1.500 profissionais das marcas mais lembradas celebram entrega do Top of Mind

Cerimônia da 32ª edição da Folha Top of Mind voltou à forma presencial após 2 anos

Fotografia colorida do palco da cerimônia da Folha Top of Mind no Tokio Marine Hall; há um telão com projeção de uma ilustração de um elefante branco, símbolo da premiação, e se vê escrito também Folha Top of Mind 2022; em um fundo azul; na parte inferior da imagem, bem escura, há a plateia

Palco da cerimônia da 32ª edição da Folha Top of Mind, no Tokio Marine Hall (zona sul de São Paulo) FolhapressAdriano Vizoni - 25.out.2022/Folhapress

Pedro Strazza
São Paulo

Depois de dois anos, a entrega dos prêmios Folha Top of Mind voltou a acontecer de forma presencial nesta terça-feira (25), no Tokio Marine Hall, região sul de São Paulo. O evento divulgou os resultados da 32ª edição do levantamento feito pelo Datafolha, a maior e mais completa pesquisa de lembrança de marcas da América Latina.

Em clima de festa, o espaço reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre executivos, empresários, diretores de marketing e representantes das marcas, celebrando vencedores nas 83 categorias listadas pelo estudo. Alguns vieram com grupos no melhor estilo torcida organizada, com uniformes, confetes, balões, vuvuzelas e até mascotes.

Fotografia colorida de representantes da Samsung em grupo, com camisetas pretas e comemorando um prêmio dentro do Tokio Marine hall, em um ambiente escuro; o grupo segura bandeirinhas e balões
Torcida da Samsung, que recebeu o prêmio Top do Top e outros cinco troféus - Bruno Santos - 25.out.2022/Folhapress,

Essa energia é sentida por Katielle Haffner, head de relações corporativas ESG da Coca-Cola Brasil. "Para a gente, estar conectado com as pessoas, podendo viver essa experiência de novo, é super gratificante", diz a executiva, que afirma representar 53 mil colaboradores no evento ao receber o prêmio pela marca na categoria Top do Top.

Haffner também comenta que a vitória acontece no aniversário de 80 anos da Coca-Cola no Brasil, que por sua vez coincide com os investimentos anuais de R$ 3 bilhões para projetos sociais e ambientais no país. "É um reconhecimento do consumidor, e isso é o que faz tudo valer a pena."

Já André Natal, CEO interino e CFO da Vibra Energia, fala em superação ao mencionar o retorno da premiação em formato presencial. O grupo é dono de duas marcas que figuram na pesquisa do Datafolha deste ano: a Petrobras/BR, líder na categoria Posto de Gasolina, e a Lubrax, campeã em Óleo Lubrificante.

"Fomos premiados com mais de uma marca, e precisamos sempre elevar o nível de atenção para que elas atinjam o patamar em que estão", diz ele, que destaca o esforço dos times por trás dos produtos. A atenção à sustentabilidade permeia o trabalho, com a Lubrax redobrando o cuidado com o manejo de resíduos de fabricação e a BR na instalação de 70 eletropostos em sua rede até o fim de 2023.

Outra no topo da categoria Posto de Gasolina e responsável pela primeira estrada eletrificada do país, a Ipiranga também marcou presença. "Estamos orgulhosos de poder representar nosso setor", afirma Luciana Domagala, vice-presidente de gestão de pessoas da marca, que acrescenta que a premiação é uma grande oportunidade de sentir o calor humano e o reconhecimento do público.

Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil, concorda com a afirmação. Ela comenta que considera o evento fundamental: "A gente já tem um histórico de anos no Top of Mind, é um reconhecimento incrível e fantástico e a Samsung entende que esse tipo de premiação traz uma visibilidade importantíssima."

A Samsung, segundo ela, trabalha na tradução da tecnologia e inovação para o empoderamento das pessoas. A empresa, que levou ao todo seis prêmios no Top of Mind, ainda se preocupa com um futuro sustentável, tendo anunciado em setembro uma nova estratégia ambiental que envolve zerar as emissões de carbono até 2050.

Quem divide esse pilar é a Omo, presente no Top do Top há 29 anos consecutivos. Vinicius Menezes, gerente de marketing da marca, vê com gratidão o reconhecimento do trabalho no tema da sustentabilidade: "É uma honra ser lembrado pelos nossos consumidores como uma marca que está sempre preocupada em entregar excelentes produtos e que fez história na comunicação brasileira."

Beatriz Seabra, gerente de marketing da Comfort, celebra pela história a conquista no Top Amaciante de Roupa, que retorna depois de sete anos. "Comfort foi a primeira marca de amaciantes no Brasil, é muito gostoso que até hoje ela seja a mais reconhecida e amada do mercado", diz. Isso acompanha o cuidado renovado com o meio ambiente, pelo qual a marca lançou embalagens feitas com plástico 100% reciclado e reciclável.

Para Stephanie Arnesen, diretora de marketing de leites da Nestlé, o retorno do evento presencial marca a celebração da Ninho com os resultados, chegando em 2022 a 17 vitórias em 27 edições da categoria Leite. É uma consagração da reorientação da estratégia para o tema da sustentabilidade: a marca incentivou a adoção de boas práticas entre fornecedores, lançou produtos de origem vegetal e trabalhou na publicidade para educar o público sobre questões como o uso consciente da água.

"Ser reconhecida como Top of Mind é muito relevante porque mostra que todo esse trabalho que a gente vem fazendo de entregar o melhor leite também é reconhecido pelo consumidor", explica.

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