'Dados do Datafolha nos ajudam a entender as demandas do consumidor'

Avaliação é da diretora de marketing da Friboi, vencedora do Top of Mind na categoria Top Carne, em 2021 e 2022

Isabela Faggiani
São Paulo

A Friboi é uma das marcas brasileiras mais famosas no país. Líder no mercado de carne bovina, a gigante da JBS conta com unidades produtivas em todo o território nacional e tem presença expressiva nos lares brasileiros. Com ampla exposição, a marca venceu o Top Carne por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022.

A categoria esteve presente na pesquisa Folha Top of Mind de 2013, ano em que a Friboi também saiu como vencedora. O tricampeonato se deve, na avaliação de Anne Napoli, diretora de marketing, à preocupação da empresa em proporcionar boas experiências aos consumidores. "Estamos sempre investindo em inovações que nos ajudam a estabelecer conexões duradouras com as pessoas", diz.

Fotografia colorida de homem carregando uma travessa de carnes e sendo observado por outro. À direita, o homem que carrega a travessa é branco, tem cabelo curto e preto e usa uma camisa pólo cinza. À esquerda, o homem que observa é branco, tem cabelo crespo e preto e usa usa uma camisa listrada vermelha.
Cena do comercial "Se Tem Maturatta, Virou Churrascatta" da Friboi, que divulga linha de carnes Maturatta da marca - Reprodução

O pequeno açougue criado em Goiás há 70 anos hoje é uma das maiores empresas de alimentos do planeta. Presente em cerca de 150 países, a Friboi viu um aumento em seus lucros após passar por um processo de "descomoditização" da marca. "Tivemos muito êxito em mostrar ao consumidor que carne não é tudo igual", segue Napoli.

Na avaliação da executiva, ser uma marca Top of Mind é motivo de orgulho. Para ela, a metodologia usada na pesquisa Datafolha é importante, pois "mostra quais são as marcas que os consumidores realmente reconhecem atributos de valor e qualidade."

O levantamento do instituto discrimina seus dados por região, classe econômica, faixa etária e sexo, por exemplo. Essa precisão é necessária para entender as demandas da população e como elas diferem de uma região para outra no país, explica ela.

Como a senhora avalia a importância da Friboi conquistar o Folha Top of Mind de forma recorrente? O Top of Mind é uma premiação muito importante para nós, principalmente pela metodologia utilizada na pesquisa Datafolha. Isso faz muita diferença, porque nos mostra quais são as marcas que os consumidores realmente reconhecem atributos de valor e qualidade.

O prêmio reforça a posição e a relevância que a marca tem no mercado hoje? A Friboi tem sete décadas de história construída com um propósito de levar às mesas dos brasileiros produtos de qualidade. Os consumidores reconhecem esse compromisso da Friboi para atendê-los e isso fica evidente no que a pesquisa do Top of Mind nos traz.

Quais foram as principais mudanças da empresa e do mercado ao longo desses últimos 33 anos de existência da pesquisa do Datafolha? Neste ano, a JBS completa 70 anos, celebrando a trajetória de crescimento de um pequeno açougue em Goiás para uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Hoje, a JBS é uma das maiores empregadoras do Brasil, com 145 mil colaboradores, e conta com cerca de 260 mil pessoas em suas equipes em todos os continentes.

Ao longo de sua história, a JBS construiu um amplo portfólio de marcas reconhecidas, com a preocupação de identificar o que o consumidor procura, do dia a dia ao momento do churrasco.

Como a empresa conseguiu se manter como Top of Mind a longo prazo? Buscamos proporcionar boas experiências aos nossos consumidores. Por isso, estamos sempre investindo em inovações que, sem dúvida, nos ajudam a estabelecer conexões duradouras com os consumidores.

A pesquisa Datafolha revela anualmente dados de todo o país sobre as marcas mais lembradas pelos brasileiros, com informações discriminadas por região, classe econômica, faixa etária e sexo. Essa precisão ajuda a Friboi no direcionamento dos negócios e do próprio posicionamento de marca? Consideradas a dimensão continental do Brasil e sua diversidade cultural, os dados da pesquisa Datafolha nos ajudam a entender as novas demandas dos consumidores, principalmente em momentos especiais, como o do churrasco, no qual os acompanhamentos e os preparos podem variar dependendo da região.

Quais são os próximos passos da Friboi para se manter como Top of Mind? Nos últimos anos, por meio de uma atuação focada na garantia de origem e na qualidade, tivemos muito êxito ao "descomoditizar" a carne bovina e mostrar ao consumidor que carne não é tudo igual. Isso, sem dúvida, ajudou as nossas marcas a criarem vínculos com os clientes, que reconhecem esses atributos nelas. Agora, a nossa estratégia é seguir inovando para oferecer carnes adequadas tanto para o dia a dia quanto para o churrasco.

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