Poucas marcas mantêm um histórico vencedor na premiação Top of Mind por mais de duas décadas consecutivas. A multinacional americana Visa é uma delas. Citada pela maioria dos entrevistados pelo Datafolha em pesquisa sobre lembrança de marcas desde 1999, a empresa é referência em sua área.
Criada em 1958, Visa foi o primeiro programa de cartões de crédito para consumidores da classe média americana. Atualmente, a empresa opera em cerca de mais de 200 países e territórios
Os resultados da Folha Top of Mind 2023 serão divulgados na versão impressa da revista, que circula em todo o Brasil no dia 1º de novembro, junto com a versão impressa da Folha.
No Brasil há 52 anos, a marca busca fortalecer o vínculo emocional com seu público por meio de campanhas de comunicação e marketing. Além da boa relação com o cliente, ela também diz demonstrar interesse em pautas sociais. A empresa afirma que investe em programas como o Cidades do Futuro e o Visa Causas.
Cidades do Futuro foi criado em 2018 com o intuito de incentivar ações educacionais, promocionais e de desenvolvimento de pagamentos eletrônicos em diferentes frentes de negócios. As três primeiras cidades que contaram com a iniciativa foram Maringá (PR), Belém (PA) e Campina Grande (PB). Em 2019, o programa já havia sido expandido para 200 municípios brasileiros.
Já Visa Causas, lançado em dezembro de 2017, tem como objetivo ajudar causas e instituições sociais. A iniciativa doa R$ 0,01 cada vez que o cliente efetua um pagamento com o cartão. quase 500 milhões de doações já foram feitas pelo programa em áreas como meio ambiente e sustentabilidade, diversidade e inclusão, saúde, educação e cuidados com crianças e idosos.
Mariana Dinis, diretora de Marketing da Visa Brasil, diz que a missão da empresa é conectar o mundo por meio de sua rede de pagamentos, capacitando pessoas e negócios a prosperarem.
Qual a importância de ser Folha Top of Mind de forma recorrente?
Para nós, é uma honra e um orgulho sermos reconhecidos como a marca de cartões mais lembrada pelos brasileiros há 23 anos consecutivos. Esse prêmio é um reflexo do nosso compromisso em oferecer soluções de pagamento seguras, convenientes e inovadoras. Também é uma forma de medir a efetividade das nossas ações de comunicação e marketing.
Como o prêmio reforça a posição e a relevância que a marca tem no mercado?
O prêmio é uma das pesquisas mais respeitadas e tradicionais, realizada pelo Datafolha. Ser reconhecidos como a marca mais lembrada na categoria de cartões significa que a Visa está presente na mente e no coração dos brasileiros, que confiam e optam pelos nossos produtos e serviços. Isso nos dá uma vantagem competitiva e uma credibilidade no mercado.
Quais foram as principais mudanças da empresa nesses 33 anos de pesquisa?
Visa é uma empresa que se reinventa constantemente, acompanhando as mudanças e as demandas do mercado. Ao longo desses 33 anos, evoluímos de uma empresa de cartões de plástico para uma empresa de tecnologia de pagamento. Também ampliamos o nosso alcance. Nós investimos em iniciativas de responsabilidade social e ambiental, como o programa Cidades do Futuro, que incentiva o uso de meios de pagamento eletrônicos para reduzir o uso de dinheiro em espécie, e o Visa Causas, que dá ao consumidor a possibilidade de doar para instituições beneficentes, que realizam trabalhos fundamentais em diversas áreas.
Como Visa conseguiu se manter como Top of Mind a longo prazo?
Por alguns motivos. Primeiro, a qualidade e a segurança dos nossos produtos e serviços. Segundo, a inovação. Terceiro, a comunicação, ferramenta essencial para construir e manter a reputação da marca. Quarto, o relacionamento, baseado em confiança, transparência e parceria com clientes, parceiros, consumidores e colaboradores.
O que norteia as campanhas da Visa?
O que nos guia é conectar o mundo por meio da rede de pagamento. Buscamos comunicar os nossos atributos de marca de forma criativa e relevante, gerando identificação e preferência. Além disso, alinhamos as nossas campanhas com os nossos valores.
Como Visa trabalha com as informações reveladas na pesquisa Datafolha?
A pesquisa é uma fonte de informação muito importante, pois nos ajuda a entender o comportamento, as preferências, as percepções e as expectativas dos consumidores em relação às marcas de cartões. Esses dados nos permitem avaliar o nosso desempenho, os pontos fortes, os pontos de melhoria, as oportunidades e os desafios no mercado. A partir dessas informações, traçamos as nossas estratégias de negócio, produto, comunicação e marketing.
Quais são os próximos passos da Visa para manter a força como Top of Mind?
Continuar investindo em inovação, segurança, conveniência, aceitação, comunicação e marketing para manter presença e proximidade com o nosso público. Investir em parcerias, responsabilidade social e sustentabilidade, para gerar confiança, credibilidade e impacto positivo, também são fundamentais como marca Top of Mind.
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