'Ser Top of Mind é resultado de uma estratégia bem trabalhada', diz presidente da VW na América Latina

Marca alemã soma 28 títulos na categoria Carro da Folha Top of Mind, entre 1991 e 2019

São Paulo

A Volkswagen realizou em junho seu maior lançamento do ano de forma inovadora. O Nivus, carro totalmente desenvolvido no Brasil, foi apresentado ao mundo em um evento totalmente digital, que chegou a 150 mil pessoas em 60 países.

Superconectado, o modelo dispõe de inteligência artificial e possui o VW Play, central de streaming e multimídia que conta com loja própria de aplicativos para o motorista.

Mesmo sem test-drives e avaliações da imprensa especializada, os modelos foram rapidamente comprados na pré-venda. Foram 1.200 aquisições em apenas um dia, sendo que as 200 unidades da edição especial limitadas se esgotaram em sete minutos.

“Foi sem dúvida uma prova de que acertamos no produto, na estratégia e no público. Vamos viver essa combinação do mundo físico, digital e social com ainda mais intensidade”, avalia Pablo Di Si, presidente e diretor executivo da Volkswagen para a América Latina.

Pablo Di Si, presidente e diretor-executivo da Volkswagen na América Latina
Pablo Di Si, presidente e diretor-executivo da Volkswagen na América Latina - Pedro Danthas/Divulgação

Entre os anos de 1991 e 2019, Volkswagen ficou 28 no topo da categoria Carro da pesquisa Top of Mind, realizada pelo Datafolha. Além disso, foi a marca com o maior percentual de crescimento, o chamado Top Performance, entre 2016 e 2017.

“Isso reflete o resultado do esforço constante em atender aos anseios dos consumidores, desenvolvendo produtos cada vez mais inovadores dentro de um portfólio bem adequado para diversos tipos de necessidades”, afirma Di Si.

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Em um ano marcado por crise e recessão, como a Volkswagen está trabalhando para fortalecer sua marca, que é Top of Mind, entre os brasileiros? Ser Top of Mind é resultado de uma estratégia corporativa muito bem trabalhada por todos os integrantes do nosso time. Obviamente não contávamos com a pandemia do novo coronavírus, o que nos obrigou a adaptar e acelerar diversas ações da marca, principalmente no que diz respeito à digitalização.

Mesmo com a situação da pandemia, mantivemos o lançamento do Nivus, só que desenvolvemos um lançamento 100% digital. Realizamos lives de pré-lançamento, world première, warm-up e disponibilizamos ferramentas, como o DDX (Digital Dealer Xperience) App Volkswagen Experience, para que o cliente pudesse ver o carro em realidade aumentada, inclusive na sua garagem.

Todas essas ações foram feitas sem ter um único automóvel nas concessionárias e o sucesso de vendas que elas causaram mostram o poder da nossa equipe em entender e atingir os consumidores da maneira correta.

A Volkswagen foi a marca mais citada pelos moradores de São Paulo quando o assunto é carro, durante e após a pandemia do novo coronavírus, em levantamento realizado pelo Datafolha, que teve como objetivo identificar os hábitos e tendências de consumo dos paulistanos antes, durante e após a pandemia do novo coronavírus. A VW foi destacada pela reação que teve frente à crise, com o empréstimo de carros para prefeituras, doação de máscaras e conserto de ventiladores pulmonares.

Ao longo dos 30 anos da pesquisa Datafolha, a maior do país em lembrança de marca, Volkswagen contou com campanhas publicitárias históricas, como “Cachorro-Peixe” e “Últimos desejos da Kombi”. Na sua avaliação, como as campanhas, nos dias de hoje, podem influenciar a imagem da marca? As campanhas continuam sendo parte essencial dentro da nossa estratégia. Seja numa peça publicitária para televisão, seja para as redes sociais, a campanha serve para traduzir as mensagens-chave dos nossos produtos, serviços e sensações da experiência que queremos passar para os nossos clientes.

Além disso, quando pensamos em uma campanha, queremos que ela seja agradável para o consumidor, que ele se identifique e que consigamos transmitir que o nosso produto é relevante. Sempre que possível incluímos nossos produtos em contextos que o consumidor não espera vê-lo inserido, como fizemos com o Virtus ao colocá-lo dentro de um filme no qual um policial usava o modelo para desvendar um pequeno mistério, para a chamada de um canal que traria uma série com a mesma temática.

Também fizemos um movimento de trazer o consumidor mais próximo da marca, por exemplo, nas redes sociais, temos a tag #MeuVW, na qual repostamos nossos clientes em situações reais com o seu modelo de carro preferido.

Reposicionamos também a nova identidade da marca. Ela é a tradução do direcionamento que a empresa vem trabalhando, no qual a digitalização e a conectividade tornam a comunicação com o cliente mais guiada pela tecnologia e personalização.

Para o novo design da marca, a linguagem visual, o design, a identidade corporativa e o estilo de comunicação foram completamente revisados. A nossa comunicação está muito mais vibrante, mais colorida e mais natural do que no passado. Além disso, o tom segue novas diretrizes: mais humana, com senso de humor, estimulante, focada e acolhedora.

O que representa para Volkswagen ser uma marca reconhecida nacionalmente pelo Datafolha como Top of Mind? É muito gratificante para a Volkswagen ser uma das marcas mais lembradas no Top of Mind. Mostra que estamos no caminho certo. Isso reflete o resultado do esforço constante em atender aos anseios dos consumidores, desenvolvendo produtos cada vez mais inovadores dentro de um portfólio bem adequado para diversos tipos de necessidades.

E ficamos felizes em sermos lembrados durante tantos anos, desde o início da pesquisa, e verificar que fomos evoluindo também para o que o consumidor almeja: produtos com mais conectividade, inovação e tecnologia.

Como a empresa trabalha com as informações reveladas na pesquisa? Em quais pontos e estratégias esses dados podem ser utilizados? Todos os dados são muito importantes para nós. Escutar os consumidores faz parte da essência da Volkswagen para o desenvolvimento de novos modelos e inovações desenvolvidas para os nossos carros. A pesquisa nos ajuda a compor uma base de análise, de planejamento, entender melhor a percepção de marca e trazer mais insumos para os planejamentos estratégicos que temos adiante.

Em junho, em meio à pandemia, a marca lançou o VW Nivus. O lançamento já estava programado antes? Foi uma decisão acertada fazê-lo neste momento? Já planejávamos anteriormente um lançamento 80% digital para o Nivus e a pandemia acelerou os 20% restantes. A estratégia se mostrou muito acertada. Exploramos os atributos do Nivus –design, conectividade e o fato de ser o primeiro carro totalmente desenvolvido no Brasil que será produzido na Europa. Só para se ter uma ideia, a live da Avant Première do modelo impactou cerca de 150.000 pessoas em 60 países.

Quebramos o paradigma de lançar um modelo 100% digital, sem que ninguém, cliente ou jornalista, dirigisse o carro, e nossa pré-venda foi um sucesso enorme. O primeiro lote terminou em 24 horas com 1.200 unidades vendidas, com 200 unidades —edição especial limitada— comercializadas em apenas sete minutos.

Foi sem dúvida uma prova de que acertamos no produto, na estratégia e no público. Mas, claro, os clientes ainda querem conhecer o carro de perto, agendar um test-drive. Vamos viver essa combinação do mundo físico, digital e social com ainda mais intensidade.

Quais são hoje os produtos da Volkswagen que apresentam melhor desempenho no mercado brasileiro? Temos alguns modelos, mas gostaria de destacar dois: o T-Cross, primeiro SUV da marca a ser fabricado no país —em São José dos Pinhais, no Paraná— e que alcançou a liderança da indústria como um todo no mês de julho, sendo o primeiro SUV da história a ocupar esta liderança. Lançamos recentemente o ano modelo 2021 e ele ocupa a liderança do segmento desde os últimos meses, principalmente na versão T-Cross Sense, voltada para pessoas com deficiência.

Outro modelo é o Nivus, recém-lançado, o primeiro modelo da empresa desenvolvido no Brasil e que será produzido e comercializado no mercado europeu. Ele inaugurou a nossa inovadora central de infotainment VW Play —uma nova era em conectividade, streaming e serviços. No seu primeiro mês de vendas, em agosto, emplacou quase 2.200 unidades. Acreditamos em seu sucesso, pois conectividade e design são os principais atributos destacados neste novo padrão de consumo que estamos verificando atualmente.

Em 2019, a novidade da VW era o lançamento do Golf GTE, o primeiro híbrido da montadora no país. Como está esse segmento no Brasil? Ele conseguiu avançar? Já anunciamos o lançamento de seis diferentes modelos eletrificados. Os primeiros serão híbridos, como foi o caso do Golf GTE, que trouxemos no ano passado.

Firmamos também em 2019 uma parceria com a [distribuidora de energia] EDP, em conjunto com Audi e Porsche, com investimento de R$ 32,9 milhões, o que representou um passo importante para aprimorarmos a infraestrutura da eletrificação. O projeto prevê a instalação de 30 novos pontos de carregamento ultrarrápidos que vão cobrir todo o estado de São Paulo e parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Em um momento em que a inovação se destaca e nos surpreende a cada lançamento, o que a Volkswagen planeja para os próximos meses? Vamos continuar lançando produtos seguros e superconectados. Neste sentido, desenvolvemos na região o VW Play, que proporciona ao nosso cliente as mesmas experiências digitais que temos nas nossas vidas, só que dentro do carro.

Usabilidade moderna e fácil, tela de 10 polegadas com alta definição, conectividade com celulares e VW Play Apps, que traz serviços e conveniência nunca vistos no mercado. Inclusive, nos abre um novo modelo de negócios com parceiros em prol de oferecer facilidades aos nossos clientes.

Gostaria de destacar também que a Volkswagen começou o processo de digitalização da rede de concessionárias (DDX – Digital Dealer eXperience) há quase dois anos e hoje já temos o sistema implementado em quase todas as nossas concessionárias, além da expansão do DDX Sales. O que foi fundamental para este período que estamos vivendo.

Hoje, de cada cinco pontos de vendas da Volkswagen no Brasil, quatro já contam com a ferramenta DDX instalada, auxiliando nas vendas digitais dos produtos e principalmente do Nivus. Com relação ao DDX Sales, já implementamos em 104 concessionários.

Este é um processo que estamos expandindo de forma muito rápida. Estamos nos preparando para disponibilizar para outros 109 concessionários que já podem praticar esta nova ferramenta de vendas. A médio prazo, expandiremos para todos os concessionários.

A pandemia e seus impactos afetaram os planos da empresa para o Brasil? Algum lançamento foi adiado? Como a empresa está se organizando para o próximo ano? Alguns lançamentos que faziam parte da nossa ofensiva de 20 produtos até 2020 serão postergados para o primeiro semestre de 2021.

Erramos: o texto foi alterado

O Nivus não é um modelo elétrico, diferentemente do que dizia a reportagem.

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