A premiação da 33ª edição da Folha Top of Mind acontece na noite desta terça-feira (31). Os convidados foram recepcionados com coquetel, ativações de marcas e até tapete azul no Tokio Marine Hall, casa de espetáculos na região sul de São Paulo.
A festa que celebra as marcas mais lembradas em pesquisa nacional anual do Datafolha reúne representantes das maiores empresas do país e do mercado publicitário, em um cenário "high tech", interativo e instagramável.
"Para nós, vendedores natos, esta festa linda é o prêmio para o nosso trabalho de viabilizar sonhos de consumo. Em 2023, é ainda mais especial, completamos 18 anos consecutivos sendo Top of Mind", disse Josiane Terra, diretora de móveis da Casas Bahia, campeã do Top Região Sudeste e do Top Loja de Móveis e Eletrodomésticos.
O evento sediou a exposição das esculturas customizadas do elefante que é a mascote do Top of Mind, criadas por cinco artistas: Auá Mendes, indígena manauara formada em design gráfico; Ciro Schu, paulistano que mescla influências de povos das Américas, em obras abstratas e figurativas; Gonçalo Borges, que pinta com a boca e, além de artista plástico, é professor e palestrante; Laís Da Lama, grafiteira, arte-educadora e ilustradora; e Henrique EDMX, artista multimídia e curador do projeto.
Os cinco elefantes fazem referência aos negros, aos povos originários, à população LGBTQIA+, aos portadores de deficiência e às pessoas com mais idade —e reforçam os valores e o pluralismo da Folha.
A iniciativa tem o objetivo de transcender os limites da festa, e os animais devem percorrer a cidade de São Paulo numa espécie de FTOM (Folha Top of Mind) Parade, para reforçar os laços da premiação com a população.
O público poderá ainda conhecer o processo de concepção e os bastidores da produção das esculturas da diversidade em uma websérie, que estará disponível no site da Folha Top of Mind a partir de novembro.
Animal associado à boa memória, o elefante em versão dourada ocupa também o palco desta edição do evento. Ele decora ainda o teto do salão principal, numa estrutura que dá visibilidade às marcas premiadas e que muda de cor sempre que uma das 80 categorias pesquisadas pelo Datafolha são anunciadas.
Neste ano, a premiação da Folha Top of Mind inaugurou um formato inédito de apresentação, trazendo um trio de mestres de cerimônia formado pelos atores Aílton Graça e Denise Fraga, no palco, e pelo humorista, cantor e instrumentista Marcelo Marrom, na plateia. Fica a cargo do último a interação com o público e as torcidas organizadas das marcas.
Com três troféus —Top Páscoa, Top Iogurte Grego e Top Leite (esta última de Ninho, que pertence à multinacional)—, a Nestlé comemorou estar mais uma vez entre as campeãs. E celebrou sua primeira vitória entre os iogurtes gregos, em empate com Danone e Vigor.
"Com portfólio novo e produtos que seguem as tendências europeias, com caldas e cookies, voltamos a falar como marca número um da categoria, com o voto de confiança do consumidor e a credibilidade da pesquisa Datafolha", disse Tatiane Ernesto, diretora de marketing da área de refrigerados da Nestlé.
"Estamos falando de paixão, e ter o reconhecimento Top of Mind 14 vezes nos impulsiona a manter o legado da marca. Do trade ao setor de finanças, estamos aqui para celebrar", acrescentou Patrícia Tigre, diretora da marca Ninho.
Com balões coloridos, muitos participantes uniformizados e animação, tanto no palco quanto na plateia, a festa começou de forma ágil, pouco depois das 20h30.
A revista Folha Top of Mind 2023 chega às bancas nesta quarta-feira (1º), encartada na edição impressa da Folha.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.