Para continuar Top of Mind, Sky planeja democratizar acesso a todas as classes sociais

Operadora de TV por assinatura foi a mais lembrada pelos brasileiros de 2012 a 2019, segundo a pesquisa Datafolha

São Paulo

A redução das opções de lazer imposta pela pandemia de Covid-19 resultou em aumento na procura por conteúdo de TV paga. Para a Sky, operadora Top of Mind na última pesquisa Datafolha, isso se refletiu em recordes de acessos à sua plataforma de vídeo sob demanda. Nos últimos meses, eles mais que dobraram.

Para Alex Rocco, diretor de marketing da companhia, uma das estratégias para seguir Top of Mind é chegar em lugares onde as outras não chegam, direcionando estratégias para personalizar produtos e democratizar o acesso ao conteúdo para todas as classes sociais.

Alex Rocco, diretor de marketing da Sky
Alex Rocco, diretor de marketing da Sky - Divulgação

Na última edição do levantamento Datafolha, o maior de lembrança de marcas do país, a marca se destacou entre os brasileiros que estudaram até o ensino médio (41%) e, por outro lado, entre os que possuem renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos (41%).

Desde que começou a ser pesquisada, em 2012, a categoria Top Operadora de TV por Assinatura teve Sky como líder absoluta em todas as edições. Seu melhor desempenho foi em 2015 e em 2017, quando alcançou 43% das citações.

Há oito anos, o número de brasileiros que não sabia mencionar o nome de uma operadora de TV paga na pesquisa Datafolha era de 32% —esse número caiu para 19% em 2019.

Nesse mesmo ano, a memória da Sky foi maior entre os mais jovens (53%). “Fazemos um trabalho de relacionamento e divulgação com esse público e acreditamos na parceria com influenciadores como parte de uma estratégia de comunicação, que nos ajuda a construir uma conexão na linguagem certa”, explica Rocco.

Para o diretor de marketing, apesar da crise econômica ter levado muitos brasileiros a optarem por pacotes ou recargas mais básicas, ainda há uma demanda crescente por entretenimento e conteúdo.

E as formas como esses conteúdos são consumidos estão mais diversificadas. O avanço dos serviços de streaming fez com que o mercado de TV repensasse sua forma de atuação e se preparasse para atender o cliente em suas mais variadas demandas.

“Para ter acesso a serviços mais completos, às janelas de exibição mais recentes e a eventos ao vivo, a TV paga é mais adequada. Mas a Sky entende que está inserida em um setor dinâmico, o que exige que estejamos preparados para responder rapidamente e atender às necessidades de mercado e dos clientes”, diz Rocco.

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A Sky venceu todas as edições do prêmio na categoria operadora de TV por assinatura, até 2019. Quais fatores colaboraram para construir esse reconhecimento apontado pelo Datafolha? A Sky fica extremamente honrada com esse resultado. Vencer todas as edições na nossa categoria em uma premiação tão importante quanto a Folha Top of Mind reflete o nosso foco em construir uma marca forte e relevante, além de oferecer o melhor para nossos clientes, com alta qualidade no serviço e excelência no atendimento.

Sempre tivemos em nosso DNA entregar grandes campanhas que marcam a lembrança do público e buscamos constantemente entender o que o consumidor deseja para entregar a melhor solução para ele. E todo esse esforço se traduz no diferencial da Sky de chegar em todas as regiões do Brasil e, assim, democratizar a diversão, que é um dos nossos principais propósitos como uma operadora especialista em entretenimento.

Que tipo de ação a empresa vem adotando para fortalecer a imagem da marca na memória dos brasileiros? A Sky investe constantemente na evolução de seus produtos, atendimento, além de ações de marketing e responsabilidade social. O mindset de consumer centric [mentalidade centrada no consumidor] da empresa traz uma velocidade de transformação ainda maior para a Sky, o que impulsionou o desenvolvimento de novos produtos e estratégias. A empresa vem trabalhando de forma cada vez mais digital, amplificando a experiência do cliente com novas formas de interação com a Sky, seja na venda, seja no atendimento, no consumo de conteúdo, entre outros.

Em fevereiro deste ano, tivemos uma grande mudança estratégica de comunicação, retratando o novo posicionamento da marca como uma agregadora de diversão na rotina de nossos clientes, visando entregar uma Sky cada vez mais sintonizada com o dia a dia do consumidor brasileiro.

Recentemente, dando continuação e reforçando nosso posicionamento, lançamos um projeto transmídia em parceria com o Porta dos Fundos, que envolve vídeos no padrão de esquetes de comédia, com versões branded content para os perfis do grupo e outras exclusivas para a veiculação em mídia offline e online.

Em 2019, o desempenho da marca foi melhor entre os jovens de 25 a 34 anos. Qual a relação da marca com esse público em especial? A Sky sempre construiu e reforçou sua conexão com esse público por meio de um investimento constante em conteúdo e patrocínios esportivos, de shows e espetáculos.

Além disso, desenvolvemos uma série de ações com influenciadores digitais, que estão no dia a dia dessa geração e que transformaram as mídias sociais em plataformas de conteúdo muito significativas e importantes para as marcas. Fazemos um trabalho contínuo de relacionamento e divulgação com esse público e acreditamos na parceria com influenciadores como parte de uma estratégia de comunicação, que nos ajuda a construir uma conexão com os jovens, na linguagem certa.

A Sky também vem desenvolvendo e amplificando a experiência da empresa com esse público, trazendo inovações para o Sky Play, nossa plataforma de vídeo sob demanda, além de novos canais de atendimento como o WhatsApp e o lançamento de agregadores como a integração de funcionalidades Sky com assistentes de voz —Alexa e Google Assistente.

A Sky também tem melhores desempenhos entre quem estudou até o ensino médio e entre os mais ricos. Como esses e outros dados da pesquisa Datafolha ajudam a guiar as ações da empresa? Um grande diferencial da Sky é sua capilaridade. Estamos presentes em todos os municípios do país e o consumidor, tendo acesso à energia elétrica e a uma TV, pode ter acesso aos produtos de TV paga da operadora. Por isso, a empresa está focada em oferecer produtos que com ótimas soluções de entretenimento e diversão para diferentes perfis de consumidores, nos adaptando às suas realidades.

Um ótimo exemplo da utilização de dados como esses que guiam a empresa é o Sky Pré-Pago, que vem ficando ainda mais flexível, com o lançamento de novos pacotes de recargas e micro recargas e o lançamento do PPV, levando filmes recém-lançados para cidades de todo país que não possuem salas de cinema.

Como a Sky avalia o avanço de novas formas de consumir TV, como os serviços de streaming? A Sky acredita na complementariedade das plataformas digitais com a TV. Para ter acesso a serviços mais completos, às janelas de exibição mais recentes e a eventos ao vivo, a TV paga é a solução mais adequada. Mas a Sky também entende que está inserida em um setor dinâmico e que se transforma com o avanço de novas tecnologias, o que exige estarmos bem preparados para responder rapidamente e atender às necessidades de mercado e dos clientes.

Para isso, a Sky realiza pesquisas para direcionar suas estratégias e entender o comportamento do consumidor, visando personalizar produtos a diferentes realidades e democratizar o acesso ao conteúdo para todas as classes sociais.

Nossa tecnologia chega onde outras não chegam e acreditamos que ser um agregador de diversão é a peça fundamental para levarmos valor aos nossos clientes. O pré-pago, por exemplo, traz a flexibilidade ao cliente, possibilitando a recarga no momento mais oportuno e onde ele quiser.

Outro exemplo é o Sky Play, plataforma de vídeo on demand que é uma resposta à demanda do consumidor de acesso ao conteúdo multiplataforma. Atualmente, oferecemos 50 canais ao vivo via streaming e uma biblioteca de mais de 9.000 títulos que contam com o DNA de curadoria da Sky. Nosso desafio diário é a busca por um conteúdo completo e de qualidade —seja na TV, com a nossa extensa programação, seja onde o cliente quiser, com o Sky Play.


A relação do brasileiro com a televisão está mudando? Quais tendências guiam o planejamento de Sky para os próximos anos? O conteúdo nunca esteve tão em alta e a demanda do consumidor por entretenimento é enorme. Com certeza, estamos passando por um momento de mudanças de hábitos de consumo, e a situação econômica do país também impacta no poder de compra da população.

A Sky segue com o propósito de levar diversão e informação para todos os brasileiros, sempre alinhada com as suas necessidades. Nos posicionamos como um hub de entretenimento e além de entregar a melhor experiência de TV paga, estamos ampliando o escopo de serviços e experiências oferecidos para nossos clientes. A empresa vem realizando parcerias com empresas como McAffe, Skeelo e Playkids, com o objetivo de otimizar a experiência dos seus clientes, aprimorando modelos de oferta e interação com os consumidores.

Ainda há espaço para a TV por assinatura crescer no Brasil? Quais oportunidades a marca observa? Há regiões do país com possibilidade de crescimento? Com certeza. Existe uma demanda enorme de mercado por conteúdo. Oferecer a melhor experiência para o cliente, com um produto que possui valor no seu dia a dia, é o caminho de trazê-lo e mantê-lo de forma saudável em nossa base. Por isso, a empresa vem acompanhando as mudanças nos hábitos de consumo para oferecer diversão para seus clientes em diferentes dispositivos e momentos.

O DTH é uma tecnologia acessível e enxergamos oportunidades principalmente fora dos grandes centros brasileiros. Além disso, é importante sinalizar que consideramos a pirataria um dos nossos grandes desafios de negócio.

No Brasil, a Associação Brasileira de TV por Assinatura estima que o prejuízo à indústria audiovisual chegue a R$ 9 bilhões por ano e prejudica milhares de profissionais. Atuamos juntamente com as autoridades e agentes reguladores para combater a pirataria da TV por assinatura, que, segundo nossas suspeitas, também alimenta uma rede criminosa em todo o país.

Como a Sky, uma marca Top of Mind, avalia o cenário econômico brasileiro nos próximos meses? A pandemia tem feito as organizações, de forma geral, revisitarem processos, dinâmicas e relações. Para o mercado, ela evidenciou uma tendência que a Sky vem investindo principalmente no último ano, o fortalecimento da digitalização de processos, possibilitando uma série de ações sem sair de casa. A marca acredita que, para os próximos meses, vamos colher os frutos dessa digitalização, com um aumento da eficiência em todas as instâncias.

Como a crise atual, motivada pela pandemia, impactou os negócios da Sky? A pandemia evidenciou algumas tendências de comportamento e trouxe um aumento de demanda para o conteúdo de TV paga. Estudo da Ancine, que consolidou números recolhidos pela Kantar Ibope Media, mostrou que durante o isolamento social a audiência da TV paga aumentou até 22% em números absolutos e os canais de notícias foram os que tiveram maior aumento em relação à quantidade absoluta de telespectadores. O Sky Play, vem crescendo mês a mês, com recordes de acessos e plays e um aumento de mais de 100% de usuários únicos nos últimos meses.

Com certeza, existe um outro lado. A crise resultou na diminuição de renda de muitos brasileiros e muitos clientes migraram para pacotes ou recargas mais básicas. A Sky oferece produtos que conseguem se adequar à realidade dos brasileiros e, independente do produto —pós ou pré-pago—, a Sky oferece uma experiência completa de consumo de TV paga.

A respeito da flexibilidade do catálogo, há quem defenda que os assinantes tenham a possibilidade de escolher e pagar apenas pelos canais que desejam. Isso é possível de se concretizar no Brasil? Há alternativas que dão mais autonomia ao cliente? O mercado e as negociações atuais possuem modelos que, com certeza, precisam ser revistos. Mas na Sky, com o pré-pago, por exemplo, o cliente tem a flexibilidade de escolher recargas com pacotes e opcionais em que ele tem interesse no momento, seja por um mês, seja por uma semana, dias ou no fim de semana. Com isso, temos levado diversidade de conteúdo de forma acessível e flexível para todo o país, possibilitando a mais brasileiros acesso ao entretenimento e conteúdo.

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