Top of Mind há 23 anos, Visa aposta em iniciativas sociais

Campeã na categoria Cartão de Crédito, em Top Finanças 2022, marca também investe em ações ambientais

Isabela Faggiani
São Paulo

Poucas marcas mantêm um histórico vencedor na premiação Top of Mind por mais de duas décadas consecutivas. A multinacional americana Visa é uma delas. Citada pela maioria dos entrevistados pelo Datafolha em pesquisa sobre lembrança de marcas desde 1999, a empresa é referência em sua área.

Criada em 1958, Visa foi o primeiro programa de cartões de crédito para consumidores da classe média americana. Atualmente, a empresa opera em cerca de mais de 200 países e territórios

Os resultados da Folha Top of Mind 2023 serão divulgados na versão impressa da revista, que circula em todo o Brasil no dia 1º de novembro, junto com a versão impressa da Folha.

Jogadora de futebol negra se prepara para chutar a bola em estádio. Atrás dela, há uma névoa que cobre todo o fundo da imagem.
Reprodução de vídeo da campanha #EscolhaJogarComElas da Visa - Reprodução

No Brasil há 52 anos, a marca busca fortalecer o vínculo emocional com seu público por meio de campanhas de comunicação e marketing. Além da boa relação com o cliente, ela também diz demonstrar interesse em pautas sociais. A empresa afirma que investe em programas como o Cidades do Futuro e o Visa Causas.

Cidades do Futuro foi criado em 2018 com o intuito de incentivar ações educacionais, promocionais e de desenvolvimento de pagamentos eletrônicos em diferentes frentes de negócios. As três primeiras cidades que contaram com a iniciativa foram Maringá (PR), Belém (PA) e Campina Grande (PB). Em 2019, o programa já havia sido expandido para 200 municípios brasileiros.

Já Visa Causas, lançado em dezembro de 2017, tem como objetivo ajudar causas e instituições sociais. A iniciativa doa R$ 0,01 cada vez que o cliente efetua um pagamento com o cartão. quase 500 milhões de doações já foram feitas pelo programa em áreas como meio ambiente e sustentabilidade, diversidade e inclusão, saúde, educação e cuidados com crianças e idosos.

Mariana Dinis, diretora de Marketing da Visa Brasil, diz que a missão da empresa é conectar o mundo por meio de sua rede de pagamentos, capacitando pessoas e negócios a prosperarem.

Qual a importância de ser Folha Top of Mind de forma recorrente?
Para nós, é uma honra e um orgulho sermos reconhecidos como a marca de cartões mais lembrada pelos brasileiros há 23 anos consecutivos. Esse prêmio é um reflexo do nosso compromisso em oferecer soluções de pagamento seguras, convenientes e inovadoras. Também é uma forma de medir a efetividade das nossas ações de comunicação e marketing.

Como o prêmio reforça a posição e a relevância que a marca tem no mercado?
O prêmio é uma das pesquisas mais respeitadas e tradicionais, realizada pelo Datafolha. Ser reconhecidos como a marca mais lembrada na categoria de cartões significa que a Visa está presente na mente e no coração dos brasileiros, que confiam e optam pelos nossos produtos e serviços. Isso nos dá uma vantagem competitiva e uma credibilidade no mercado.

Quais foram as principais mudanças da empresa nesses 33 anos de pesquisa?
Visa é uma empresa que se reinventa constantemente, acompanhando as mudanças e as demandas do mercado. Ao longo desses 33 anos, evoluímos de uma empresa de cartões de plástico para uma empresa de tecnologia de pagamento. Também ampliamos o nosso alcance. Nós investimos em iniciativas de responsabilidade social e ambiental, como o programa Cidades do Futuro, que incentiva o uso de meios de pagamento eletrônicos para reduzir o uso de dinheiro em espécie, e o Visa Causas, que dá ao consumidor a possibilidade de doar para instituições beneficentes, que realizam trabalhos fundamentais em diversas áreas.

Como Visa conseguiu se manter como Top of Mind a longo prazo?
Por alguns motivos. Primeiro, a qualidade e a segurança dos nossos produtos e serviços. Segundo, a inovação. Terceiro, a comunicação, ferramenta essencial para construir e manter a reputação da marca. Quarto, o relacionamento, baseado em confiança, transparência e parceria com clientes, parceiros, consumidores e colaboradores.

O que norteia as campanhas da Visa?
O que nos guia é conectar o mundo por meio da rede de pagamento. Buscamos comunicar os nossos atributos de marca de forma criativa e relevante, gerando identificação e preferência. Além disso, alinhamos as nossas campanhas com os nossos valores.

Como Visa trabalha com as informações reveladas na pesquisa Datafolha?
A pesquisa é uma fonte de informação muito importante, pois nos ajuda a entender o comportamento, as preferências, as percepções e as expectativas dos consumidores em relação às marcas de cartões. Esses dados nos permitem avaliar o nosso desempenho, os pontos fortes, os pontos de melhoria, as oportunidades e os desafios no mercado. A partir dessas informações, traçamos as nossas estratégias de negócio, produto, comunicação e marketing.

Quais são os próximos passos da Visa para manter a força como Top of Mind?
Continuar investindo em inovação, segurança, conveniência, aceitação, comunicação e marketing para manter presença e proximidade com o nosso público. Investir em parcerias, responsabilidade social e sustentabilidade, para gerar confiança, credibilidade e impacto positivo, também são fundamentais como marca Top of Mind.

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.