Informações reveladas pela pesquisa Datafolha são uma matriz importante de dados para compreendermos o consumidor brasileiro

Diretor de marketing da Coca-Cola afirma que ser uma marca Top of Mind, como nos últimos anos, é a prova de que a empresa mantém seu destaque e sua relevância no mercado atual

Isabela Faggiani
São Paulo

Empresa centenária de bebidas, a Coca-Cola é o produto americano de maior distribuição no planeta, superando marcas famosas de "fast-food", como o McDonald 's. Na Folha Top of Mind, seu nome costuma figurar entre os mais mencionados no Top do Top.

Com base na pergunta "qual a primeira marca que lhe vem à cabeça", a categoria surgiu na pesquisa Datafolha em 1993. Em 2022, quando a questão completou 30 edições, a Coca-Cola conquistou o prêmio pela 28ª vez.

Os resultados da Folha Top of Mind 2023 serão divulgados na versão impressa da revista, que circula em todo o Brasil no dia 1º de novembro, junto com a versão impressa da Folha.

A modelo Gigi Hadid está de perfil, com uma trança nos cabelos e tomando uma Coca-Cola em lata de vidro
Campanha global da Coca-Cola "A Recipe For Magic" é apresentada pela modelo Gigi Hadid - Reprodução

As recorrentes vitórias podem ser explicadas pela preocupação da marca em "se comunicar com o consumidor e o público de forma positiva", na avaliação de Ted Ketterer, diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.

A empresa, que chegou ao país em 1941, busca, nas palavras dele, ser mais do que um refrigerante. Ela procura se conectar "com os sentimentos e desejos das pessoas", afirma o executivo. Como exemplo é possível destacar as suas tradicionais propagandas de natal, feitas todos os anos há mais de um século.

A Coca-Cola também costuma patrocinar festivais e eventos que concentram multidões, como a Copa do Mundo e o Rock In Rio. "Um dos pilares mais importantes da empresa é estar no dia a dia das pessoas", explica Ketterer, que ressalta como conquista do prêmio Top of Mind é a prova de que a empresa mantém seu destaque no mercado atual.

A Coca-Cola venceu 28 vezes a categoria Top do Top. Qual a importância de conquistar este prêmio de forma recorrente? A conquista de mais um Top of Mind é a prova de que a Coca-Cola mantém seu destaque e sua relevância no mercado atual e de que a marca se comunica com o consumidor e o público em geral de forma positiva.

A marca surgiu há 137 anos e mantém sua relevância, ano após ano, porque se conecta com os sentimentos e desejos das pessoas, geração após geração, se adaptando às mudanças que acontecem no mundo e entendendo as necessidades do mercado.

O prêmio reforça a posição e a relevância que a marca tem no mercado hoje? Muito mais do que reforçar, o prêmio da Folha Top of Mind confirma que estamos no caminho certo ao manter os consumidores no centro de tudo o que fazemos.

Nosso papel é criar marcas que sejam relevantes aos consumidores. Portanto, devemos começar com uma compreensão profunda das pessoas e, hoje, graças à tecnologia, ao mundo digital e às redes sociais, podemos obter mais informações do que nunca. Com essas informações, podemos identificar tendências.

Quais foram as principais mudanças da empresa e do mercado ao longo desses últimos 33 anos de pesquisa Datafolha? Grande parte da transformação na Coca-Cola está relacionada à evolução digital e aos novos canais de comunicação consumidos pelas novas gerações, especialmente a geração Z.

Um exemplo de como trouxemos essas experiências para o consumidor foi o Rock In Verse, o lançamento do metaverso do Rock in Rio, que aconteceu em setembro de 2022, no Brasil. Pela primeira vez na história do evento, o festival promoveu uma experiência de metaverso em parceria com a Coca-Cola. Isso ocorreu virtualmente dentro do jogo Fortnite, onde os fãs do festival podiam explorar 12 novos espaços totalmente inspirados na Rock City. O projeto foi especialmente importante para nós porque reuniu as indústrias da música e dos jogos, que são duas das maiores paixões da geração Z.

Como a empresa conseguiu se manter como Top of Mind a longo prazo? Um dos pilares mais importantes é estar no dia a dia das pessoas, ou seja, entender as demandas e as ocasiões de consumo e estar presente como marca para atender ao consumidor.

Nossa estratégia de marketing é sempre focada na criatividade, na inovação e no conteúdo baseados no mundo que vivemos e nas plataformas onde as pessoas e nossos consumidores estão.

A Coca-Cola possui ações visadas para o bem-estar de seus funcionários? Quais? The Coca-Cola Company sabe da importância de cuidar do bem-estar de seus colaboradores e promove isso internamente em todos os países que atua. Algumas das iniciativas relacionadas ao bem-estar dos funcionários, como parte do pilar de responsabilidade social corporativa, fazem parte da plataforma global ''Well-Being''. Nela, os funcionários são estimulados a manter hábitos para promoção da saúde física e mental, se exercitarem e pontuarem no programa interno de fidelidade que possibilita troca por experiências, como viagens, e compra de itens para casa.

Como a empresa trabalha com as informações reveladas na pesquisa Datafolha? Estamos sempre conectados com as transformações que ocorrem em nossa sociedade para entender os desejos e motivações dos consumidores. E as informações reveladas pela pesquisa Datafolha são mais uma matriz importante de dados para compreendermos esse cenário no Brasil. É com essa visão que buscaremos continuar a fortalecer nossa posição no mercado. Ao mesmo tempo, destacamos nosso amplo portfólio de marcas para todas as ocasiões de consumo e mantemos o olhar de inovação para desenvolvimento das nossas categorias.

Quais são os próximos passos da Coca-Cola? Estamos sempre antenados com as mudanças de nossa sociedade e os hábitos de consumo do nosso mercado. Hoje, as novas ferramentas tecnológicas disponíveis modelam na forma com as pessoas consomem informações e produtos. Com nossos lançamentos e nossas campanhas nos conectamos e chegamos aos consumidores por diversas plataformas.

Acreditamos que ações propositadas provenientes de marcas e empresas geram reputação e aproximam as corporações das pessoas, dos consumidores. É importante que permaneçamos sempre conectados às necessidades locais e às comunidades onde atuamos.

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