a senhora avalia a importância da Samsung conquistar o Folha Top of Mind de forma recorrente? A Samsung considera esse reconhecimento muito relevante, pois reflete o sucesso da nossa estratégia de promover o uso da tecnologia para melhorar a vida das pessoas, o que nos motiva a avançar nessa estratégia, com visão de longo prazo no mercado brasileiro, produção local e investimento em ações de educação e sustentabilidade. Acreditamos que quem constrói essa reputação são as pessoas que trabalham diariamente ao longo de todo o processo dos produtos Samsung.

Quais foram as principais mudanças da empresa e do mercado ao longo das três décadas de existência da pesquisa Datafolha? Ao longo desse período, solidificamos nossa atuação no mercado brasileiro, gerando oportunidades de emprego e movimentando a economia local. Ampliamos nossos investimentos em inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Nosso compromisso com o Brasil envolve, ainda, ações de sustentabilidade e educação. Bom exemplo é o programa "Solve For Tomorrow Brasil'', uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung cujo objetivo é estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções inovadoras para demandas locais.

A empresa conta ainda com o ''Samsung Ocean'', ação global da companhia que incentiva o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel e o fomento à criação de startups.

Como a empresa conseguiu se manter como Top of Mind a longo prazo? Nosso foco é proporcionar a melhor experiência aos consumidores, e o reconhecimento dos brasileiros ao posicionarem a Samsung como marca Top of Mind demonstra que estamos no caminho certo.

Além disso, a Samsung tem forte compromisso com a sustentabilidade. Na frente de dispositivos móveis, por exemplo, a empresa conta com a visão ''Galaxy for the Planet'', compromisso da Samsung para, até 2025, reduzir sua pegada ambiental e diminuir o esgotamento de recursos desde a produção até o descarte dos nossos produtos Galaxy. Desde então, todos os produtos da família Galaxy trazem em sua composição algum componente reciclado.

Outro exemplo é o Samsung Recicla, programa de logística reversa e reciclagem que possibilita ao consumidor descartar dispositivos eletrônicos de forma correta e adequada, evitando danos ao meio ambiente.

Como a empresa trabalha com as informações reveladas na pesquisa Datafolha? De que forma as estratégias são impactadas? Os dados fornecidos pela pesquisa Folha Top of Mind, do Datafolha, são valiosos pois nos ajudam a ter um entendimento aprofundado sobre a percepção e o ''recall'' da marca Samsung em todo o país, e nas diferentes categorias em que atuamos.

Quais são os próximos passos da empresa para manter a sua imagem como Top of Mind? A Samsung possui um portfólio robusto. Para isso, é preciso investir por anos de forma consistente, com visão a longo prazo e com foco em inovação, pesquisa e desenvolvimento em nossa estratégia de democratização da tecnologia e em novos formatos. É esse compromisso que irá guiar nossos próximos passos. Além de promover a melhor experiência nas diversas frentes.

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.