Descrição de chapéu Datafolha

'Resultados da pesquisa Top of Mind são importantes para o desenvolvimento de novas estratégias'

Avaliação é da direção de marketing da Henkel, dona da Super Bonder, marca vencedora nas edições de 2021 e 2022

Isabela Faggiani
São Paulo

A Super Bonder foi o nome mais mencionado na categoria Cola Instantânea da Folha Top of Mind desde a criação do segmento, em 2021. Presente em milhares de geladeiras pelo país (sim, os consumidores têm a mania de guardar a embalagem em temperatura fria), o produto de origem americana chegou ao Brasil em 1975.

Nestas quatro décadas, a Super Bonder se consagrou como uma espécie de "cola tudo" no Brasil. A pesquisa Datafolha mostra como a marca supera seus concorrentes com folga. Houve uma diferença de mais de 30% das menções entre o produto e o segundo colocado nos anos de 2021 e 2022.

Isso se deve à relação de confiança que ela tem com os consumidores, avalia Fernanda Figueiredo, diretora de Marketing das marcas de consumo da Henkel, empresa dona da Super Bonder. "Todo brasileiro tem uma história familiar com a Super Bonder", conta. Ela diz também que ser Top of Mind contribui ainda mais para a relevância do produto no mercado nacional.

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Campanha "Cola Para Sempre" destaca relação da Super Bonder com os brasileiros - Divulgação

Os dados apresentados pelo Datafolha refinam a gama de estudos de mercado realizados pela empresa para mensurar o perfil, hábitos de uso e intenção de compra dos consumidores com um recorte nacional. Informações importantes para o desenvolvimento de novas estratégias da marca.

Além da credibilidade que passa ao consumidor, a Super Bonder também busca ter responsabilidade social, com ações de melhoria das habitações de áreas de maior vulnerabilidade social e projetos que visam o bem-estar dos seus colaboradores, como o "Bebê Henkel a Bordo", programa de licença parental que oferece uma série de benefícios para pais e mães, como a Licença Parental Estendida.

A empresa também desenvolve campanhas globais voltadas para fortalecer a saúde mental e a qualidade alimentar dos trabalhadores. "Os valores que uma marca carrega vão muito além dos benefícios dos produtos em si", explica Figueiredo.

A Super Bonder é bicampeã em 2021 e 2022 na categoria "Top Cola Instantânea". Qual a importância dessa conquista? Esse reconhecimento do prêmio Folha Top Of Mind reforça o sentimento de confiança dos brasileiros pela Super Bonder. A pesquisa apura as preferências dos brasileiros, de diferentes regiões, faixas etárias e classes econômicas, mostrando o quanto a Super Bonder está inserida no cotidiano das pessoas. Ser "Top Of Mind" é motivo de orgulho para nós e estímulo para continuar pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias.

O prêmio do Datafolha reforça a posição e a relevância que a marca tem no mercado hoje? Contribui ainda mais para a relevância da Super Bonder no mercado brasileiro. Super Bonder virou sinônimo de cola instantânea, tamanha relevância. Essa posição conquistada pela marca é a união de qualidade e desenvolvimento contínuo de novas tecnologias. Desde o lançamento do tubinho original em 1975, a marca já lançou outras duas fórmulas e mais de dez embalagens aplicadoras diferenciadas.

Quais são as ações voltadas para o bem-estar que a Super Bonder desenvolve para seus funcionários? A Super Bonder, em conjunto com outras marcas adesivas da Henkel, desenvolve ações sociais onde suas tecnologias adesivas promovem transformações significativas.

A "Welcome Home", por exemplo, é uma ação da Henkel desenvolvida em diversos países, incluindo o Brasil, onde nossos colaboradores participam de mutirão com o intuito de promover a melhoria nas habitações de áreas de maior vulnerabilidade social. No Brasil, a ação social ocorreu recentemente em Heliópolis, em São Paulo, e mobilizou nossos colaboradores, que ajudaram a reformar casas utilizando produtos adesivos.

Os funcionários também são contemplados com ações internas visando o seu bem-estar, entre elas o "Bebê Henkel a Bordo", um programa pioneiro para a América Latina dotado de uma série de benefícios como a Licença Parental Estendida.

Há outros destaques também como as campanhas globais ''Journey to Myself', que visa fortalecer a saúde mental e o bem-estar da equipe por meio de conteúdos informativos, programas e benefícios. Há também a "Eat Smart – Take Part", que é voltada para a alimentação saudável com a presença de nutricionistas para melhor a qualidade alimentar dos colaboradores.

De que forma as estratégias de marca são impactadas pelos dados aferidos no estudo nacional do Datafolha? A marca realiza estudos de mercados e contrata consultorias especializadas para mensurar o perfil, hábitos de uso, intenção de compra dos consumidores com um recorte nacional. Essas informações foram importantes, por exemplo, para a criação de embalagens com volumetrias maiores (Mega 20g e Mega 100g) após a constatação de um número crescente de pessoas que utilizam a Super Bonder para fins comerciais, e não apenas domésticos.

Os dados apresentados pelo Datafolha refinam essa gama de estudos realizados, oferecendo ainda mais detalhes dos consumidores e do mercado, com insights para o desenvolvimento de novas estratégias, como campanhas, lançamento de produtos, ações internas e a comunicação com nossos colaboradores, consumidores e "stakeholders" [indivíduos ou organizações afetados pelas ações de uma empresa].

Quais são os próximos passos da Super Bonder para manter a força de sua imagem como Top of Mind entre os brasileiros? Nossa campanha atual, "Cola Para Sempre", destaca também o lado sentimental que a marca carrega, pois a relação da Super Bonder com o brasileiro é especial e diferente em relação aos outros países. Todo brasileiro tem uma história familiar com a Super Bonder, a cola instantânea que costuma ser guardada na porta da geladeira.

A marca transcendeu a conexão com o brasileiro, tornando-se ativadora de memórias afetivas. A campanha "Cola Para Sempre" apresenta uma temática afetiva sobre o que queremos que fique colado para sempre com a gente: pessoas, objetos, lembranças.

A ampliação do portfólio de Super Bonder foi determinante para que a marca continue sendo sinônimo de "cola tudo". Os consumidores brasileiros buscam soluções especializadas para cada demanda, e desenvolvemos uma gama de tecnologias feitas à base de cianoacrilato. São nove produtos da linha Super Bonder disponíveis atualmente.

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