Risqué e Pirelli enfileiram mais títulos no Top Feminino & Masculino

Marca de esmaltes da Coty vence novamente entre as mulheres, enquanto fabricante de pneus é destaque entre os homens

São Paulo

As vencedoras do Top Feminino & Masculino deste ano têm algo em comum: tomaram partido em relação aos novos espaços de mulheres e homens na sociedade, pautas que ganham peso também no universo corporativo.

Marca de esmaltes do grupo Coty, que em 2020 se tornou hexacampeã entre elas, a Risqué investiu em um novo posicionamento institucional. O “Tá nas nossas mãos” defende a liberdade para a expressão das individualidades em sua pluralidade.

Já a fabricante italiana de pneus, destaque entre eles pela 12ª vez consecutiva, conta com o Woman Inside Pirelli, programa que estimula a atuação feminina na companhia, além de ter reformulado seu histórico calendário anual, que deixou de hiperssexualizar o corpo de beldades.

Manter-se na vida dos consumidores, mesmo em tempos de distanciamento social, também une as campeãs. “Os veículos mais rápidos, das mais renomadas montadoras, costumam ser equipados com pneus Pirelli”, diz Mariano Perez, diretor de marketing da empresa na América Latina. Sem a vitrine dos eventos esportivos, paralisados devido à Covid-19, a solução foi turbinar a oferta de serviços por canais digitais.

Um exemplo é o Pirelli Garagem, que permite receber atendimento totalmente adaptado aos protocolos da OMS: com agendamento remoto, pagamento sem contato e até serviço leva e traz.

Risqué, por sua vez, apostou em tutoriais e conteúdos sobre bem-estar publicados nas mídias sociais.

“Cuidado pessoal e rituais de beleza ganharam novos contornos, já que tantas coisas da rotina tiveram de ser deixadas de lado”, observa Regiane Bueno, VP de marketing de consumer beauty da Coty Brasil. “Agora eles representam o momento de fortalecer a identidade, de prover relaxamento e descontração.”

Segundo Regina Monge, consultora de marcas especializada em neuromaketing, alinhar a presença digital aos interesses de seus respectivos públicos fortalece as vencedoras junto a eles. Pirelli concentra conteúdos nas manhãs de domingo —as provas de F-1 já voltaram. E Risqué abraça temas populares entre os jovens, como a música pop sul-coreana, que inspirou a linha K-Pop Love, lançada em maio.

“Para uma marca se manter na mente das pessoas, é preciso um conjunto de ações coordenadas e com foco emocional”, afirma a consultora.

As categorias Feminino e Masculino revelam quem obteve a maior diferença entre os índices gerais e aqueles registrados nos recortes por gênero.

Nesta edição, Pirelli foi citada por 55% dos homens como Pneu, dez pontos percentuais acima da média geral. A mesma distância —de dez pontos— marcou Risqué, lembrada por 32% dos brasileiros e 42% das mulheres como Esmalte.

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