Premiação do Top of Mind reúne executivos, torcidas organizadas e exposição dos elefantes da diversidade

Festa da maior pesquisa de lembrança de marcas da América Latina acontece nesta noite

Luly Zonta
São Paulo

A premiação da 33ª edição da Folha Top of Mind acontece na noite desta terça-feira (31). Os convidados foram recepcionados com coquetel, ativações de marcas e até tapete azul no Tokio Marine Hall, casa de espetáculos na região sul de São Paulo.

A festa que celebra as marcas mais lembradas em pesquisa nacional anual do Datafolha reúne representantes das maiores empresas do país e do mercado publicitário, em um cenário "high tech", interativo e instagramável.

"Para nós, vendedores natos, esta festa linda é o prêmio para o nosso trabalho de viabilizar sonhos de consumo. Em 2023, é ainda mais especial, completamos 18 anos consecutivos sendo Top of Mind", disse Josiane Terra, diretora de móveis da Casas Bahia, campeã do Top Região Sudeste e do Top Loja de Móveis e Eletrodomésticos.

Cerimônia de entrega do prêmio Folha Top of Mind 2023 aconteceu no palco do Tokio Marine Hall, em São Paulo
Cerimônia de entrega do prêmio Folha Top of Mind 2023 aconteceu no palco do Tokio Marine Hall, em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

O evento sediou a exposição das esculturas customizadas do elefante que é a mascote do Top of Mind, criadas por cinco artistas: Auá Mendes, indígena manauara formada em design gráfico; Ciro Schu, paulistano que mescla influências de povos das Américas, em obras abstratas e figurativas; Gonçalo Borges, que pinta com a boca e, além de artista plástico, é professor e palestrante; Laís Da Lama, grafiteira, arte-educadora e ilustradora; e Henrique EDMX, artista multimídia e curador do projeto.

Os cinco elefantes fazem referência aos negros, aos povos originários, à população LGBTQIA+, aos portadores de deficiência e às pessoas com mais idade —e reforçam os valores e o pluralismo da Folha.

A iniciativa tem o objetivo de transcender os limites da festa, e os animais devem percorrer a cidade de São Paulo numa espécie de FTOM (Folha Top of Mind) Parade, para reforçar os laços da premiação com a população.

O público poderá ainda conhecer o processo de concepção e os bastidores da produção das esculturas da diversidade em uma websérie, que estará disponível no site da Folha Top of Mind a partir de novembro.

Animal associado à boa memória, o elefante em versão dourada ocupa também o palco desta edição do evento. Ele decora ainda o teto do salão principal, numa estrutura que dá visibilidade às marcas premiadas e que muda de cor sempre que uma das 80 categorias pesquisadas pelo Datafolha são anunciadas.

Neste ano, a premiação da Folha Top of Mind inaugurou um formato inédito de apresentação, trazendo um trio de mestres de cerimônia formado pelos atores Aílton Graça e Denise Fraga, no palco, e pelo humorista, cantor e instrumentista Marcelo Marrom, na plateia. Fica a cargo do último a interação com o público e as torcidas organizadas das marcas.

Com três troféus —Top Páscoa, Top Iogurte Grego e Top Leite (esta última de Ninho, que pertence à multinacional)—, a Nestlé comemorou estar mais uma vez entre as campeãs. E celebrou sua primeira vitória entre os iogurtes gregos, em empate com Danone e Vigor.

"Com portfólio novo e produtos que seguem as tendências europeias, com caldas e cookies, voltamos a falar como marca número um da categoria, com o voto de confiança do consumidor e a credibilidade da pesquisa Datafolha", disse Tatiane Ernesto, diretora de marketing da área de refrigerados da Nestlé.

"Estamos falando de paixão, e ter o reconhecimento Top of Mind 14 vezes nos impulsiona a manter o legado da marca. Do trade ao setor de finanças, estamos aqui para celebrar", acrescentou Patrícia Tigre, diretora da marca Ninho.

Com balões coloridos, muitos participantes uniformizados e animação, tanto no palco quanto na plateia, a festa começou de forma ágil, pouco depois das 20h30.

A revista Folha Top of Mind 2023 chega às bancas nesta quarta-feira (1º), encartada na edição impressa da Folha.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.