Sorriso era destaque entre os jovens em 2003; Samsung ocupa esse lugar hoje

Resultados da maior pesquisa de lembrança de marcas da América Latina mostram mudanças sociais ocorridas na população brasileira nas últimas décadas

Luciana Chong

Os nascidos entre 1995 e 2010, que hoje têm entre 13 e 28 anos, fazem parte da geração Z. Esse grupo nasceu e cresceu em um mundo totalmente conectado, não sabe como é viver sem internet: 94% acessam a rede todos os dias.

Com base nos dados das pesquisas Folha Top of Mind, é possível analisar o perfil social e a relação com as marcas dos jovens com idade entre 16 e 28 anos nos últimos 20 anos.

Em 2003, 32% tinham estudado até o ensino fundamental, 63% haviam cursado o ensino médio e apenas 6%, o nível superior. Hoje, a maioria ainda tem nível médio de escolaridade (67%), mas 21% chegaram ao nível superior. A parcela dos que têm nível fundamental não passa de 12%.

Luciana Chong comanda a diretoria do Datafolha, instituto de pesquisa pertencente ao Grupo Folha
Luciana Chong comanda a diretoria do Datafolha, instituto de pesquisa pertencente ao Grupo Folha - Karime Xavier/Folhapress

Os avanços no nível educacional também se refletiram no mercado de trabalho. No início dos anos 2000, 63% faziam parte da PEA (População Economicamente Ativa), 17% estavam no mercado de trabalho formal e 30%, no informal. Hoje, o cenário é mais favorável: 76% fazem parte da PEA, dos quais 30% estão no mercado formal e 27%, na informalidade.

Os dados revelam também que o avanço no mercado de trabalho se deu mais entre as mulheres do que entre os homens. Entre elas, 54% estavam no mercado em 2003. Esse índice cresceu 16 pontos e chegou a 70%. Entre os homens, esse crescimento foi de 9 pontos durante o mesmo período.

Pelo menos 14 categorias de produtos e serviços estiveram presentes nos levantamentos dos últimos 20 anos: Aparelho de TV, Banco, Caminhão, Carro, Cartão de Crédito, Geladeira, Leite, Margarina, Operadora de Telefone Celular, Pasta de Dente, Plano de Saúde, Poupança, Seguro e Supermercado, além do Top do Top.

As marcas vencedoras do Top do Top em 2003 foram Omo e Coca-Cola, e os jovens da época incluíram Nestlé no ranking. Neste ano, Nike, Coca-Cola e Omo lideram entre os brasileiros —mas, para a geração Z, Nike é líder isolada, com quase o triplo de citações da segunda colocada. Desde 2017, a marca figura entre as mais lembradas por esse segmento.

Considerando-se as mesmas 14 categorias, o grande destaque há 20 anos foi a marca Sorriso, que ficou 13 pontos acima da média na faixa etária dos 16 aos 28 anos. Agora, Samsung ocupa esse lugar. Na categoria Aparelho de TV, a marca tem 52% das citações da geração Z, 11 pontos a mais do que no total da amostra.

No ano de 2003, Philips era a marca de aparelho de TV mais lembrada pelo grupo, com 21% das menções, e Samsung tinha 1%. Dez anos depois, em 2013, os jovens se dividiam entre Samsung (23%) e LG (22%). Hoje, Samsung é líder isolada. Em 2022, a marca lançou a campanha "Você Nasceu para Mudar", focada nessa faixa etária.

Esse segmento está influenciando o consumo, priorizando marcas e empresas que se alinham com seus valores e que promovem a transparência e a responsabilidade social. É a geração responsável pelo futuro da nossa sociedade, e algumas marcas já são reconhecidas por ela.

*Luciana Chong é Diretora-geral do Datafolha.

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