Mercedes-Benz quer seguir na memória marcando presença em rotas estratégicas e eventos setoriais

Montadora alemã venceu isolada em todas as edições da categoria Caminhão na pesquisa Top of Mind

São Paulo

Vencedora em todas as 11 edições que a categoria Caminhão foi pesquisada na Folha Top of Mind, a Mercedes-Benz tenta expandir sua hegemonia fazendo parte da vida das pessoas por meio de ações em eventos e marcando presença em locais como paradas de caminhoneiros e de transportadores nas estradas.

“Estamos sempre ao lado de quem transporta, o que nos coloca na memória dos brasileiros”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da empresa.

Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz
Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz - Divulgação

Realizada pelo Datafolha, a maior pesquisa de lembrança de marca da América Latina mostrou que, em 2019, última edição do levantamento, a montadora alemã foi citada por 22% dos entrevistados, o dobro dos 11% da segunda colocada.

O desempenho foi ainda melhor em alguns dos diversos recortes demográficos do levantamento, que é realizado em todas as regiões do Brasil. Na faixa de 45 anos ou mais, atingiu 30%. Entre os homens, 31%. E entre os mais ricos, 34%.

Também no ano passado, a companhia avaliava que o mercado de caminhões se descolava de outros segmentos da economia, apresentando franco crescimento. A pandemia de Covid-19 mudou esse cenário. Na retomada que se inicia, o otimismo divide espaço com a expectativa.

Estão aquecendo as vendas de caminhões setores como agronegócio, mineração, celulose, químicos e gás, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e comércio eletrônico. Esperamos que tudo se ajeite na saúde e na economia do país”, diz Leoncini.

O Novo Actros é a grande novidade da Mercedes-Benz neste ano. O modelo que surge como alternativa para modernizar a frota nacional traz inovações tecnológicas, como um sistema de câmeras digitais que substitui os retrovisores externos.

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A Mercedes-Benz venceu todas as 11 edições do prêmio na categoria Caminhão. Quais fatores a marca acredita que colaboraram para construir este reconhecimento apontado pelo Datafolha? Os caminhões Mercedes-Benz são protagonistas na história do transporte de cargas no Brasil. Isso acontece há 64 anos, desde que a marca chegou ao país. Ou seja, os transportadores e os motoristas sempre puderam contar com os nossos caminhões ao seu lado para trabalhar e buscar resultados e lucros.

Em toda essa trajetória de décadas, o caminhão Mercedes-Benz consolidou uma imagem de qualidade, força e robustez em todas as situações, seja nas rodovias, nas cidades ou nas severas operações fora de estrada. Ele é “pau pra toda obra” e nunca deixou de evoluir.

Essa imagem está cada vez mais forte a partir do compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende todos os sotaques”. Nossos caminhões efetivamente trazem inovações e novidades que têm a sugestão e a opinião dos clientes.

A liderança invicta no prêmio Folha Top of Mind na categoria mostra que estamos no caminho certo.

A pesquisa Datafolha é realizada em todo o Brasil e conta com recortes demográficos. Como os dados influenciam a marca na condução de sua estratégia de marketing e em suas ações regionais? Em parceria com a nossa Rede de Concessionários, que está presente em todos os estados do território nacional, nós conseguimos entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos nossos clientes de Norte a Sul, de Leste a Oeste.

Em função disso, nossas ações de marketing e de relacionamento levam em conta o perfil de cada transportador, profissional autônomo ou motorista. Como eu disse, a Mercedes-Benz entende todos os sotaques e oferece soluções completas em produtos e serviços para cada demanda do mercado.

O desempenho da Mercedes-Benz nos últimos anos costuma ser ainda melhor entre pessoas com 45 anos ou mais. Qual é a percepção da empresa sobre esses números? Pessoas e profissionais mais experientes tendem a ser mais racionais e pragmáticos nas avaliações de marcas e produtos. Nesse aspecto, os atributos de qualidade e confiabilidade associados aos produtos e à marca Mercedes-Benz ganham evidência.

Os homens e as pessoas de maior renda também se lembraram mais da Mercedes-Benz. Como esses grupos se relacionam com os produtos e o trabalho da empresa? Creio que, neste ponto, o caminhão Mercedes-Benz se destaca porque assegura retorno ao investimento do cliente, seja pela economia no consumo, baixo custo operacional e rentabilidade no transporte, como pelo ótimo custo/benefício, TCO [custo total ao longo da vida útil do veículo] e valor de revenda.

Que tipo de ação a empresa vem adotando para fortalecer a imagem da marca na memória dos brasileiros? Em parceria com nossa Rede de Concessionários, a Mercedes-Benz é uma marca atuante na mídia tradicional e nas redes sociais. Também promove diversos eventos e ações de demonstração de seus caminhões junto a empresas de transporte, autônomos e motoristas. Além da presença em tradicionais feiras e exposições do setor, também realiza ações próprias em rotas e locais estratégicos de paradas de caminhoneiros e transportadores.

Ou seja, estamos sempre ao lado de quem transporta, o que, naturalmente, nos coloca na memória dos brasileiros.

Em entrevista à Folha em 2019, a marca avaliava que, apesar das incertezas, o mercado de caminhões se descolava de outros segmentos da economia e estava em crescimento. Como está o cenário do setor agora? O segmento de caminhões está conseguindo vencer os desafios da pandemia e foi um dos primeiros a puxar a retomada da economia. Estão aquecendo as vendas de caminhões setores como agronegócio, mineração, celulose, químicos e gás, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e comércio eletrônico. Ou seja, a expectativa é boa para o restante do ano. Esperamos que tudo se ajeite na saúde e na economia do país.

Entre os lançamentos recentes da marca aparece o Novo Actros, que entrega novas tecnologias. Quais são os destaques dele? O Novo Actros começou a ser entregue aos clientes no mês de julho com grandes inovações, como o MirrorCam, sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais e faz desse Mercedes-Benz o primeiro caminhão sem retrovisor externo do Brasil.

Essa nova linha de caminhões extrapesados também traz para o país inéditas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas. É o caso do Assistente de Frenagem Ativo (ABA 5, unico do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), do Assistente de Ponto Cego e Fadiga e do Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. O caminhão também é equipado com os já conhecidos Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

Em um país como o Brasil, que é agrícola e que depende da rede de transporte por caminhões, como a marca enxerga sua função nesta cadeia produtiva? A Mercedes-Benz oferece ao mercado brasileiro uma completa e abrangente linha de caminhões. Para o agronegócio, que lidera a economia do país, sempre acompanhamos de perto a realidade do setor, atendendo às expectativas de quem transporta grãos, cana-de-açúcar e outros produtos do campo, oferecendo caminhões de grande capacidade de carga, robustos, resistentes e confortáveis, com economia no consumo e baixo custo operacional, o que contribui para a rentabilidade e os lucros de quem transporta.

Também estamos sempre inovando em serviços e conectividade, assegurando apoio aos caminhões em suas operações, mantendo a disponibilidade para o trabalho e a produtividade da frota.

A Mercedes-Benz é uma companhia tradicional. Como ela mudou no Brasil ao longo dos últimos 30 anos, mesmo período de existência da pesquisa Datafolha? A Mercedes-Benz é uma marca inovadora. No Brasil, não é diferente. Desde que chegou aqui, sempre esteve à frente do desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias, gerando soluções eficientes e rentáveis para quem busca lucros ao seu negócio

Nos últimos 30 anos, os caminhões da marca evoluíram em tecnologia, desempenho, eficiência, consumo, força, compatibilidade ambiental, robustez, resistência, conforto e segurança. Com a chegada do Novo Actros, a marca novamente traz inovações em serviços, tecnologia digital, telemetria, conectividade e Internet das Coisas.

Como se estrutura hoje a produção de caminhões da Mercedes no Brasil? A Mercedes-Benz conta hoje com duas fábricas de caminhões no Brasil, uma em São Bernardo do Campo (SP) e outra em Juiz de Fora (MG). A unidade do ABC Paulista é a primeira indústria 4.0 do setor de caminhões no Brasil, reforçando o pioneirismo e a liderança da marca na produção de veículos comerciais no país.

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